O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
No dia 3 de abril prestou-se uma homenagem a Salgueiro Maia junto ao seu monumento em Santarém. Estiveram várias entidades presentes, nomeadamente os Presidentes da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e da Associação Salgueiro Maia (ASM). Proferiram-se vários discursos a enaltecer as virtudes de Salgueiro Maia e do seu papel preponderante no 25 de Abril. De seguida os Presidentes da CMS e da ASM colocaram flores junto ao monumento. A cerimónia terminou com os presentes a cantarem a célebre canção Grândola Vila Morena.
No dia 24 de março realizou-se uma conferência de imprensa na Câmara Municipal de Santarém para apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril. Esta apresentação foi feita pelos Dr. Ricardo Gonçalves, Dr. Nuno Domingos e pelo Dr. João Lopes. Este programa vai de 3 de abril a18 de junho e pretende aumentar a dimensão das comemorações do 25 de abril, envolver as associações e as escolas, recordar as causas da revolução, promover a liberdade e o respeito pelo outro e perceber como é que a cidade poderá beneficiar da notoriedade desta data. O Dr Domingos recordou a proposta da Associação Salgueiro Maia (ASM), aqui representada pelo TCOR Ley Garcia, para uma exposição em banda desenhada.
É normal ver agentes da autoridade (PSP) patrulhando a Av.M.de Pombal, rua abaixo rua acima com o caderninho debaixo do braço e distribuindo multas a quem eventualmente não recorreu à máquina para efetuar o devido pagamento... até concordo com tal atitude. Acontece que na babilónica Rua de Sá Miranda, que dista talvez um 50 mts da M.Pombal existem "n" viaturas permanentemente em transgressão pondo em perigo quem transita por essa via. Porquê a razão dessa rua não ser controlada como a vizinha Marquês de Pombal?

A cônsul de Portugal em Vancouver, no oeste do Canadá, considera que a província de Saskatchewan tem "algumas portas de comunicação com Portugal para reforçar a cooperação bilateral", após uma visita à região. "Quero destacar nos encontros que tive com vários ministros provinciais, a promoção de trocas comerciais, possíveis parcerias no sector tecnológico ligado à agricultura, entre outros, bem como oportunidades de cooperação com instituições do ensino superior na área da mobilidade internacional”, afirmou a diplomata que visitou pela primeira vez a província de Saskatchewan de 29 de novembro a 2 de dezembro. Marta Cowling está em funções no Canadá desde agosto de 2018.
A Associação Salgueiro Maia (ASM), participou na cerimónia de Tomada de Posse da Assembleia e da Câmara Municipal de Santarém que se realizou no dia 25 de outubro no Convento de São Francisco. Quer o Presidente da Assembleia, Joa**** Neto, quer o Presidente da Câmara, Ricardo Gonçalves, tomaram posse como reeleitos. Este último agradeceu aos Vereadores que terminaram os seus mandatos os seus contributos para o crescimento de Santarém e dirigiu-se aos que iriam assumir funções dizendo que contava com eles para preparar o futuro de Santarém em consonância com os valores de abril. São os valores de abril que a ASM procura preservar como forma de honrar a memória de Salgueiro Maia.
Leiria foi a cidade escolhida pela Contempla Trilhos para mudar a sua sede de Lisboa para Leiria, pelo dinamismo que esta cidade tem tido nos últimos anos e porque o seu novo Presidente da Direção, Ley Garcia, também é leiriense. A região de Leiria também já tinha sido escolhida para a visita dos parceiros europeus do projeto OPLICO no seu encontro em Portugal que se realizou antes da pandemia. Neste fim de semana, após um almoço convívio, realizou-se já na nova sede a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais para o triénio 2021-2024.

Júlio da Silva é natural de Amarante e vive na Suíça, onde é proprietário de um restaurante. É através da gastronomia portuguesa que dá a conhecer os produtos portugueses lá fora e, nas visitas a Portugal, aproveita para mostrar o território a suíços que viajam consigo. É um dos muitos casos de sucesso que a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas apontou na última visita à Suíça, que decorreu até sábado. “As comunidades também são importantes e os empresários da restauração para dar a conhecer a gastronomia e os produtos portugueses e até alavancar o turismo”, afirmou Berta Nunes. A governante também identificou problemas, como no ensino do português, que prometeu registar.
... isto é o rio Lis transformado numa autêntica lixeira no centro da cidade. Para quando um pouco de mais atenção e cuidado?
No dia 01 de julho, a Associação Salgueiro Maia (ASM) comemorou o 77º aniversário do nascimento do seu Patrono, Tenente Coronel Salgueiro Maia, com ações em várias localidades, nomeadamente em Castelo de Vide, onde está sepultado e, em Santarém, onde tem a sua sede na ex-Escola Prática de Cavalaria. Junto à estátua do herói do 25 de abril existente nesta cidade, o Tesoureiro da ASM João Caldeira colocou um ramo de flores logo de manhã. Pelas 10:30, os representantes da ASM Ley Garcia e António Alves e os da CMS, Presidente Dr. Ricardo Gonçalves, Vice-Presidente, Dra Inês Barroso e a Vereadora Dra Cristina Casanova homenagearam Salgueiro Maia com a colocação de uma coroa de flores.
No dia de Portugal também se comemoraram as obras de remodelação da sede da associação Carlotazinha, em Leiria, com um jantar convívio em honra dos mecenas que contribuíram para as mesmas. Com uma equipa coesa e bem integrada, liderada pela Fernanda Pereira, a Carlotazinha conseguiu fazer as obras, onde a sua Embaixadora, Sónia Pedrosa, teve um papel muito importante, e continuou a prestar apoio psicológico e a distribuir cabazes de alimentos a famílias carenciadas com o apoio das voluntárias. Com um espaço mais bonito, acolhedor e funcional, a Carlotazinha vai ministrar aqui o curso ADC Cuidador com o apoio da CML, de Formadores voluntários e com a certificação da Aidlearn.

