150 Anos Filarmónica de Monte Redondo

No âmbito da comemoração dos 150 anos da Filarmónica Nossa Senhora da Piedade de Monte Redondo, reuniram os antigos maestros e antigos músicos, num concerto inédito que enchei por completo o local do espectáculo. Um concerto de grande beleza e versatilidade musical onde cada antigo maestro expoz o seu estilo musical. Parabéns. Venham mais 150 anos de boa música.

Peregrinação a Fátima

Peregrinar em Fátima, pelos diversos lugares onde Nossa Senhora de Fátima aparaceu, foi o que fizeram as crianças do 3° e 6° ano do Centro Catequetico do Souto da Carpalhosa, guiadas pelo seu Pároco Pe. José Baptista. Iniciámos com a via sacra até ao Calvário Húngaro, onde foi celebrada a Eucaristia, em seguida visitámos a Casa da Lúcia, e o local da primeira Aparição (o Poço) depois visitamos os valinhos (Loca do Cabeço), já no Santuário, a Capelinha das Aparições e a Basílica onde está sepultados a Lúcia e os Santos Francisco e Jacinta Marto. Foi uma visita muito especial que irá marcar de forma indelével as crianças e adultos que participaram.

Dia Aberto

A Associação Pro-Futuro da Escola Moita da Roda e Conqueiros, promoveu um dia aberto, para dar a conhecer a Escola aos pais dos alunos que queiram integrar esta escola no próximo ano lectivo. Foi um encontro de pais e filhos onde foram trocadas experiências e onde estive em exposição as profissões tradicionais, como o carpinteiro, o resineiro, a costureira e o apicultor. Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir à tosquia de uma ovelha. Parabéns pela iniciativa e que traga mais alunos à escola da Moita da Roda.

Exames Finais 9°ano

Na Assembleia realizada no mês passado no Parlamento, ficou estipulada a alteração dos exames finais para provas de aferição, ambas em Português e Matemática.

Jantar de Gandarenses

Foram mais de 100 os Gandarenses que se reuniram num jantar no dia 30 de abril, permitindo o reencontro de alguns amigos que não se viam há dezenas de anos. Tendo em comum o facto de residirem ou terem residido na Gândara dos Olivais, este grupo, só de homens, envolveu pelo menos três gerações. O encontro permitiu reavivar memórias de infância e reestabelecer contatos num convívio muito agradável que se repetirá no próximo ano.

Reabertura da "Praça das Hortênsias" e Rua 28 de Maio em Monte Real

No dia 10 de abril realizou-se a Reabertura da "Praça das Hortênsias" e Rua 28 de Maio, em Monte Real, que contou com uma missa e a benção da Praça O Presidente da CML e a Presidente da União de Freguesias de Monte Real e Carvide agradeceram a presença das entidades militares, civis e religiosas e o trabalho dos que tornaram possível esta obra

Homenagem a Salgueiro Maia

No dia 3 de abril prestou-se uma homenagem a Salgueiro Maia junto ao seu monumento em Santarém. Estiveram várias entidades presentes, nomeadamente os Presidentes da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e da Associação Salgueiro Maia (ASM). Proferiram-se vários discursos a enaltecer as virtudes de Salgueiro Maia e do seu papel preponderante no 25 de Abril. De seguida os Presidentes da CMS e da ASM colocaram flores junto ao monumento. A cerimónia terminou com os presentes a cantarem a célebre canção Grândola Vila Morena.

Conferência de imprensa comemorações 25 de Abril

No dia 24 de março realizou-se uma conferência de imprensa na Câmara Municipal de Santarém para apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril. Esta apresentação foi feita pelos Dr. Ricardo Gonçalves, Dr. Nuno Domingos e pelo Dr. João Lopes. Este programa vai de 3 de abril a18 de junho e pretende aumentar a dimensão das comemorações do 25 de abril, envolver as associações e as escolas, recordar as causas da revolução, promover a liberdade e o respeito pelo outro e perceber como é que a cidade poderá beneficiar da notoriedade desta data. O Dr Domingos recordou a proposta da Associação Salgueiro Maia (ASM), aqui representada pelo TCOR Ley Garcia, para uma exposição em banda desenhada.

Os estacionamentos na Marquês de Pombal
  • jmol

É normal ver agentes da autoridade (PSP) patrulhando a Av.M.de Pombal, rua abaixo rua acima com o caderninho debaixo do braço e distribuindo multas a quem eventualmente não recorreu à máquina para efetuar o devido pagamento... até concordo com tal atitude. Acontece que na babilónica Rua de Sá Miranda, que dista talvez um 50 mts da M.Pombal existem "n" viaturas permanentemente em transgressão pondo em perigo quem transita por essa via. Porquê a razão dessa rua não ser controlada como a vizinha Marquês de Pombal?

ASM em tomada de posse da Assembleia e Câmara de Santarém

A Associação Salgueiro Maia (ASM), participou na cerimónia de Tomada de Posse da Assembleia e da Câmara Municipal de Santarém que se realizou no dia 25 de outubro no Convento de São Francisco. Quer o Presidente da Assembleia, Joa**** Neto, quer o Presidente da Câmara, Ricardo Gonçalves, tomaram posse como reeleitos. Este último agradeceu aos Vereadores que terminaram os seus mandatos os seus contributos para o crescimento de Santarém e dirigiu-se aos que iriam assumir funções dizendo que contava com eles para preparar o futuro de Santarém em consonância com os valores de abril. São os valores de abril que a ASM procura preservar como forma de honrar a memória de Salgueiro Maia.

