O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.

A 25 de novembro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), ratificou a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio, tornando oficial a proposta apresentada pelos países lusófonos. “É o culminar de um longo percurso que se iniciou em 2009 com a instituição do dia 5 de maio como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. É o reconhecimento do papel e da contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas”, referiu Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, em nota de imprensa. Ilustração de Miguel Feraso Cabral
Não foi um festival de música mas foi um Festival de Sopas que a Comissão de Ex-Alunos da EICL/ESDS (Escola Industrial e Comercial de Leiria/Escola Secundária Domingos Sequeira) organizou no Mercado de Santana, em leiria, no dia 23 de novembro. Com uma afluência muito superior ao ano passado esgotaram as sopas antes do final do evento. As verbas angariadas servem para ajudar a pagar as despesas relativas ao próximo encontro (almoço e jantar com animação musical) que se realizará no dia 4 de abril de 2020, no Estádio Municipal de Leiria. Vai haver ainda um baile de "finalistas" no dia 8 de fevereiro de 2020.
Vou fazer este texto na primeira pessoa. Depois de alguns anos a testar e tentar desenvolver métodos de aplicação de jogos de tabuleiro modernos como ferramentas sérias de formação e treino, fui surpreendido com o prémio de melhor formador do ano pelo Forma-te - Portal Nacional dos Formadores. Acaba por ser um importante reforço de uma área em desenvolvimento e que se tem constituído como verdadeira inovação.
No passado dia 30 de novembro realizou-se a Assembleia Geral da Associação Salgueiro Maia, nas instalações da Associação Tito de Morais, em Lisboa, com o objetivo de confirmar a admissão dos novos associados, definir o valor da jóia e da quota anual, bem como apresentar o orçamento previsional e plano de atividades para o próximo ano. A reunião decorreu dentro da normalidade tendo sido aprovadas as várias propostas da direção. Foi ainda proposto um voto de louvor aos que trabalharam para que a associação se tornasse uma realidade, nomeadamente aos atuais órgãos sociais. Proposta que foi aprovada.

O programa de apoio financeiro ao regresso dos portugueses que saíram do país recebeu 481 candidaturas, num total de 1.025 pessoas.Perto de 45% são licenciados e cerca de 83% têm entre 25 e 44 anos, a maioria deixou Portugal entre 2011 e 2015. Uma “parte significativa dos candidatos” estava emigrada no Reino Unido (19%), França (17%), Suíça (14%), Brasil (8%), Espanha (6%) e Angola (6%), informou o Instituto do Emprego e Formação Profissional, à Lusa. A medida lançada pelo Governo português contempla um apoio financeiro que pode atingir os 6.536 euros, incluindo as despesas inerentes ao regresso (viagens, transporte de bens e custos com o reconhecimento de qualificações).

Voltou a subir o número de portugueses emigrados no Canadá, em 2018. Dados do Citizenship and Immigration Canada indicam que foram 865, os cidadãos portugueses que entraram naquele país, o que representou 0,3% do total de entradas de estrangeiros. Segundo o Observatório da Emigração português, com o crescimento registado em 2018, atingiu-se um novo máximo de entradas de portugueses em território canadiano durante este século. Desde 2000, que o número tem oscilado com frequência, embora predomine uma tendência para a sua subida. O valor mais baixo registou-se em 2003, com apenas 329 portugueses a emigrarem para aquele país.
Eventos a realizar em Leiria no próximo fim de semana: 1. Festival de sopas organizado pela 30.ª comissão de antigos alunos da EICL/ESDS dia 23/11/2019; Título: Festival de Sopas (e bifanas) comissão de antigos alunos EICL/ESDS Dia: 23/11/2019 a partir das 17h00 até às 23h00. Local: Mercado Santana Acesso: aberto ao público Informações: Ley Garcia 960388375; Anabela Cerva: 919928473 2. Concerto de piano em Monte Real Título: Concerto de piano com o pianista Amadeu de Oliveira Dia: 24/11/19 às 16h00 Local: Auditório do Instituto NeuroMais, Rua do Covão, 47. Monte Real Informações: Instituto NeuroMais, geral@neuromais.pt, 918 402 952

A exposição "De lágrimas e de lama - A Primeira Guerra Mundial nos olhos de um soldado" esteve patente no último fim de semana na sede da Associação de Cultura Portuguesa e Rosa dos Ventos de Aulnay-sous-Bois, em Paris, França, naquela que foi a última apresentação da exposição. O momento foi aproveitado também pela comunidade portuguesa para assinalar o magusto de São Martinho. Entre os convidados presentes estiveram opresidente da Câmara de Aulnay-sous-Bois Bruno Bechizza, a senadora Annie Delmont-Koropoulis, o eurodeputado Carlos Gonçalves e vários autarcas com origem portuguesa.
O Centenário do Armistício da Grande Guerra foi comemorado hoje, em Leiria, com a coordenação do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes e a participação de entidades militares e civis do concelho. Foi prestada uma cerimónia de homenagem aos mortos por militares do Regimento de Artilharia 4. Foi colocada uma coroa de flores pela Liga dos Combatentes e outra pelo município de Leiria. Foi ainda lida uma mensagem do presidente da Liga de Combatentes e o hino nacional foi cantado pelo coro dos alunos do Jardim Escola João de Deus (Leiria).

