O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Foi inaugurado, a 4 de janeiro, o espaço museológico da Fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos. É uma coleção de 1300 presépios, com origem nos cinco continentes. Uma coleção que vale a pena visitar num local lindíssimo... e com uma mensagem inspiradora.

A comunidade luso-venezuelana celebrou por estes dias e pela 20.ª vez, as Festas das Fogaceiras, em honra do mártir São Sebastião, uma iniciativa que teve, segundo os organizadores, pouca participação de jovens, devido à emigração de lusodescendentes que escapam da crise no país. “Nos primeiros anos tínhamos um grupo de jovens nos quais víamos garantido o futuro desta organização, mas hoje 90% dessa juventude já não está na Venezuela", disse à Lusa Rodrigo Ferreira, o presidente da Associação Amigos de Terras de Santa Maria da Feira, de onde provém a tradição. As festas chegaram a reunir quase um milhar de pessoas, mas Rodrigo Ferreira acredita que a devoção persiste e vai manter-se.

“Ma Poule Mouillée” (A Galinha Molhada, em português), é o nome do restaurante no topo da lista dos 100 melhores locais para comer no Canadá, elaborada pela rede social Yelp. O restaurante, que abriu há seis anos, em Montreal, é dirigido por Tony Alves, emigrante português, com raízes em Arcos de Valdevez. Segundo Tony Alves, o segredo do sucesso está no molho picante que já conseguiu que muitos dos utilizadores da rede social elegessem o frango assado que serve, como o melhor da cidade. Os ingredientes do molho são um segredo que não revela. São, afinal, a alma deste negócio que conseguiu encimar a lista de restaurantes da Yelp naquele país.

O leiriense Armindo Casalinho, empresário na área da construção, radicado em França, é um dos nomeados para a 10.ª edição do prémio "Portugueses de Valor", uma iniciativa organizada pela revista da diáspora Lusopress, meio de comunicação social da comunidade lusa em França. A iniciativa aposta em “valorizar anualmente 100 portugueses que se encontram espalhados pelo mundo, e cujo percurso profissional, pessoal ou associativo se tem destacado em prol das Comunidades Portuguesas”, revela a revista. O processo de nomeações para a edição dos “Portugueses de Valor 2020” prossegue, sendo que Armindo Casalinho é, para já, o único emigrante natural da região, a figurar entre os nomeados.
Depois das enguias fritas, do bacalhau e dos bifinhos com cogumelos seguiram-se os fados da Deolinda. Acompanhada à guitarra por José Pires e Ricardo Dias, a fadista Deolinda Bernardo deu um espetáculo na Tasquinha das Enguias, em Sismarias, Monte Redondo, bastante apreciado pela audiência. Num ambiente de confraternização muito participado, José Pires também cantou alguns fados onde recordou o saudoso Zeca Afonso. Antes da sessão final ainda foram servidos o tradicional caldo verde e o chouriço assado.

“Açores, uma caça ao sonho americano” é o nome do livro infantojuvenil que acaba de ser editado pela Associação dos Emigrantes Açorianos e que narra a história dos primeiros açorianos que chegaram aos EUA. Trata-se de uma edição bilingue, com 1.500 exemplares. O presidente da associação, Rui Faria, explica que a obra não é dedicada exclusivamente às gerações mais novas com o intuito de conhecerem a emigração açoriana, sendo transversal a todos os que desconhecem esta realidade. O fenómeno começou através da presença dos barcos baleeiros, oriundos da Nova Inglaterra, que tocavam o arquipélago para comprar bens, mas também para caçar os cetáceos existentes nas águas açorianas.

As remessas dos emigrantes subiram 3,6% em 2018, chegando aos 3,68 mil milhões de euros, com mais de metade deste valor a vir da França e Suíça, segundo o Relatório da Emigração, divulgado em dezembro. "As transferências financeiras provenientes da emigração portuguesa têm verificado uma tendência de crescimento, atingindo em 2018 o valor de 3.684.540.000 euros, o que representa 1.8% do PIB nacional", lê-se no documento, que assinala que entre 2014 e 2018 "registou-se um aumento de 20.25%, o que corresponde a um acréscimo de mais de 600 milhões de euros". Reino Unido, Estados Unidos da América, Alemanha, Angola e Espanha são outros países de onde provêem as remessas.
De passagem pela praia da Vieira de Leiria, dei com cinco surfistas a aproveitar as ondas que se formavam a partir do mar e que continuavam pelo rio acima, na sequência da passagem de uma depressão em território nacional. Apesar dos perigos a que estavam sujeitos - pedras, troncos de árvores ou outros objetos flutuantes -, os surfistas percorriam uma distância considerável sobre a onda, para depois no regresso, aproveitar a forte corrente do rio.