Rio Lis
  • jmol

... isto é o rio Lis transformado numa autêntica lixeira no centro da cidade. Para quando um pouco de mais atenção e cuidado?

Aniversário Salgueiro Maia

No dia 01 de julho, a Associação Salgueiro Maia (ASM) comemorou o 77º aniversário do nascimento do seu Patrono, Tenente Coronel Salgueiro Maia, com ações em várias localidades, nomeadamente em Castelo de Vide, onde está sepultado e, em Santarém, onde tem a sua sede na ex-Escola Prática de Cavalaria. Junto à estátua do herói do 25 de abril existente nesta cidade, o Tesoureiro da ASM João Caldeira colocou um ramo de flores logo de manhã. Pelas 10:30, os representantes da ASM Ley Garcia e António Alves e os da CMS, Presidente Dr. Ricardo Gonçalves, Vice-Presidente, Dra Inês Barroso e a Vereadora Dra Cristina Casanova homenagearam Salgueiro Maia com a colocação de uma coroa de flores.

Remodelação da sede da associação Carlotazinha

No dia de Portugal também se comemoraram as obras de remodelação da sede da associação Carlotazinha, em Leiria, com um jantar convívio em honra dos mecenas que contribuíram para as mesmas. Com uma equipa coesa e bem integrada, liderada pela Fernanda Pereira, a Carlotazinha conseguiu fazer as obras, onde a sua Embaixadora, Sónia Pedrosa, teve um papel muito importante, e continuou a prestar apoio psicológico e a distribuir cabazes de alimentos a famílias carenciadas com o apoio das voluntárias. Com um espaço mais bonito, acolhedor e funcional, a Carlotazinha vai ministrar aqui o curso ADC Cuidador com o apoio da CML, de Formadores voluntários e com a certificação da Aidlearn.

Inauguração da sede da Associação Salgueiro Maia

Foi no dia 29 de maio que se realizou a cerimónia de inauguração da sede da Associação Salgueiro Maia (ASM), em Santarém, num espaço da antiga Escola Prática de Cavalaria. Este local foi escolhido por ter sido de onde partiu a coluna de Salgueiro Maia no dia 25 de abril de 74, um Capitão de Abril cujo legado de valores esta associação pretende preservar. Entregaram-se diplomas de Sócios Honoríficos às câmaras municipais de Santarém, Castelo de Vide, Lisboa e Arruda dos Vinhos, à Prof. Natércia Salgueiro Maia e ao Coronel Garcia Correia, bem como um diploma de Sócio Benemérito à União de Freguesias da Cidade de Santarém. O Nuno Barroso e a Rafaela Albuquerque cantaram o hino nacional.

Contingente especial de acesso ao ensino superior alargado a lusodescendentes
Contingente especial de acesso ao ensino superior alargado a lusodescendentes

As condições especiais de acesso ao ensino superior em Portugal destinadas a emigrantes e seus familiares vão ser alargadas, no próximo ano letivo, a todos os lusodescendentes. De acordo com o Governo, o acesso ao ensino superior público passa a contemplar, o “contingente especial para candidatos emigrantes portugueses, familiares que com eles residam e lusodescendentes”. Estes candidatos vão preencher 7% da totalidade das vagas destinadas a provenientes das comunidades portuguesas. Em causa estão cerca de 3.500 vagas, em 34 instituições públicas e mais de 1.000 cursos, em todas as universidades e institutos politécnicos públicos.

Inquérito às experiências de regresso dos emigrantes
Inquérito às experiências de regresso dos emigrantes

As “Expectativas e experiências de regresso dos novos emigrantes portugueses: reintegração e mobilidades” estão a ser objeto de investigação. O estudo pressupõe a realização de um inquérito a cidadãos de nacionalidade portuguesa e/ou nascidos em Portugal, com 18 e mais anos, que tenham residido no estrangeiro e regressado para viver em Portugal a partir do ano 2000. Financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a investigação inclui elementos do CICS.Nova.Instituto Politécnico de Leiria, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do CIES, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Mais informações estão disponíveis na página online do Observatório daEmigração (observat

Governo enaltece comunidades portuguesas na linha da frente e onde foram precisas
Governo enaltece comunidades portuguesas na linha da frente e onde foram precisas

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, enalteceu na sua mensagem de Natal a “resiliência” dos portugueses espalhados pelo mundo que, na atual pandemia, estiveram “onde foram necessários, muitas vezes na linha da frente”. “A diáspora portuguesa revelou-se, uma vez mais, solidária e resiliente”, afirmou Berta Nunes, acrescentando: “Nos países onde residem, portugueses e lusodescendentes estiveram onde foram necessários, muitas vezes na linha da frente", a desempenharem funções essenciais à sociedade, nos hospitais, nos lares e em muitos outros serviços”. Sobre a distância que a pandemia impôs, a governante sublinhou que esta “afeta de forma desigual quem está longe".

Programa Nacional procura facilitar negócios a portugueses na diáspora
Programa Nacional procura facilitar negócios a portugueses na diáspora

Reforçar o apoio ao regresso de portugueses e de lusodescendentes; apoiar o investimento da Diáspora em Portugal; contribuir para a fixação de pessoas e empresas nos territórios do interior; fazer das comunidades portuguesas um fator de promoção da internacionalização de Portugal e de diversificação de mercados da economia nacional são algumas das linhas de ação do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora. O programa já foi publicado em Diário da República e, entre as novas facilidades, estão o acesso ao serviço “Empresa Online”, o alargamento do “Julgado de Paz Online” e a criação da secção “Medição Familiar Transfronteiriça” (informações em www.portaldascomunidades.mne.pt/).