O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Governo quer gabinetes de apoio ao emigrante em todo o país
Governo quer gabinetes de apoio ao emigrante em todo o país

O Governo prevê protocolar, até meados de 2021, a criação de gabinetes de apoio ao emigrante em todas as autarquias do país e alargar as suas competências, anunciou a secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, em Caldas da Rainha, onde hoje presidiu ao arranque do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes. A criação de gabinetes de apoio ao emigrante nos 308 concelhos do país vai ser incentivada através da assinatura de protocolos “formação e backoffice [serviços de retaguarda]”, um apoio que, segundo Berta Nunes a Secretaria de Estado das Comunidades já prestava, mas que agora vai ser alargado à atração de investimento, à internacionalização de empresas e ao aumento das exportações, que é o que está previsto no plano nacional de investimento da diáspora”.

Luzes públicas
  • jmol

Será pela persistência matinal do nevoeiro que a iluminação pública permanece ligada manhã fora? Foto tirada às 10h00.

Emigrantes e lusodescendentes com 3.599 vagas no ensino superior
Emigrantes e lusodescendentes com 3.599 vagas no ensino superior

Os emigrantes e lusodescendentes que pretendam frequentar o ensino superior em Portugal podem apresentar as suas candidaturas entre 7 e 23 de agosto, estando disponíveis 3.599 vagas para o próximo ano letivo, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Estas 3.599 vagas exclusivas para estes candidatos – que representam 7% das vagas no ensino superior público português – abrangem 107 instituições e mais de 5.000 cursos, em todas as universidades e institutos politécnicos. Trata-se do programa “Estudar e Investigar em Portugal”, uma iniciativa do Governo, com o envolvimento da Direção-Geral do Ensino Superior, do Instituto Camões e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Rádio Portuguesa UK arranca na Internet para chegar à comunidade no Reino Unido
Rádio Portuguesa UK arranca na Internet para chegar à comunidade no Reino Unido

A Rádio Portuguesa UK começou como uma “brincadeira” durante o confinamento da pandemia da covid-19 com o objetivo inicial de informar a comunidade no Reino Unido, mas já ambiciona chegar à diáspora em todo o mundo. As emissões arrancaram no Dia de Portugal, a 10 de junho, e nas seis semanas de funcionamento acumularam uma audiência de 20 mil pessoas. A emissão pode escutar-se através da página da Internet e das aplicações próprias para telemóvel e está presente nas redes sociais, mas estão a ser feitos esforços para obter uma licença para transmitir em FM. "Queremos unir a comunidade, não só no Reino Unido, mas espalhada pelo mundo”, diz João Carlos Faneca, um dos responsáveis do projeto.

Memorial e campas de militares portugueses em França recebem obras de restauração
Memorial e campas de militares portugueses em França recebem obras de restauração

Os trabalhos de restauração do monumento situado no cemitério de Boulogne-sur-mer, próximo do Canal da Mancha, no norte de França, e das 44 campas de combatentes portugueses que morreram na I Guerra Mundial, iniciaram-se na última semana. Estes trabalhos resultam de uma colaboração entre o Estado-Maior-General das Forças Armadas e a Liga dos Combatentes, e têm por objetivo devolver, àquele monumento e campas, a sua dignidade. Em consequência da sua idade e da exposição às condições climáticas, agravadas pela proximidade ao mar, este monumento, inaugurando em 1938, já se encontrava muito degradado e a necessitar de obras de beneficiação.

Inéditos de Amália gravados em Paris são editados dia 23
Inéditos de Amália gravados em Paris são editados dia 23

Uma caixa com cinco CD com gravações inéditas de Amália Rodrigues (1920-1999) em Paris é editada no próximo dia 23, quando a fadista completaria 100 anos, no âmbito da edição da discografia integral da fadista. Dos cinco discos, apenas um deles é já conhecido, o espetáculo de Amália no Olympia, em 1956. Os outros incluem gravações entre 1957 e 1965, de atuações ao vivo e em estúdio na Rádio France, dois espetáculos completos, novamente no Olympia, em 1967 e em 1975, e ainda uma atuação para emigrantes, em 1964. O Olympia, em Paris, foi fulcral para a carreira de Amália, que se referia à capital francesa como a rampa de lançamento do seu prestígio internacional. “De Paris parti para o mundo”.