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da Covid-19, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é apenas celebrado em território nacional. As comemorações no estrangeiro, que chegaram a estar previstas para Bruxelas, junto da comunidade portuguesa na Bélgica, foram canceladas. No seu primeiro ano de mandato, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo original de celebração do 10 de Junho, com cerimónias em território nacional e junto de comunidades emigrantes no estrangeiro. Por estes dias, os representantes dos órgãos de soberania encontram-se na Madeira e restringem a esse território as celebrações de uma das datas com maior significado para o país.
Foi no dia 29 de maio que se realizou a cerimónia de inauguração da sede da Associação Salgueiro Maia (ASM), em Santarém, num espaço da antiga Escola Prática de Cavalaria. Este local foi escolhido por ter sido de onde partiu a coluna de Salgueiro Maia no dia 25 de abril de 74, um Capitão de Abril cujo legado de valores esta associação pretende preservar. Entregaram-se diplomas de Sócios Honoríficos às câmaras municipais de Santarém, Castelo de Vide, Lisboa e Arruda dos Vinhos, à Prof. Natércia Salgueiro Maia e ao Coronel Garcia Correia, bem como um diploma de Sócio Benemérito à União de Freguesias da Cidade de Santarém. O Nuno Barroso e a Rafaela Albuquerque cantaram o hino nacional.

As condições especiais de acesso ao ensino superior em Portugal destinadas a emigrantes e seus familiares vão ser alargadas, no próximo ano letivo, a todos os lusodescendentes. De acordo com o Governo, o acesso ao ensino superior público passa a contemplar, o “contingente especial para candidatos emigrantes portugueses, familiares que com eles residam e lusodescendentes”. Estes candidatos vão preencher 7% da totalidade das vagas destinadas a provenientes das comunidades portuguesas. Em causa estão cerca de 3.500 vagas, em 34 instituições públicas e mais de 1.000 cursos, em todas as universidades e institutos politécnicos públicos.

Em 2020, 5.380 portugueses entraram na Alemanha com intenção desse fixarem naquele país, segundo dados do Statistisches Bundesamt Deutschland. Este organismo alemão contabilizou um total de 740.305 entradas de estrangeiros, tendo os portugueses representado 0.7% desse total. A emigração portuguesa para a Alemanha diminuiu 7% em 2020, por comparação com 2019, valores que vêm confirmar a tendência de decréscimo nos últimos anos, comum à maior parte dos destinos dos emigrantes portugueses, relevou o Observatório da Emigração.

O trabalho junto da comunidade portuguesa de Toronto inspirou Andrew Arruda para “revolucionar a indústria da advocacia” e o luso-canadiano é hoje proprietário de duas companhias avaliadas em milhões de dólares. “Foi a trabalhar junto da comunidade portuguesa que me inspirei para criar a minha primeira companhia. Porque as pessoas adoráveis e fantásticas trabalhadoras não podiam pagar aos advogados decidi criar a Ross Intelligence”, afirmou o advogado e empresário de 31 anos, filho de emigrantes provenientes de São Miguel (Açores). Neste momento, quer também deixar a sua marca no sector da Saúde através de uma nova empresa lançada oficialmente este mês: a “Automate Medical”.

As “Expectativas e experiências de regresso dos novos emigrantes portugueses: reintegração e mobilidades” estão a ser objeto de investigação. O estudo pressupõe a realização de um inquérito a cidadãos de nacionalidade portuguesa e/ou nascidos em Portugal, com 18 e mais anos, que tenham residido no estrangeiro e regressado para viver em Portugal a partir do ano 2000. Financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a investigação inclui elementos do CICS.Nova.Instituto Politécnico de Leiria, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do CIES, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Mais informações estão disponíveis na página online do Observatório daEmigração (observat

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, enalteceu na sua mensagem de Natal a “resiliência” dos portugueses espalhados pelo mundo que, na atual pandemia, estiveram “onde foram necessários, muitas vezes na linha da frente”. “A diáspora portuguesa revelou-se, uma vez mais, solidária e resiliente”, afirmou Berta Nunes, acrescentando: “Nos países onde residem, portugueses e lusodescendentes estiveram onde foram necessários, muitas vezes na linha da frente", a desempenharem funções essenciais à sociedade, nos hospitais, nos lares e em muitos outros serviços”. Sobre a distância que a pandemia impôs, a governante sublinhou que esta “afeta de forma desigual quem está longe".

Com mais de seis metros de altura e localizado no coração do Little Portugal de Toronto, o mural de Amália Rodrigues é motivo de orgulho para a comunidade portuguesa. É um projeto do empresário de Montreal Herman Alves, que começou, no último verão, com o objetivo de criar uma aldeia global virtual colocando 25 murais em pontos centrais da diáspora portuguesa no mundo. “Neste momento já temos quatro murais, em Porto de Mós (Portugal), Montreal (Quebeque), em Toronto e em Mississauga (Ontário)”, afirmou o empresário. Os murais em Toronto e em Mississauga foram inaugurados no passado dia 30 de outubro, com uma cerimónia simbólica. Foto: Amigos do Bairro Português de Montreal