O deputado luso-canadiano Carlos Leitão criticou a legislação que proíbe a utilização de símbolos religiosos em cargos públicos no Quebeque, considerando-a “discriminatória", mas admitiu que, num Estado de direito, "as leis têm de se cumprir". No Canadá desde 1975, natural de Peniche, o deputado e antigo ministro das Finanças do Quebeque, em entrevista à agência Lusa, lamenta que a comunidade internacional e outras províncias do Canadá "não compreendam esta lei que discrimina". "A Lei 21 proíbe o uso de símbolos religiosos pelos trabalhadores do Estado em posição de autoridade. Falamos de polícias, procuradores, juízes e professores. O resto do setor público não está afetado pela lei", diz.
No meu mais recente artigo do P3 do Público faço uma breve introdução aos jogos de tabuleiro modernos, explicando o que são e como se dividem. Em parte isto é uma breve súmula de alguns dos conteúdos que vou apresentar no 11th conference on videogame sciences and arts , que se vai realizar na Universidade de Aveiro e que será posteriormente publicado através da Springer. Texto do p3 em: https://www.publico.pt/2019/11/08/p3/cronica/jogos-tabuleiro-nao-sao-iguais-1891932
Nos dias 29, 30 e 31 do passado mês de agosto, decorreu o festival gótico Extramuralhas que se realiza anualmente na cidade de Leiria. Atraindo góticos de todo o país e também pessoas de fora do estrangeiro, houve concertos de música gótica, durante os três dias. Neste festival, atuaram bandas nacionais e de todo o mundo, havendo também pequenas peças de teatro e dança antes da atuação das bandas. No Extramuralhas foi ainda possível comprar discos de vinil, CD'S, e artigos de merchandising de bandas e do festival gótico.
No passado dia 17 e 18 de outubro, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, foi apresentada a Lista L, a única que concorreu à associação de estudantes. Houve música e dança, venda de sumos e crepes, camisolas e sweats. No dia 17, o Mauro e o Dread k3 participaram com música e atuaram três alunas da “urban dance”, entre outras atividades. No final do dia 18, os alunos que organizaram o evento distribuíram duas t-shirts, uma sweat pelos alunos para apelar ao voto na lista. Inês Valente é a nova presidente da associação de estudantes da ESALV.
No passado dia 13 de Outubro, na localidade de conqueiros, juntamente com os Ranchos da Pampilhosa da Serra, Rancho de Cantanhede e do Rancho de Santa Catarina da Serra, celebrou-se o 42° aniversário do Rancho Folclórico Juventude Amiga de Conqueiros. Foi um dia para recordar os tempos antigos e no final de cada atuação houve a tradicional sardinhada.
Catarina Furtado, atriz, apresentadora de televisão e embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas veio à Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, no dia 9 de outubro, onde fez uma palestra sobre o seu novo livro "Adolescer é Fácil # só que não". Os alunos afirmaram ter gostado bastante da palestra e também manifestaram vontade de trazer a atriz à escola mais vezes. A única falha foi que o espaço era pequeno logo nem todos os alunos conseguiram assistir à palestra.
A Escola Afonso Lopes Vieira permanece com falta de condições para a ocorrência de aulas. Devido ao frio os alunos já preparam os seus agasalhos, nomeadamente mantas e botijas de água quente. A escola continua com problemas de infiltração de água em algumas salas de aula, sobretudo quando chove, e as paredes apresentam-se rachadas. A ESALV era para ter sido intervencionada pela Parque Escolar, há cerca de 10 anos, porém só as escolas do centro da cidade tiveram esse procedimento, tendo esta escola ficado esquecida.

No passado dia 31 de outubro, a turma de técnico de comércio da ESALV realizou uma atividade em que angariou 50 euros para S. Tomé e Príncipe, vendendo bolos.Os alunos de Marketing decoraram o auditório para a passagem do filme “A evocação” que, mais tarde, foi assistido pelos primeiros anos dos cursos profissionais.

O leiriense Adélio Amaro e o Rancho da Região de Leiria, através da sua presidente, Sandra Vaz, receberam das mãos do presidente Xavier Lemoine a Medalha de Honra do Município de Montfermeil (Paris, França), no passado dia 3 de novembro. A distinção aconteceu no âmbito da comemoração dos 50 anos do Grupo Folclórico Alegria dos Emigrantes de Montfermeil, representante da Alta Estremadura em França. Os três dias de celebração das Bodas de Ouro do Grupo Alegria dos Emigrantes de Montfermeil terminaram com um festival de folclore, com a participação de seis grupos, dois deles franceses, onde o Rancho da Região de Leiria foi o convidado especial, encerrando as cerimónias com a sua atuação.