O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.

O filme “Alma Viva”, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira e candidato de Portugal aos Óscares, em 2023, estreia-se na quinta-feira nas salas de cinema portuguesas. “Alma Viva” é a primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira. O filme, um microcosmo sobre laços familiares, emigração, misticismo e a cultura transmontana, foi integralmente rodado em Junqueira, concelho de Vimioso, onde a realizadora tem raízes maternas. “Alma Viva” centra-se em Salomé, uma menina, filha de emigrantes portugueses em França, que irá testemunhar a morte da avó e suspeita que esta foi envenenada por bruxaria por outra mulher da aldeia.
Até dia 8 de novembro, os jovens entre os 6 e os 22 anos, que gostem de cantar fado devem solicitar as respetivas fichas de inscrição no restaurante Nova Taverna do Fado (antigo Nora), na Zona Industrial da Marinha Grande. Segundo Amândio Oliveira, responsável pelo espaço, o evento visa “contribuir para a cultura local e homenagear, com paixão e alma, o nosso fado”.
Para celebrar o seu quarto aniversário, no dia 5 de outubro, em Santarém, a Associação Salgueiro Maia (ASM) realizou uma cerimónia na sua sede, onde o TCOR Ley Garcia deu as boas vindas aos convidados e associados, o COR Garcia Correia transmitiu umas palavras alusivas ao evento e o COR Andrade da Silva explicou os projetos da ASM em curso. Entregaram-se ainda diplomas de reconhecimento do mérito a alguns associados. Esta associação que pretende prestigiar a memória de Salgueiro Maia e manter vivos os valores de Abril de 74, depositou uma coroa de flores junto ao monumento de Salgueiro Maia com a participação do Dr João Leite, e da Dra Helena Esteves, representantes das CMS e CMCV.
Na Batalha, mas em tempo de paz, realizou-se o Concerto do Condestável pela Banda Sinfónica do Exército, integrado nas festas do Município da Batalha. O espaço das Capelas Imperfeitas foi o escolhido para este concerto que evoca os feitos de D. Nuno Álvares Pereira na Batalha de Aljubarrota. Antes do mesmo celebrou-se um protocolo entre o Exército Português, o Município da Batalha, a Sociedade de História da Independência de Portugal e a Fundação da Batalha de Aljubarrota para a realização de um concerto anual que comemore a Batalha de Aljubarrota no dia 14 de Agosto.
No âmbito da comemoração dos 150 anos da Filarmónica Nossa Senhora da Piedade de Monte Redondo, reuniram os antigos maestros e antigos músicos, num concerto inédito que enchei por completo o local do espectáculo. Um concerto de grande beleza e versatilidade musical onde cada antigo maestro expoz o seu estilo musical. Parabéns. Venham mais 150 anos de boa música.
Peregrinar em Fátima, pelos diversos lugares onde Nossa Senhora de Fátima aparaceu, foi o que fizeram as crianças do 3° e 6° ano do Centro Catequetico do Souto da Carpalhosa, guiadas pelo seu Pároco Pe. José Baptista. Iniciámos com a via sacra até ao Calvário Húngaro, onde foi celebrada a Eucaristia, em seguida visitámos a Casa da Lúcia, e o local da primeira Aparição (o Poço) depois visitamos os valinhos (Loca do Cabeço), já no Santuário, a Capelinha das Aparições e a Basílica onde está sepultados a Lúcia e os Santos Francisco e Jacinta Marto. Foi uma visita muito especial que irá marcar de forma indelével as crianças e adultos que participaram.
A Associação Pro-Futuro da Escola Moita da Roda e Conqueiros, promoveu um dia aberto, para dar a conhecer a Escola aos pais dos alunos que queiram integrar esta escola no próximo ano lectivo. Foi um encontro de pais e filhos onde foram trocadas experiências e onde estive em exposição as profissões tradicionais, como o carpinteiro, o resineiro, a costureira e o apicultor. Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir à tosquia de uma ovelha. Parabéns pela iniciativa e que traga mais alunos à escola da Moita da Roda.
Na Assembleia realizada no mês passado no Parlamento, ficou estipulada a alteração dos exames finais para provas de aferição, ambas em Português e Matemática.
Foram mais de 100 os Gandarenses que se reuniram num jantar no dia 30 de abril, permitindo o reencontro de alguns amigos que não se viam há dezenas de anos. Tendo em comum o facto de residirem ou terem residido na Gândara dos Olivais, este grupo, só de homens, envolveu pelo menos três gerações. O encontro permitiu reavivar memórias de infância e reestabelecer contatos num convívio muito agradável que se repetirá no próximo ano.
No dia 10 de abril realizou-se a Reabertura da "Praça das Hortênsias" e Rua 28 de Maio, em Monte Real, que contou com uma missa e a benção da Praça O Presidente da CML e a Presidente da União de Freguesias de Monte Real e Carvide agradeceram a presença das entidades militares, civis e religiosas e o trabalho dos que tornaram possível esta obra
No dia 3 de abril prestou-se uma homenagem a Salgueiro Maia junto ao seu monumento em Santarém. Estiveram várias entidades presentes, nomeadamente os Presidentes da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e da Associação Salgueiro Maia (ASM). Proferiram-se vários discursos a enaltecer as virtudes de Salgueiro Maia e do seu papel preponderante no 25 de Abril. De seguida os Presidentes da CMS e da ASM colocaram flores junto ao monumento. A cerimónia terminou com os presentes a cantarem a célebre canção Grândola Vila Morena.
No dia 24 de março realizou-se uma conferência de imprensa na Câmara Municipal de Santarém para apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril. Esta apresentação foi feita pelos Dr. Ricardo Gonçalves, Dr. Nuno Domingos e pelo Dr. João Lopes. Este programa vai de 3 de abril a18 de junho e pretende aumentar a dimensão das comemorações do 25 de abril, envolver as associações e as escolas, recordar as causas da revolução, promover a liberdade e o respeito pelo outro e perceber como é que a cidade poderá beneficiar da notoriedade desta data. O Dr Domingos recordou a proposta da Associação Salgueiro Maia (ASM), aqui representada pelo TCOR Ley Garcia, para uma exposição em banda desenhada.
É normal ver agentes da autoridade (PSP) patrulhando a Av.M.de Pombal, rua abaixo rua acima com o caderninho debaixo do braço e distribuindo multas a quem eventualmente não recorreu à máquina para efetuar o devido pagamento... até concordo com tal atitude. Acontece que na babilónica Rua de Sá Miranda, que dista talvez um 50 mts da M.Pombal existem "n" viaturas permanentemente em transgressão pondo em perigo quem transita por essa via. Porquê a razão dessa rua não ser controlada como a vizinha Marquês de Pombal?

