Martim Cação participa no Granfondo da Lousã

Martim Cação, um jovem de 15 anos natural da Silveirinha Pequena, participou na edição de 2022 do Granfondo da Lousã. Esta prova, de 100 quilómetros e 2000 metros de acumulado, contém um grau de dificuldade elevado. Martim Cação conseguiu cortar a meta, levando para casa como prémio de participação, uma garrafa de 150 ml de Licor Beirão, patrocinador desta prova.

Escola Guia/Pombal visualizada através de um vídeo de tik tok do Arganaça

Daniel Pinto, conhecido como Arganaça, faz um vídeo para o tik tok e ganha mais que 50 mil gostos. O vídeo consiste numa brincadeira e que pergunta às pessoas de quem elas mais gostam naquele sítio ou lugar.

Alunos do AEGuia foram à Turquia

Na semana de 4 a 12 de novembro de 2022, quatro alunos da escola da Guia embarcaram numa viagem através do projeto Erasmus Digital Cultural Heritage até à Turquia. Acompanhados da professora Isabel Breda e Sílvia Almeida estes alunos adoraram a experiência e ajudou-os a enriquecer a sua cultura.

Banco alimentar em Portugal

No fim de semana 26/27 realizou se a campanha solidária “Banco alimentar” em todos os supermercados de Portugal com o contríbuto da população portuguesa para ajudar os mais necessitados.

Concerto 10 de dezembro na Sé - Leiria

No dia 10 de dezembro irá ocorrer um concerto na Sé de Leiria com a Banda Filarmónica da Maceira e o grupo coral Anima Choralis. O concerto vai ter início às 21h30m. A Banda Filarmónica da Maceira irá tocar algumas músicas em conjunto com o grupo coral e sem ser com o grupo coral.

“Alma Viva” de Cristèle Alves Meira quinta-feira nas salas de cinema
“Alma Viva” de Cristèle Alves Meira quinta-feira nas salas de cinema

O filme “Alma Viva”, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira e candidato de Portugal aos Óscares, em 2023, estreia-se na quinta-feira nas salas de cinema portuguesas. “Alma Viva” é a primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira. O filme, um microcosmo sobre laços familiares, emigração, misticismo e a cultura transmontana, foi integralmente rodado em Junqueira, concelho de Vimioso, onde a realizadora tem raízes maternas. “Alma Viva” centra-se em Salomé, uma menina, filha de emigrantes portugueses em França, que irá testemunhar a morte da avó e suspeita que esta foi envenenada por bruxaria por outra mulher da aldeia.

“Revelação Novos Talentos"

Até dia 8 de novembro, os jovens entre os 6 e os 22 anos, que gostem de cantar fado devem solicitar as respetivas fichas de inscrição no restaurante Nova Taverna do Fado (antigo Nora), na Zona Industrial da Marinha Grande. Segundo Amândio Oliveira, responsável pelo espaço, o evento visa “contribuir para a cultura local e homenagear, com paixão e alma, o nosso fado”.

Quarto aniversário da Associação Salgueiro Maia

Para celebrar o seu quarto aniversário, no dia 5 de outubro, em Santarém, a Associação Salgueiro Maia (ASM) realizou uma cerimónia na sua sede, onde o TCOR Ley Garcia deu as boas vindas aos convidados e associados, o COR Garcia Correia transmitiu umas palavras alusivas ao evento e o COR Andrade da Silva explicou os projetos da ASM em curso. Entregaram-se ainda diplomas de reconhecimento do mérito a alguns associados. Esta associação que pretende prestigiar a memória de Salgueiro Maia e manter vivos os valores de Abril de 74, depositou uma coroa de flores junto ao monumento de Salgueiro Maia com a participação do Dr João Leite, e da Dra Helena Esteves, representantes das CMS e CMCV.

Concerto da Banda Sinfónica do Exército na Batalha

Na Batalha, mas em tempo de paz, realizou-se o Concerto do Condestável pela Banda Sinfónica do Exército, integrado nas festas do Município da Batalha. O espaço das Capelas Imperfeitas foi o escolhido para este concerto que evoca os feitos de D. Nuno Álvares Pereira na Batalha de Aljubarrota. Antes do mesmo celebrou-se um protocolo entre o Exército Português, o Município da Batalha, a Sociedade de História da Independência de Portugal e a Fundação da Batalha de Aljubarrota para a realização de um concerto anual que comemore a Batalha de Aljubarrota no dia 14 de Agosto.

