Discurso emocionante de ativista de 16 anos

Greta Thunberg, ativista de 16 anos, fez um discurso emocionante, no passado dia 23 de setembro. Na intervenção, Greta apelou aos líderes mundiais alguma ação contra as alterações climáticas. O discurso ocorreu em Nova Iorque, na ONU.

Sam Fender traz toda a essência musical dos anos de 1980 em “Hypersonic Missiles” seu primeiro álbum

A primeira impressão que tive ao escutar os primeiros acordes da música “The Borders”, era de que estava ouvindo um álbum do ano de 1985, 1986, 1987, 1988 ou 1989, no entanto, a sonoridade era do primeiro trabalho de “Sam Fender”, um dos grandes talentos da nova safra musical vindo de Newcastle upon Tyne, Inglaterra. O cantor de apenas 23 anos de idade, mas com uma bagagem musical de extrema qualidade, traz em “Hypersonic Missiles (2019)” uma mescla de sons próximos do que já vimos no grupo, “The Smiths”, "The Cure" e "Simple Minds". Leia: http://culturalizabh.com.br/index.php/2019/10/10/sam-fender-traz-toda-a-essencia-musical-dos-anos-de-1980-em-hypersonic-missiles-seu-primeiro-album/

Catarina Furtado lê texto de aluno do CNSF

No passado dia 9 de outubro, João Lagoa, aluno do 8.º ano A, do Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, viu um texto seu ser lido por Catarina Furtado. O aluno elaborou uma crítica ao livro "Adolescer é fácil # Só que não", lançado recentemente. Na passada terça-feira, a professora de Português enviou o texto de João Lagoa para o Instagram oficial da apresentadora que respondeu com uma mensagem de agradecimento.

Água cortada nas escolas de Leiria

Algumas escolas de Leiria, entre elas o Colégio Nossa Senhora de Fátima, a Secundária Domingos Sequeira e o Orfeão sofreram um corte no abastecimento de água, durante o dia de ontem, quinta-feira. Dos três estabelecimentos de ensino apenas o CNSF se manteve em funcionamento. O corte teve início às 10 da manhã terminando ao final do dia. Este imprevisto deveu-se às obras de reabilitação de uma casa no centro histórico. Para superar esta situação o Colégio viu-se obrigado a encontrar soluções. Encheram-se garrafas e alguns ecopontos vazios com água.

Região de Leiria vai ao CNSF

Hoje, dia 11 de outubro, Patrícia Duarte, jornalista do Região de Leiria, fez uma apresentação, na aula de português, aos alunos do 8.º ano do Colégio de Nossa Senhora de Fátima. A sessão teve como objetivo mostrar a importância do jornalismo e o novo projeto do jornal, a aplicação "Repórter no mundo" que, por enquanto, apenas está disponível para Android. Os alunos acharam a app inovadora e bastante interessante, pois permite redigir notícias do seu interesse que podem ser publicadas no famoso jornal Região de Leiria.

Comunidades de energia - Portugal na vanguarda

Realizou-se dia 9.10 em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento a I Conferência de Comunidade de Energia. A organização da Cooperativa Coopérnico encheu o auditório Mariano Gago, para divulgar o que de mais actual existe sobre a possibilidade de geração e venda de energia de fontes renováveis. O diploma em promulgação que permitirá aplicar este conceito vem responder às aspirações de muitos condomínios e industrias que pretendem produzir a sua própria energia e vendê-la dentro de uma comunidade. Portugal é um dos primeiros países da Europa a legislar neste sentido. #comunidadesdeenergia

Conferência Missões de Apoio à Paz na Escola D. Dinis

Os alunos do sétimo ano do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Leiria, receberam uma aula de Cidadania fora do comum na manhã do dia 9 de outubro. Foi promovida pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes e contou com o apoio desta escola e da CML. Através da Major Susana Camponês e do Capitão Ricardo Borges ficaram a saber de duas missões no âmbito da ONU em que estes militares participarem na Colômbia e na República Centro Africana. A primeira procurou manter a diminuição da violência ao fim de 70 anos de guerra conseguida pelo Presidente da Colômbia que negociou a paz com os rebeldes. A segunda, desenvolvida pelos Comandos, procurou garantir a segurança das populações.

Portugal mostra em Paris o seu lado “slow”
Portugal mostra em Paris o seu lado “slow”

Será mesmo em frente à Basílica do Sacré Coeur, em Paris, que um stand de Portugal vai estar a promover um turismo… slow. O percurso do gosto, de que fazem parte o pão-de-ló, doces conventuais, bolachas e biscoitos, queijos, mel, compotas, licores, enchidos, fogaças e vinhos, quer cativar os mais de 500 mil visitantes que a Fête des Vendanges, em Montmartre movimenta de 11 a 13 de outubro. Portugal vai estar representado de norte a sul. “São 10 municípios e duas comunidades intermunicipais, que tornam esta presença portuguesa a maior de sempre”, adianta a lusodescendente Ana Sofia Oliveira da My Genuine Portugal, empresa responsável pela participação de Portugal no evento.

