O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.

A bandeira de Portugal é içada este sábado, dia 9, no Queen Square, em Cambrigde, Canadá. A atividade é promovida pelo Clube Português de Cambrigde e tem início às 11 horas locais, com saída do Galt Arena no Shade St, em direção ao monumento português existente em Queen Square. No trajeto, será escutado o hino de Portugal. O músico Fernando Correia Marques será um dos artistas convidados para o arraial, a partir das 14 horas (locais).

O monumento construído pelos portugueses em Champigny-sur-Marne, perto de Paris, de homenagem a um autarca francês que ajudou os emigrantes nas décadas de 1960/1970, é um dos cenários das comemorações do Dia de Portugal em França. “Este ano e daqui em diante, vamos comemorar o Dia de Portugal em frente ao monumento no Parque do Planalto de Champigny-Sur-Marne”, garante Valdemar Francisco, leiriense que preside à associação Les Amis du Plateau. Leia mais em https://goo.gl/swTjAK.

Foi com grande consternação que a população da Maceira, Marrazes e Monte Redondo, Leiria, recebeu a notícia da morte do padre Marco Brites. O corpo foi encontrado ontem de manhã, na praia das Valeiras, situada entre Água de Madeiros e S. Pedro de Moel, sem sinais de ferimentos. Leia a notícia em https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/morte-inesperada-do-padre-da-maceira/
Só falta mesmo o bom tempo e os veraneantes. A praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, tem tudo a postos, para o início da época balnear. Os caixotes do lixo estão no areal e os nadadores-salvadores também.

Crianças das escolas de Leiria participam esta sexta-feira, na final do espectáculo Crianças ao palco. Na praça Rodrigues Lobo, em Leiria, a partir das 21 horas.
Quando o estacionamento escassa, por vezes, fazem-se manobras que pensamos à partida impossíveis. A prova está na foto, com o condutor do carro cinzento a ocupar um espaço livre.
Na tarde da última quarta-feira foi instalada uma casa de madeira no rio Lis para abrigar os patos que ali vivem. A casa foi oferta de um munícipe à cidade e aos patos. Agora, com as pequenas construções flutuantes, os animais já podem ter abrigo e alimento.

A exposição Rostos da Mia está patente na entrada da ESECS, no IPLeiria. Um conjunto de obras onde o rosto é o principal elemento.
Neste dia, também estão em execução obras de requalificação na rua principal do Coimbrão (EN 109-9) para colocação de condutas de águas pluviais, pré-ligação para fibra ótica e passeios.
Não é insólito seguramente, mas, depois de uma poda severa um damasqueiro criou um dos seus frutos num tronco.

A trinta minutos da meia noite, Leiria ficou iluminada com o fogo de artifício que anuncia o feriado municipal
Uma manilha que espera a sua vez para ser utilizada, parece uma grande janela para o novo jardim. A obra ainda agora começou, mas já se podem observar pequenos pormenores, o local do espelho de água, já é visivel.

Uma carrinha cheia de porcos coloridos está a circular pelas estradas de Leiria. O veículo faz parte da organização do Pigs Festival Rock, evento que vai acontecer nos próximos dias 8 e 9 de junho, em Moinhos de Carvide, Leiria. Além dos porcos coloridos e de vários tamanhos, haverá também uma guerra de balões de água para limpar os porcos mais sujos.
A primeira Game Dev Talk realizada pelos estudantes do Núcleo de Jogos da Licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da ESTG/IPLeiria. Vários assuntos passaram por lá, desde Inteligência Artificial, Fotogrametria, Realidade Aumentada e Concept Art. Os estudantes estão também a realizar o Playria que se realizará dia 26 de maio, em conjunto com a CML onde estarão presentes youtubers, produtores de jogos, entre outros.
Inverteram-se as posições, carros nos passeios, peões na estrada. A feira é a grande atração do mês de maio. Traz à cidade milhares de pessoas e não vêm a pé.
Uma das cerimónias mais esperadas por estudantes e familiares dos mesmos, ocorreu este sábado. É um dos poucos momentos em que as famílias se deslocam à escola para acompanhar os jovens familiares. Alguns destes já recebem as pastas há alguns anos consecutivos, nunca terminando o curso.
Obra quase concluída. Faltam os últimos retoques. Já se circula na nova ponte. Os constrangimentos à circulação, fazem já parte do passado.
Passar nas traseiras do Convento de Santo Agostinho é dar de caras com uma tenda de campismo que há já alguns meses ali se encontra. Pertence a um Sem Abrigo que terá encontrado naquele metro quadrado de terreno a paz necessária para viver e pernoitar. Consta que já recebeu apoio no sentido de se arranjar uma alternativa mais digna e segura mas recusou sempre essa hipótese. Responde sempre da mesma forma: "Obrigado mas não quero. Esta é a minha casa"