O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Uma visita ao Casal de São Simão é uma agradável surpresa. Podemos encontrar uma aldeia histórica, construída em pedra de xisto e que foi reconstruída com intuito do Alojamento Local. O "silêncio" e a serenidade da aldeia proporciona-nos paz e tranquilidade. A visitar: Casal S. Simão Aldeia de Xisto, Ferraria. https://goo.gl/maps/yt4UgWBcxx42
Vale a pena visitar o museu e centro de artes de Figueiró dos Vinhos. Nele podemos encontrar exposições permanentes e exposições temporárias. Até janeiro de 2019, podemos encontrar uma exposição "Figueiró dos Vinhos nas trincheiras da Grande Guerra" do pintor Paulo Ribeiro. Pintura sobre a primeira grande guerra mundial. É possível vermos um acervo dos quadros do pintores José Malhoa, Simões de Almeida e Manuel Henrique Pinto. Tudo isto de forma gratuita.
Em pleno Pinhal Interior, há uma de muitas praias fluviais que tem convidado os veraneantes a banhos nesta época do ano. O incêndio que atingiu a região, em junho do último ano, não chegou às Fragas de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, e o lugar continua a prendar qualquer visitante com paisagens inigualáveis e água límpida. Ainda assim, há alguns sinais de que o fogo esteve bem perto.
Esta é a casa onde morou e faleceu o pintor José Malhoa. Apesar de ter nascido em Caldas da Rainha e, depois de ter sido convidado pelo seu antigo professor Simões de Almeida, a passar alguns dias na região, o artista ficou apaixonado e mandou construir a sua casa em Figueiró dos Vinhos. Foi nesta vila que José Malhoa realizou a maioria das suas obras. Dada a dimensão inicial que a casa tinha, muito reduzida com semelhanças a um casulo, foi apelidade de "O Casulo". O espaço é visitável e inclui o o Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos e o Museu do Xadrez.
Em Figueiró dos Vinhos podemos visitar o Museu Doutor Álvaro Goncalves, o Museu do Xadrez. Trata-se de um museu único em Portugal. Podemos encontrar um conjunto de mesas de xadrez de uma coleção particular oferecida ao museu por um apaixonado pelo xadrez, um tabuleiro bastante inovador, onde se pode jogar a três. Visite o museu e no final jogue uma partida com um amigo no jardim circundante ao museu.
Foi dos primeiros caminhos pedestres implementados na região e está novamente ativo. O percurso pedestre Caminho do Xisto do Casal de São Simão (PR1 FVN), em Figueiró dos Vinhos, foi reaberto ao público, na última semana, depois de o incêndio de junho de 2017 ter danificado parte da sinalização do percurso. Quase um ano depois, foi feita uma revisão da rota, ao nível do percurso e da segurança, com instalação de corrimões e passadiços, bem como uma ação de limpeza e melhoramento ao longo de toda a rota. O trajeto tem 5,1 km, dificuldade média e demora cerca de 2h30 a ser concluído, possibilitando ainda um refrescante banho nas Fragas de São Simão, lugar ímpar na região.