Planear as cidades com jogos de tabuleiro

Vamos planear cidades de forma divertida. No Mestrado em Planeamento Regional e Urbano - Universidade de Aveiro aceitaram o desafio. Vamos ver qual o resultado deste processo experimental de planeamento com as mãos na massa, com as mãos nos jogos! Para a semana em Aveiro! https://www.facebook.com/events/954939711524468/?ti=cl

Lusodescendentes no ensino superior português aumentaram 150% em 4 anos
Lusodescendentes no ensino superior português aumentaram 150% em 4 anos

O número de lusodescendentes candidatos ao ensino superior em Portugal aumentou 150 por cento em quatro anos, tendo este ano sido o mais concorrido da última década, segundo dados oficiais. De acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 483 emigrantes e lusodescendentes candidataram-se este ano a instituições de ensino superior portuguesas, na primeira fase do concurso, tendo ficado colocados 416 (86%. Os estudantes provêm de França, Brasil, Angola, Venezuela, Luxemburgo, Suíça, Macau, Moçambique e Estados Unidos. O ensino superior em Portugal tem um contingente reservado a filhos de emigrantes de 7% do total das vagas nacionais (cerca de 3.500 vagas).

App Repórter no Mundo apresentada a escuteiros do CNE Junta Regional Leiria-Fátima
App Repórter no Mundo apresentada a escuteiros do CNE Junta Regional Leiria-Fátima

Uma equipa do Região de Leiria esteve esta tarde à conversa com chefes de escuteiros do CNE Junta Regional de Leiria-Fátima, para falar sobre a produção de textos jornalísticos, a importância da fotografia e apresentar a app Repórter no Mundo.

Centro de Psicologia Aplicada do Exército comemora 59 anos

O Centro de Psicologia Aplicada do Exército, sedeado em Queluz, comemorou os seus 59 anos de existência no dia 26 de setembro. Um correspondente do Repórter do Mundo esteve lá e testemunhou a alegria do reencontro de antigos militares e civis que serviram nesta casa. O Coronel Santos Silva, diretor do Centro, agradeceu a presença de todos, referiu as principais atividades desenvolvidas no último ano na área do apoio psicológico, seleção, investigação, etc., agradecendo o empenho e dedicação dos seus colaboradores e prometeu continuar a trabalhar em prol do Exército. O major-general Jorge Reis, que presidiu a cerimónia, enalteceu o trabalho de excelência desenvolvido e salientou a sua importância na estrutura.

Catalunha e a luta não violenta

Às 6 da manhã a guardia civil irrompeu nas casas de 9 pessoas aos gritos de "todos al suelo". Numa dessas casas havia menores. Procuravam explosivos. Encontraram material que provavelmente serviria para construir explosivos para um provável ataque que mataria provavelmente centenas de pessoas. Este ataque se fará provavelmente quando seja publicada a sentença dos 9 políticos e líderes sociais independentistas que já cumprem dois anos de prisão preventiva. Como provavelmente uma parte importante da população não gostará da sentença, esta ação foi vista por uma parte como uma manobra para coibir a reação popular. Espanha segue sem oferecer uma solução política ao Povo Catalão.

Festa na Gândara dos Olivais

As festas populares ainda continuam a juntar muitas centenas de pessoas graças aos espetáculos musicais e aos "comes e bebes". No dia 22 de setembro atuaram os MSP e os NZK. A festa de Nossa Senhora dos Milagres, que se realizou este fim de semana na Gândara dos Olivais, tem inspiração religiosa e mantém a tradição da sua habitual missa, seguida da procissão com andores de oferendas. Apesar da crescente dificuldade em juntar pessoas para constituírem a Comissão de Festas, ainda continuam a existir voluntários que dão muito de si (muitos dias de trabalho) para manter esta tradição que constitui um convívio anual da população.

Uma conversa sobre corrupção

O canal Kukiacos TV ficou conhecido por ser propriedade da Igreja Maná, no entanto têm feito verdadeiro serviço público ao abordar temas de interesse geral, abordados com seriedade, independente e total liberdade. Foi assim que participei no programa "Isto é o povo a falar" dedicado ao tema da corrupção, que abordei na perspectiva cívica.

Procissão do Senhor Jesus dos Milagres

Ainda há procissões a sério no concelho de Leiria. A procissão do Senhor Jesus dos Milagres, que se realizou no dia 16 de setembro, nos Milagres, continua a juntar milhares de pessoas num culto com centenas de anos de tradição. O Presidente da CML Dr. Gonçalo Lopes, também participou na procissão. A igreja foi levantada em memória de um milagre do Senhor Jesus e começou a ser construída no ano de 1732. As obras iniciaram-se com esmolas recolhidas pela Confraria do Senhor de Jesus. Em 1750, o interior do edifício estava concluído. O gradeamento da galilé superior terminou já no final do séc. XIX, por intervenção do Arquiteto Korrodi.

A visita do Papa Francisco a Moçambique

Moçambique recebeu a visita do Papa Francisco entre o dia 4 e 6 de setembro de 2019. A visita foi muito bem organizada e decorreu conforme o planeado. No dia da chegada o Papa percorreu algumas ruas de Maputo até à Nunciatura que foi onde ficou alojado, que se encheram para o saudar e receber a sua bênção. Todos os momentos foram acompanhados por danças e cânticos que são a forma mais natural do Povo Moçambicano se expressar. No segundo dia fez uma visita oficial à residência do Presidente e de seguida dirigiu-se ao Pavilhão de Maxaquene onde teve um encontro com os jovens. De tarde visitou a Catedral de Maputo. No último dia foi a missa campal onde estiveram 60 mil pessoas.

300 dias de aforismos no blogue "Desartístico"

Estamos na era da informação rápida, partilhada em rede, imensamente efémera. Nesse sentido Micael Sousa propôs-se a escrever aforismos diários no seu blogue "Desartístico". Hoje atingiu as 3 centenas de criações diárias. Podem ler todos em: https://desartistico.blogspot.com/2019/09/pensamento-do-dia-300.html?m=0