Um empresário português radicado em França organizo no dia 20 uma ceia de Natal solidária na Guarda para mais de mil pessoas, distribuindo também cerca de 300 cabazes a famílias necessitadas da região, com contribuições de outros emigrantes. Originário da aldeia de Trinta, no concelho da Guarda, João Pina gere um grupo de empresas ligadas à construção, recolha de resíduos e limpezas em França, onde se instalou há 35 anos. Após o seu pai ter falecido no início dos anos 2000 no dia do seu aniversário, 20 de dezembro, o empresário português decidiu passar a data com pessoas carenciadas e desde 2015 que organiza esta iniciativa na Guarda.
Ao fim de quatro meses o curso ADC Cuidador, promovido pela associação Carlotazinha, teve o seu encerramento na ESSLEI, no dia 19 de dezembro de 2019, com a presença do Ley Garcia, Coordenador Pedagógico da Aidlearn, Entidade Formadora responsável pela certificação do curso. Sandra Fontenete e Noémia Santos apoiaram a Presidente da Direção, Fernanda Pereira, no acompanhamento de mais esta edição do curso. Paula Santos, uma das Formadoras voluntárias que ministrou esta última sessão de formação, perguntou a opinião das Formandas, as quais manifestaram uma grande satisfação por terem frequentado o curso, o qual lhes permitirá prestar um serviço de melhor qualidade ao cuidarem dos idosos.
Esta semana concretizou-se uma aspiração do município de Leiria e, no dia 19 de dezembro, inaugurou-se a Loja de Cidadão de Leiria através do Dr. Raul Castro, anterior Presidente da CML que teve um papel preponderante na sua formação, da Prof. Doutora Alexandra Leitão, Ministra da Modernização do Estado e da Administração, e do Dr. Gonçalo Lopes, Presidente da CML. Estes últimos destacarem a importância deste tipo de serviço integrado e moderno para permitir que os cidadãos consigam tratar dos assuntos relacionados com a Segurança Social, Finanças, INR, SMAS e com o Espaço Cidadão num único edifício e facilitar a aproximação entre estes e a Administração Pública.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português destacou, na passada terça-feira, "a força de influência" de Portugal que representam os cerca de 800 portugueses e lusodescendentes que ocupam altos cargos públicos no estrangeiro. Citando o Relatório da Emigração de 2018, Augusto Santos Silva afirmou que esse conjunto de cidadãos representa "uma força de influência de Portugal, da cultura portuguesa e dos interesses portugueses que nunca é demais valorizar", afirmou o governante português. Segundo o relatório hoje apresentado cerca de 80 mil portugueses emigraram em 2018, menos cinco mil do que em 2017, uma descida explicada pela quebra da atração de países como Reino Unido ou Angola.
Os Núcleos do Oeste da Liga dos Combatentes (Marinha Grande, Leiria, Batalha, Rio Maior, Abiúl/Pombal, Caldas da Rainha, Peniche e Alcobaça) voltaram-se a reunir-se para mais um convívio de Natal no dia 14 de dezembro. Foi organizado pelo Núcleo da Marinha Grande, no Centro de Exposições desta cidade, e contou com centenas de sócios. O facto de se juntarem sócios de vários Núcleos proporciona uma maior oportunidade dos Combatentes se reencontrarem. Também participaram a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Doutora Catarina Castro, os Presidente e Vice-Presidente da LC, Generais Chito Rodrigues e Fernando Aguda e a Presidente da Câmara local, Dra. Cidália Ferreira.
Olá amigos 😀 Confiram a entrevista super bacana que cedi para o "BM Entrevista (Canal Belezas de Minas)", ao qual falo do lançamento do meu primeiro "E-book". Nesse primeiro livro (formato digital), trago "30 artigos" que escrevi como "Sociólogo" para as editorias de "Opinião/Comportamento" e que foram publicados na imprensa: Portal RedeTV | Jornal Divulga Gerais | Por Dentro de Minas-Portal Terra | Jornal Minas de Fato e Jornal Tribuna do Sul de Minas, durante os anos de 2017/2019. Pelo link: https://youtu.be/FOBYMYaqB9g Compartilhem 😉
Nos anos de 1980 a música mundial revelou grandes nomes, como, U2, Simple Minds, The Cure, REM e o destacável Simply Red. No entanto, poucos grupos daquela época conseguiram se manter nas paradas musicais e o “Simply Red” é um bom exemplo de persistência e de paixão na música. O grupo que completou 34 anos de carreira é um dos poucos que ainda conseguem manter viva a mesma essência musical do início da carreira e “Blue Eyed Soul (2019)”, seu novo trabalho, é a maior prova de que quando uma banda leva a sério o ofício, os resultados são sempre surpreendentes. O 12º trabalho do grupo, mostra que o vocalista “Mick Hucknall” e os demais integrantes homenageiam o "Funk" muito bem.
A condição militar foi um dos assuntos debatidos após a apresentação pública dos resultados do inquérito realizado aos Oficiais das Forças Armadas, no Hotel Mundial, em Lisboa, no dia 7 de dezembro. Este inquérito foi respondido por 1.105 oficiais, sendo que metade deles nem era sócio da AOFA. O debate que se seguiu já foi reservado aos Oficiais. O Presidente da AOFA referiu que os descontos de 3,5% do vencimento para a ADM (assistência na doença dos militares) deveria ser utilizado exclusivamente para pagar serviços de saúde prestados a militares que recorram a entidades protocoladas e nunca para pagar despesas com a saúde que são obrigações do Estado.
Este ano o RA4 comemorou o dia da Artilharia no dia 5 de dezembro com a presença dos militares que servem e serviram nesta unidade. Começou com uma missa em honra dos falecidos, presidida pelo Capelão TCOR Luís Morouço, onde se evocou Santa Bárbara, Padroeira da Arma da Artilharia e de profissões que manipulam explosivos pela semelhança ao som dos trovões, recordando a lenda em que um raio fulmina o seu pai que a mandara matar. Seguiu-se uma cerimónia de homenagem aos mortos e uma confraternização entre todos num ambiente de grande saudade e de cordialidade.
A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira não apresenta condições de conforto para alunos e professores. O frio insuportável que se sente nas instalações, nos meses de novembro a fevereiro, desmotiva os alunos e impede-os de se manterem concentrados durante as aulas. Já no ano letivo passado tinha sido transmitida esta informação ao Ministério da Educação, mas até à data nada foi feito no sentido de resolver o problema.