Remodelação da sede da associação Carlotazinha

No dia de Portugal também se comemoraram as obras de remodelação da sede da associação Carlotazinha, em Leiria, com um jantar convívio em honra dos mecenas que contribuíram para as mesmas. Com uma equipa coesa e bem integrada, liderada pela Fernanda Pereira, a Carlotazinha conseguiu fazer as obras, onde a sua Embaixadora, Sónia Pedrosa, teve um papel muito importante, e continuou a prestar apoio psicológico e a distribuir cabazes de alimentos a famílias carenciadas com o apoio das voluntárias. Com um espaço mais bonito, acolhedor e funcional, a Carlotazinha vai ministrar aqui o curso ADC Cuidador com o apoio da CML, de Formadores voluntários e com a certificação da Aidlearn.

Inauguração da sede da Associação Salgueiro Maia

Foi no dia 29 de maio que se realizou a cerimónia de inauguração da sede da Associação Salgueiro Maia (ASM), em Santarém, num espaço da antiga Escola Prática de Cavalaria. Este local foi escolhido por ter sido de onde partiu a coluna de Salgueiro Maia no dia 25 de abril de 74, um Capitão de Abril cujo legado de valores esta associação pretende preservar. Entregaram-se diplomas de Sócios Honoríficos às câmaras municipais de Santarém, Castelo de Vide, Lisboa e Arruda dos Vinhos, à Prof. Natércia Salgueiro Maia e ao Coronel Garcia Correia, bem como um diploma de Sócio Benemérito à União de Freguesias da Cidade de Santarém. O Nuno Barroso e a Rafaela Albuquerque cantaram o hino nacional.

Contingente especial de acesso ao ensino superior alargado a lusodescendentes
Contingente especial de acesso ao ensino superior alargado a lusodescendentes

As condições especiais de acesso ao ensino superior em Portugal destinadas a emigrantes e seus familiares vão ser alargadas, no próximo ano letivo, a todos os lusodescendentes. De acordo com o Governo, o acesso ao ensino superior público passa a contemplar, o “contingente especial para candidatos emigrantes portugueses, familiares que com eles residam e lusodescendentes”. Estes candidatos vão preencher 7% da totalidade das vagas destinadas a provenientes das comunidades portuguesas. Em causa estão cerca de 3.500 vagas, em 34 instituições públicas e mais de 1.000 cursos, em todas as universidades e institutos politécnicos públicos.

Inquérito às experiências de regresso dos emigrantes
Inquérito às experiências de regresso dos emigrantes

As “Expectativas e experiências de regresso dos novos emigrantes portugueses: reintegração e mobilidades” estão a ser objeto de investigação. O estudo pressupõe a realização de um inquérito a cidadãos de nacionalidade portuguesa e/ou nascidos em Portugal, com 18 e mais anos, que tenham residido no estrangeiro e regressado para viver em Portugal a partir do ano 2000. Financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a investigação inclui elementos do CICS.Nova.Instituto Politécnico de Leiria, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do CIES, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Mais informações estão disponíveis na página online do Observatório daEmigração (observat

Governo enaltece comunidades portuguesas na linha da frente e onde foram precisas
Governo enaltece comunidades portuguesas na linha da frente e onde foram precisas

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, enalteceu na sua mensagem de Natal a “resiliência” dos portugueses espalhados pelo mundo que, na atual pandemia, estiveram “onde foram necessários, muitas vezes na linha da frente”. “A diáspora portuguesa revelou-se, uma vez mais, solidária e resiliente”, afirmou Berta Nunes, acrescentando: “Nos países onde residem, portugueses e lusodescendentes estiveram onde foram necessários, muitas vezes na linha da frente", a desempenharem funções essenciais à sociedade, nos hospitais, nos lares e em muitos outros serviços”. Sobre a distância que a pandemia impôs, a governante sublinhou que esta “afeta de forma desigual quem está longe".