João Melo Alvim a caminho da Embaixada de Belgrado
João Melo Alvim a caminho da Embaixada de Belgrado

João Melo Alvim vai deixar as funções de Cônsul Geral Adjunto de Portugal em Paris e transferir-se para a embaixada em Belgrado, na Sérvia. O diplomata estava na capital francesa desde 2016, depois de ter sido Adjunto da Secretária Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Com ligações a Pombal, João Alvim, 43 anos, é licenciado em Direito e exerceu durante vários anos a profissão de advogado. Em 2012, foi aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de Embaixada. No REGIÃO DE LEIRIA, assinou uma coluna de opinião intitulada “O homem do leme”. A convite do jornal fez também análise política e escreveu sobre cinema, arte de que gosta particularmente.

"Ela adora o nosso país"
"Ela adora o nosso país"

A Alicia Costa, de 8 anos, nasceu e vive em França. Este ano, por ocasião do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, fez esta ilustração e enviou-a ao REGIÃO DE LEIRIA. Todas as semanas recebe o jornal em sua casa, em Savigny sur Orge, perto de Paris. “Ela adora o nosso país”, afirmam os pais Célia Marques e Nelson Costa, “e queria partilhar o seu desenho”.

'Podcasts', a nova moda dos portugueses na Alemanha
'Podcasts', a nova moda dos portugueses na Alemanha

O confinamento, provocado pela Covid-19, levou à criação de vários 'podcasts' na comunidade portuguesa a residir na Alemanha, que vão desde o humor à partilha de experiências pessoais ou entrevistas. João Pedro Santos, há dois anos a viver em Kiel, criou o 'Entschuldigung!', um “guia palerma de como (sobre)viver na Alemanha”, desde a separação do lixo, às muitas variedades de batatas ou à forma como os alemães pronunciam “João”. Já o projeto de Denise Pereira, "Bolas de Berlim", conta "as aventuras de uma mulher portuguesa pelos meandros da dating life”. A associação Berlinda aproveitou o período mais “limitado” de oferta cultural para aproximar “os falantes de língua portuguesa".

Morreu Manuel Cândido Faria, mecenas da comunidade portuguesa em França
Morreu Manuel Cândido Faria, mecenas da comunidade portuguesa em França

O empresário português Manuel Cândido Faria morreu domingo, em Paris. , depois de ter dado , tendo-se destacado pela sua "generosidade Manuel Cândido Faria era originário do concelho de Famalicão, e chegou a França aos 12 anos. Começou a trabalhar no ramo da construção civil aos 16 anos e aos 22 comprou a empresa que o empregava. O empresário português dedicava-se nos últimos anos a apoiar projetos da comunidade portuguesa, como as obras da Casa de Portugal ou a renovação da igreja da paróquia portuguesa de Gentilly. Em 2016, foi reconhecido pelo Presidente da República aquando a celebração do 10 de junho, tendo recebido o grau de oficial da Ordem de Mérito.

Empresa portuguesa integra equipa de restauro da Catedral de Santiago de Compostela
Empresa portuguesa integra equipa de restauro da Catedral de Santiago de Compostela

O Atelier Samthiago, sediado em Viana do Castelo, especializado em trabalhos de restauro, está a trabalhar desde fevereiro na reabilitação das fachadas sul e oriental da catedral de Santiago de Compostela, capital da Galiza. Carlos Costa, sócio gerente do atelier, disse que esta é “neste momento, possivelmente, uma das mais importantes obras em curso, de restauro, no mundo”. O responsável explica que este “é um trabalho muito grande e muito complexo em termos de organização”.Segundo fonte da fundação da Catedral de Santiago, as obras na catedral, situada na Praça do Obradoiro, iniciadas em 2013, têm conclusão prevista para finais de 2020, num investimento de 18 milhões de euros.

Cabeleireiro português em Paris reabre portas com agenda cheia
Cabeleireiro português em Paris reabre portas com agenda cheia

Os cabeleireiros “Mário Lopes”, em Paris, reabriram esta semana as portas, após 55 dias de confinamento, com a agenda cheia e todas as medidas de segurança necessárias para acolher novamente os clientes. Mário Lopes, que aos 13 anos trocou Ourém por Paris, bem como a filha, Élodie Lopes, são cabeleireiros de renome em França tendo já recebido a distinção de melhores cabeleireiros do país, e as marcações esgotaram antes do dia da reabertura. Para manter a confiança por parte dos clientes, foi preciso investir em máscaras, gel desinfetante e outros materiais. Custos que não vão ser recuperados. Porque mesmo em desconfinamento, o salão vai passar a atender metade dos clientes que atendia antes.