A cônsul de Portugal em Vancouver, no oeste do Canadá, considera que a província de Saskatchewan tem "algumas portas de comunicação com Portugal para reforçar a cooperação bilateral", após uma visita à região. "Quero destacar nos encontros que tive com vários ministros provinciais, a promoção de trocas comerciais, possíveis parcerias no sector tecnológico ligado à agricultura, entre outros, bem como oportunidades de cooperação com instituições do ensino superior na área da mobilidade internacional”, afirmou a diplomata que visitou pela primeira vez a província de Saskatchewan de 29 de novembro a 2 de dezembro. Marta Cowling está em funções no Canadá desde agosto de 2018.
A Associação Salgueiro Maia (ASM), participou na cerimónia de Tomada de Posse da Assembleia e da Câmara Municipal de Santarém que se realizou no dia 25 de outubro no Convento de São Francisco. Quer o Presidente da Assembleia, Joa**** Neto, quer o Presidente da Câmara, Ricardo Gonçalves, tomaram posse como reeleitos. Este último agradeceu aos Vereadores que terminaram os seus mandatos os seus contributos para o crescimento de Santarém e dirigiu-se aos que iriam assumir funções dizendo que contava com eles para preparar o futuro de Santarém em consonância com os valores de abril. São os valores de abril que a ASM procura preservar como forma de honrar a memória de Salgueiro Maia.
Leiria foi a cidade escolhida pela Contempla Trilhos para mudar a sua sede de Lisboa para Leiria, pelo dinamismo que esta cidade tem tido nos últimos anos e porque o seu novo Presidente da Direção, Ley Garcia, também é leiriense. A região de Leiria também já tinha sido escolhida para a visita dos parceiros europeus do projeto OPLICO no seu encontro em Portugal que se realizou antes da pandemia. Neste fim de semana, após um almoço convívio, realizou-se já na nova sede a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais para o triénio 2021-2024.

Júlio da Silva é natural de Amarante e vive na Suíça, onde é proprietário de um restaurante. É através da gastronomia portuguesa que dá a conhecer os produtos portugueses lá fora e, nas visitas a Portugal, aproveita para mostrar o território a suíços que viajam consigo. É um dos muitos casos de sucesso que a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas apontou na última visita à Suíça, que decorreu até sábado. “As comunidades também são importantes e os empresários da restauração para dar a conhecer a gastronomia e os produtos portugueses e até alavancar o turismo”, afirmou Berta Nunes. A governante também identificou problemas, como no ensino do português, que prometeu registar.
... isto é o rio Lis transformado numa autêntica lixeira no centro da cidade. Para quando um pouco de mais atenção e cuidado?