Programa Nacional procura facilitar negócios a portugueses na diáspora
Programa Nacional procura facilitar negócios a portugueses na diáspora

Reforçar o apoio ao regresso de portugueses e de lusodescendentes; apoiar o investimento da Diáspora em Portugal; contribuir para a fixação de pessoas e empresas nos territórios do interior; fazer das comunidades portuguesas um fator de promoção da internacionalização de Portugal e de diversificação de mercados da economia nacional são algumas das linhas de ação do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora. O programa já foi publicado em Diário da República e, entre as novas facilidades, estão o acesso ao serviço “Empresa Online”, o alargamento do “Julgado de Paz Online” e a criação da secção “Medição Familiar Transfronteiriça” (informações em www.portaldascomunidades.mne.pt/).

Atletas do GAU fazem treino de patinagem artística diferente

No passado sábado, dia 15, em vez do habitual treino de patinagem artística ao serviço do grupo Alegre e Unido da Bajouca, a treinadora e umas atletas tiveram a ideia de o fazer de forma diferente. Pegar numa mochila, colocar lanche e almoço e quem quisesse participar, fazer o percurso lagoa da ervedeira, praia do Pedrógão, praia da Vieira e voltar, de patins de quatro rodas, pela estrada atlântica.

Governo quer gabinetes de apoio ao emigrante em todo o país
Governo quer gabinetes de apoio ao emigrante em todo o país

O Governo prevê protocolar, até meados de 2021, a criação de gabinetes de apoio ao emigrante em todas as autarquias do país e alargar as suas competências, anunciou a secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, em Caldas da Rainha, onde hoje presidiu ao arranque do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes. A criação de gabinetes de apoio ao emigrante nos 308 concelhos do país vai ser incentivada através da assinatura de protocolos “formação e backoffice [serviços de retaguarda]”, um apoio que, segundo Berta Nunes a Secretaria de Estado das Comunidades já prestava, mas que agora vai ser alargado à atração de investimento, à internacionalização de empresas e ao aumento das exportações, que é o que está previsto no plano nacional de investimento da diáspora”.

Luzes públicas
  • jmol

Será pela persistência matinal do nevoeiro que a iluminação pública permanece ligada manhã fora? Foto tirada às 10h00.

Emigrantes e lusodescendentes com 3.599 vagas no ensino superior
Emigrantes e lusodescendentes com 3.599 vagas no ensino superior

Os emigrantes e lusodescendentes que pretendam frequentar o ensino superior em Portugal podem apresentar as suas candidaturas entre 7 e 23 de agosto, estando disponíveis 3.599 vagas para o próximo ano letivo, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Estas 3.599 vagas exclusivas para estes candidatos – que representam 7% das vagas no ensino superior público português – abrangem 107 instituições e mais de 5.000 cursos, em todas as universidades e institutos politécnicos. Trata-se do programa “Estudar e Investigar em Portugal”, uma iniciativa do Governo, com o envolvimento da Direção-Geral do Ensino Superior, do Instituto Camões e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Lusofonia festeja “online” primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa
Lusofonia festeja “online” primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa

A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial. Pela primeira vez, na terça-feira, dia 5 de maio, foi comemorado o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A efeméride, declarada em novembro passado pela UNESCO, foi assinalada, de forma virtual, devido à atual pandemia, por mais de duas dezenas de personalidades lusófonas ligadas à política, literatura, música, ciência e desporto. O evento foi difundido nas redes sociais do instituto Camões e reuniu testemunhos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entre muitos outros convidados.