150 Anos Filarmónica de Monte Redondo

No âmbito da comemoração dos 150 anos da Filarmónica Nossa Senhora da Piedade de Monte Redondo, reuniram os antigos maestros e antigos músicos, num concerto inédito que enchei por completo o local do espectáculo. Um concerto de grande beleza e versatilidade musical onde cada antigo maestro expoz o seu estilo musical. Parabéns. Venham mais 150 anos de boa música.

Peregrinação a Fátima

Peregrinar em Fátima, pelos diversos lugares onde Nossa Senhora de Fátima aparaceu, foi o que fizeram as crianças do 3° e 6° ano do Centro Catequetico do Souto da Carpalhosa, guiadas pelo seu Pároco Pe. José Baptista. Iniciámos com a via sacra até ao Calvário Húngaro, onde foi celebrada a Eucaristia, em seguida visitámos a Casa da Lúcia, e o local da primeira Aparição (o Poço) depois visitamos os valinhos (Loca do Cabeço), já no Santuário, a Capelinha das Aparições e a Basílica onde está sepultados a Lúcia e os Santos Francisco e Jacinta Marto. Foi uma visita muito especial que irá marcar de forma indelével as crianças e adultos que participaram.

Dia Aberto

A Associação Pro-Futuro da Escola Moita da Roda e Conqueiros, promoveu um dia aberto, para dar a conhecer a Escola aos pais dos alunos que queiram integrar esta escola no próximo ano lectivo. Foi um encontro de pais e filhos onde foram trocadas experiências e onde estive em exposição as profissões tradicionais, como o carpinteiro, o resineiro, a costureira e o apicultor. Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir à tosquia de uma ovelha. Parabéns pela iniciativa e que traga mais alunos à escola da Moita da Roda.

Exames Finais 9°ano

Na Assembleia realizada no mês passado no Parlamento, ficou estipulada a alteração dos exames finais para provas de aferição, ambas em Português e Matemática.

Jantar de Gandarenses

Foram mais de 100 os Gandarenses que se reuniram num jantar no dia 30 de abril, permitindo o reencontro de alguns amigos que não se viam há dezenas de anos. Tendo em comum o facto de residirem ou terem residido na Gândara dos Olivais, este grupo, só de homens, envolveu pelo menos três gerações. O encontro permitiu reavivar memórias de infância e reestabelecer contatos num convívio muito agradável que se repetirá no próximo ano.

Reabertura da "Praça das Hortênsias" e Rua 28 de Maio em Monte Real

No dia 10 de abril realizou-se a Reabertura da "Praça das Hortênsias" e Rua 28 de Maio, em Monte Real, que contou com uma missa e a benção da Praça O Presidente da CML e a Presidente da União de Freguesias de Monte Real e Carvide agradeceram a presença das entidades militares, civis e religiosas e o trabalho dos que tornaram possível esta obra

Homenagem a Salgueiro Maia

No dia 3 de abril prestou-se uma homenagem a Salgueiro Maia junto ao seu monumento em Santarém. Estiveram várias entidades presentes, nomeadamente os Presidentes da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e da Associação Salgueiro Maia (ASM). Proferiram-se vários discursos a enaltecer as virtudes de Salgueiro Maia e do seu papel preponderante no 25 de Abril. De seguida os Presidentes da CMS e da ASM colocaram flores junto ao monumento. A cerimónia terminou com os presentes a cantarem a célebre canção Grândola Vila Morena.

Conferência de imprensa comemorações 25 de Abril

No dia 24 de março realizou-se uma conferência de imprensa na Câmara Municipal de Santarém para apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril. Esta apresentação foi feita pelos Dr. Ricardo Gonçalves, Dr. Nuno Domingos e pelo Dr. João Lopes. Este programa vai de 3 de abril a18 de junho e pretende aumentar a dimensão das comemorações do 25 de abril, envolver as associações e as escolas, recordar as causas da revolução, promover a liberdade e o respeito pelo outro e perceber como é que a cidade poderá beneficiar da notoriedade desta data. O Dr Domingos recordou a proposta da Associação Salgueiro Maia (ASM), aqui representada pelo TCOR Ley Garcia, para uma exposição em banda desenhada.

Os estacionamentos na Marquês de Pombal
  • jmol

É normal ver agentes da autoridade (PSP) patrulhando a Av.M.de Pombal, rua abaixo rua acima com o caderninho debaixo do braço e distribuindo multas a quem eventualmente não recorreu à máquina para efetuar o devido pagamento... até concordo com tal atitude. Acontece que na babilónica Rua de Sá Miranda, que dista talvez um 50 mts da M.Pombal existem "n" viaturas permanentemente em transgressão pondo em perigo quem transita por essa via. Porquê a razão dessa rua não ser controlada como a vizinha Marquês de Pombal?