Lusofonia festeja “online” primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa
Lusofonia festeja “online” primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa

A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial. Pela primeira vez, na terça-feira, dia 5 de maio, foi comemorado o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A efeméride, declarada em novembro passado pela UNESCO, foi assinalada, de forma virtual, devido à atual pandemia, por mais de duas dezenas de personalidades lusófonas ligadas à política, literatura, música, ciência e desporto. O evento foi difundido nas redes sociais do instituto Camões e reuniu testemunhos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entre muitos outros convidados.

Restaurante português nos EUA adapta-se com envio de pastéis de nata para casa
Restaurante português nos EUA adapta-se com envio de pastéis de nata para casa

O café-restaurante português Natas Pastries, em Los Angeles, está a adaptar-se às restrições impostas pela pandemia com o envio de pastéis de nata para clientes nos Estados Unidos. A dona do café-restaurante, Fátima Marques, natural de Lisboa, decidiu iniciar a nova faceta do negócio por causa dos muitos pedidos que estava a receber desde o início do confinamento. "Envio para os Estados Unidos, de Nova Iorque a Miami e Las Vegas, por todo o lado me pedem", diz a chef. A maior parte dos pedidos vem de "portugueses, lusodescendentes", mas também das muitas estrelas norte-americanas que frequentam o espaço. Aos pasteis de nata, juntam-se as bolas de berlim, pastéis de bacalhau ou chouriço.

Comunidade luso-americana reaviva memórias dos avós com criatividade
Comunidade luso-americana reaviva memórias dos avós com criatividade

Escrever poemas, músicas e desenvolver artes plásticas recordando os mais velhos da família é o desafio lançado pelo Instituto Português Além Fronteiras,instalado na Universidade Estadual da Califórnia, às gerações mais jovens da comunidade luso-americana. O objetivo do projeto “Celebrating My Avós” (Celebrando os meus Avós em português) é incentivar trabalhos criativos durante o isolamento social por causa da covid-19 ao mesmo tempo que se reavivam memórias dos avós. “Se ainda hoje se fala português em muito sítio é por causa do avô e da avó. É uma forma de continuar as histórias orais através da memória”, disse à agência Lusa Diniz Borges, presidente do Instituto.

Emigrantes no Luxemburgo lançam campanha para ajudar hospitais portugueses
Emigrantes no Luxemburgo lançam campanha para ajudar hospitais portugueses

Duas associações de emigrantes no Luxemburgo lançaram uma campanha de angariação de fundos destinada a apoiar os hospitais portugueses, especialmente na zona Centro, na luta contra o novo coronavírus. A campanha, promovida pela Associação Cultural e Humanitária da Bairrada e pela Santa Casa da Misericórdia, ambas no Luxemburgo, apela à "solidariedade” na angariação de fundos para a compra de ventiladores, material médico e hospitalar. As doações podem ser efetuadas através das contas da Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo (LU39 0020 1101 8237 0700 – BIL) ou da Santa Casa da Misericórdia no Luxemburgo (LU82 0019 4255 8673 5000 – BCEE).

Cap Magellan apela à não deslocação de França a Portugal na Páscoa
Cap Magellan apela à não deslocação de França a Portugal na Páscoa

A Associação de jovens franceses lusodescendentes Cap Magellan lançou esta semana um apelo dirigido à comunidade portuguesa emigrada em França, para “resistir ao apelo de viajar para Portugal” neste período da Páscoa. Em comunicado, a associação reconhece “a importância da reunificação familiar”, mas pede “este esforço adicional”. “Todos devem resistir ao apelo de viajar para Portugal, mesmo que seja o vosso país e que se sinta seguro lá; mesmo que as viagens estivessem previstas e que a família vos aguarde lá impacientemente e com saudade”, refere ainda a nota. A mesma resistência deve ser aplicada às reuniões familiares em França, onde a palavra de ordem é também “reste chez toi”.

Navio-escola Sagres cancela viagem e regressa a Lisboa em maio
Navio-escola Sagres cancela viagem e regressa a Lisboa em maio

A viagem de celebração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães vai ser interrompida e o navio-escola Sagres vai regressar a Lisboa em "meados de maio" devido ao risco da covid-19, anunciou o Governo português na terça-feira, dia 24. "Face à situação de pandemia da covid-19, que afeta mais de 180 países em todo o mundo, o navio-escola Sagres, que ruma à Cidade do Cabo, na África do Sul, onde se prevê que chegue quarta-feira, dia 25, recebeu ordens para regressar a Lisboa", indica um comunicado do Ministério da Defesa, indicando que os 142 elementos se encontram todos bem de saúde. O navio ia realizar uma viagem à volta do mundo com duração de um ano e paragem em 19 portos.