Liga dos Amigos do Hospital lança campanha de angariação de material de proteção para o hospital

A Liga dos Amigos do Hospital de Leiria resolveu  promover uma campanha de donativos para o hospital para a aquisição de material de proteção, de modo a fazer face a esta situação difícil que o mesmo atravessa. Todos os donativos angariados serão disponibilizados à direção do hospital para a aquisição de material urgente. Faça o seu donativo por transferência bancária para o NIB da Liga dos Amigos do Hospital: 0035 0393 0009 5020 Para receber o recibo do donativo para efeito fiscal, envie a cópia do recibo da transferência com o nome, NIF e a morada para o correio.  mail: liga.amigos.chleiria@gmail.com Obrigado

Um passeio diferente na praia em período de isolamento

Estamos a viver uma situação difícil no país devido à propagação do coronavírus, com várias restrições a ser aplicadas, nomeadamente a ida a praias muito frequentadas. Com plena consciência disso, resolvi ir, na mesma, com a família até uma praia e, se estivesse muita gente, voltávamos para casa. Acontece que não estava quase ninguém e fomos não só fazer a caminhada habitual, como contribuir - mais uma vez, para a limpeza da praia do Casal Ventoso, na Praia do Pedrógão. O lixo era tanto que optei por apanhar só vidro. Um passeio bem diferente, pois quando nos cruzávamos com alguém, existia a preocupação do devido desvio de segurança.

Ministério dos Negócios Estrangeiros cria Linha de Emergência Covid-19 para regresso a Portugal
Ministério dos Negócios Estrangeiros cria Linha de Emergência Covid-19 para regresso a Portugal

Para dar apoio aos portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros criou uma linha de emergência, que funciona em exclusivo pelo email covid19@mne.pt e pela linha telefónica +351 217 929 755, refere o Portal das Comunidades Portuguesas. "Esta linha estará disponível em dias úteis, entre as 9 e as 17 horas, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular em funcionamento 24 horas por dia", refere a nota. Entretanto os estudantes Erasmus portugueses estão a ser contactados pelo Ministério para que seja organizado o retorno a Portugal.

Sessão de planeamento da mobilidade através de jogos

Isto foi um exemplo de como se pode fazer Planeamento colaborativo juntando técnicos e cidadãos de todas as idades. Foi um pequeno exemplo que aconteceu no fórum técnico sobre mobilidade, na demonstração que fiz sobre aplicação de jogos para planear um sistema de transportes. Um agradecimento à Câmara Municipal Marinha Grande pelo convite.

97.º Aniversário do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

Os Combatentes de Leiria e seus familiares celebraram o 97.º aniversário do NLLC com uma cerimónia de homenagem aos mortos junto ao monumento do Núcleo, uma missa na Sé de Leiria e um almoço e jantar no restaurante O Pinhal da Quinta. Foram atribuídos Testemunhos de Apreço aos Combatentes com 25 anos de associados e Louvores ao Sargento-mor António Tenreiro e à Dra. Daniela Freitas pelo seu excelente trabalho de voluntariado. O Presidente do Núcleo agradeceu às entidades e aos sócios que têm apoiado o Núcleo no desenvolvimento das suas atividades. O Secretário Geral da Liga dos Combatentes salientou a necessidade de dignificar os Combatentes como titulares do reconhecimento da nação.

Assembleia Geral do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

No dia 3 de fevereiro, dia de aniversário do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes (que será celebrado no dia 9 de fevereiro), realizou-se a Assembleia Geral do Núcleo. O Coronel José Pereira, Presidente da Mesa da Assembleia, iniciou os trabalhos e leu a ata da última reunião. Após a sua aprovação pela assembleia passou a palavra ao Major Marto Silva, Presidente da Direção. Este apresentou o Relatório de Atividades e de Contas de 2019 e o Plano de Atividades para o ano corrente. Ambos foram aprovados. No final houve um lanche convívio que consolidou o bom ambiente existente durante a assembleia.

Coleção de Presépios em Fátima

Foi inaugurado, a 4 de janeiro, o espaço museológico da Fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos. É uma coleção de 1300 presépios, com origem nos cinco continentes. Uma coleção que vale a pena visitar num local lindíssimo... e com uma mensagem inspiradora.