Emigração portuguesa para a Alemanha diminuiu 7% em 2020
Emigração portuguesa para a Alemanha diminuiu 7% em 2020

Em 2020, 5.380 portugueses entraram na Alemanha com intenção desse fixarem naquele país, segundo dados do Statistisches Bundesamt Deutschland. Este organismo alemão contabilizou um total de 740.305 entradas de estrangeiros, tendo os portugueses representado 0.7% desse total. A emigração portuguesa para a Alemanha diminuiu 7% em 2020, por comparação com 2019, valores que vêm confirmar a tendência de decréscimo nos últimos anos, comum à maior parte dos destinos dos emigrantes portugueses, relevou o Observatório da Emigração.

'Podcasts', a nova moda dos portugueses na Alemanha
'Podcasts', a nova moda dos portugueses na Alemanha

O confinamento, provocado pela Covid-19, levou à criação de vários 'podcasts' na comunidade portuguesa a residir na Alemanha, que vão desde o humor à partilha de experiências pessoais ou entrevistas. João Pedro Santos, há dois anos a viver em Kiel, criou o 'Entschuldigung!', um “guia palerma de como (sobre)viver na Alemanha”, desde a separação do lixo, às muitas variedades de batatas ou à forma como os alemães pronunciam “João”. Já o projeto de Denise Pereira, "Bolas de Berlim", conta "as aventuras de uma mulher portuguesa pelos meandros da dating life”. A associação Berlinda aproveitou o período mais “limitado” de oferta cultural para aproximar “os falantes de língua portuguesa".

Escritoras contam dez histórias de emigração em livro
Escritoras contam dez histórias de emigração em livro

O livro “Correr Mundo – Dez mulheres, dez histórias de emigração”, lançado dia 8 pela Oxalá Editora no Dia Internacional da Mulher, “dá voz” a uma dezena de escritoras da diáspora através de vários contos. “A saudade da infância e das origens, da língua, da família, as questões da identidade e do desenraizamento, a desvalorização dos emigrantes no país de acolhimento pela natureza do seu trabalho, as dificuldades de adaptação, as viagens até ao país de acolhimento”, são os temas tratados nas dez histórias, revela em comunicado. O livro chega este mês às livrarias em Portugal, estando já disponível na Alemanha.

Fábio Vinagre conquista bolsa de estudo em prestigiada fundação alemã
Fábio Vinagre conquista bolsa de estudo em prestigiada fundação alemã

A maior, mais antiga e mais prestigiada fundação, que atribui bolsas de estudos da Alemanha, selecionou o jovem Fábio Domingues Vinagre, com raízes familiares na Burinhosa, freguesia de Pataias e Martingança, com uma bolsa na Studienstiftung des deutschen Volke. O aluno de Engenharia Mecânica, Hidráulica e Construção de Máquinas, de 24 anos, tornou-se um dos poucos jovens a conseguir este feito. O processo de seleção é extremamente rigoroso e apenas os alunos que sejam considerados promessas profissionais são escolhidos. Leia mais em https://bit.ly/2K6cQIM.