O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Temperatura alta, a rondar os 30º, sem vento e fim de semana. Vamos à praia. Muito bom para começar a época balnear. E o apoio de praia do Casal Ventoso, na Praia do Pedrógão, em Leiria, está quase pronto.
O Ismael Teixeira não é bem luso-descendente na definição stricto sensu do termo, mas um daqueles orfãos de pai vivo (tão bem descrito na literatura da Isabel Mateus), já que o pai foi emigrante em França toda a vida e ele foi educado em Portugal com a mãe e restantes irmãos. Por solidariedade, vamos là então rezar todos por ele ...e luso-franceses de Nice e arredores, toca a apoia lo este fds durante os treinos e prova! Ismael Teixeira, estamos contigo!!!!!!

Foi dos primeiros caminhos pedestres implementados na região e está novamente ativo. O percurso pedestre Caminho do Xisto do Casal de São Simão (PR1 FVN), em Figueiró dos Vinhos, foi reaberto ao público, na última semana, depois de o incêndio de junho de 2017 ter danificado parte da sinalização do percurso. Quase um ano depois, foi feita uma revisão da rota, ao nível do percurso e da segurança, com instalação de corrimões e passadiços, bem como uma ação de limpeza e melhoramento ao longo de toda a rota. O trajeto tem 5,1 km, dificuldade média e demora cerca de 2h30 a ser concluído, possibilitando ainda um refrescante banho nas Fragas de São Simão, lugar ímpar na região.

Samuel Martins trabalha na Fundação Bill & Melinda Gates, desde 2013, e não podia sentir-se mais motivado. O seu quotidiano em Seattle, nos Estados Unidos, é feito de aprendizagens e de decisões com forte impacto na vida das pessoas. O maior desafio? Colocar as pessoas a trabalhar em equipa e num ambiente em que consigam revelar todo o seu talento. Natural de Porto de Mós, pondera regressar um dia a Portugal se lhe surgir "um trabalho desafiante, onde possa ter um impacto bastante positivo na vida das pessoas". Leia a entrevista na íntegra aqui: https://bit.ly/2tstQBR
A edição de hoje do Jornal dos Desportos, único diário desportivo em Angola, dá destaque à prestação da Seleção Portuguesa de Futebol no jogo de ontem, frente aos marroquinos. Aliás, o tema marca igualmente presença nos meios digitais locais, sempre com destaque para o capitão de equipa, Cristiano Ronaldo.
Em inúmeros locais de Timor-Leste muitos portugueses juntam-se aos irmãos timorenses para assistir aos jogos do Mundial. Momentos de união e emoção são partilhados por povos de duas nações que vivem intensamente cada partida de futebol. Bandeiras no ar, lágrimas de emoção e apitos de mota tornam estes momentos ímpares. Quem os vive, recordará para sempre o apoio transmitido por este povo que, em cada vitória, nos abraça e saúda com uma alegria contagiante .

A maior, mais antiga e mais prestigiada fundação, que atribui bolsas de estudos da Alemanha, selecionou o jovem Fábio Domingues Vinagre, com raízes familiares na Burinhosa, freguesia de Pataias e Martingança, com uma bolsa na Studienstiftung des deutschen Volke. O aluno de Engenharia Mecânica, Hidráulica e Construção de Máquinas, de 24 anos, tornou-se um dos poucos jovens a conseguir este feito. O processo de seleção é extremamente rigoroso e apenas os alunos que sejam considerados promessas profissionais são escolhidos. Leia mais em https://bit.ly/2K6cQIM.

Depois de 31 anos a viver na Suíça, Fátima e Fernando Dionizio regressaram a terras lusas com um projeto: no lugar do restaurante Fio d’Azeite, na Estrada dos Marinheiros, em Leiria, abrir “La Table Ronde”, restaurante de cozinha mediterrânea. Na bagagem, Fernando, que já trabalhava no ramo da restauração, traz o know-how das especialidades mediterrâneas, especialmente da gastronomia italiana e francesa. Leia mais sobre este novo espaço aqui: https://bit.ly/2lkzrqp
Em dia de jogo de PORTUGAL contra Marrocos, Carlos Vieira continuou espalhar a Paz de Leiria a Quint-Fonsegrives por terras espanholas. Foi mais um dia de luta e muito suor. "Cansado, mas feliz!", comentou o ciclista leiriense após a sua chegada à cidade Monumental. A subida até Salamanca foi efectuada tendo o Rio Jerte ao seu lado. O Campeão leiriense parou durante esta etapa para almoçar e poder assim assistir à vitória árdua do Campeão Europeu frente aos marroquinos.

Nasceu e cresceu em Leiria, licenciou-se em Londres e está a tirar o mestrado em Paris. Eduardo Lopes encontra diferenças significativas entre estas duas cidades, mas conta que se está a adaptar bem à vida parisiense e que há aspetos da cidade que o encantam. Regressar a Leiria não está, para já, nos seus planos deste jovem de Regueira de Pontes. A estudar Assuntos Europeus, prevê que o seu futuro passe por Bruxelas ou outra capital europeia. Leia esta história aqui: https://bit.ly/2JV6P5C
Quando Portugal joga, a cidade pára. Seja por terras lusas, seja no estrangeiro. A emoção de sentir os nervos à flor da pele, acredito que seja ainda mais intensa lá fora, quando o dever nos obriga a ausentar do nosso querido Portugal. Nunca assisti a um campeonato do mundo de futebol lá fora, mas acredito que o sentimento seja tão ou mais intenso que aquele que experimentei no Dia de Portugal. O futebol une os portugueses, seja cá dentro, seja lá fora. No estrangeiro ou em Portugal, estamos juntos!!

A Nazaré e Siófok, na Hungria, estão a estudar uma geminação com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e desportivo entre ambas. A proximidade entre os dois municípios teve início na primeira edição da Euro Winners Cup, em futebol de praia, e aprofundou-se nas últimas semanas com a segunda edição do evento de praia. “É uma cidade húngara, a cerca de 120 km de Budapeste, e à beira do Lago Balaton, e da mais importante estância turística daquele país, que vê na Nazaré um belíssimo exemplo de promoção internacional e a seguir. Também assim afirmamos o nosso concelho”, disse Walter Chicharro, autarca da Nazaré.
Hoje saí mais cedo do trabalho para ver o jogo. Ao contrário do primeiro jogo que vi num recinto gigante onde estavam muitos portugueses, este foi num pequeno bar meio vazio devido ao horário. Estava a gritar golo quando entra uma senhora com uma bandeira portuguesa. Ficámos logo apresentadas. Família portuguesa. Depois gritámos e sofremos as duas. Muito. O futebol é fantástico.
Na 3ª Etapa "Pedalar pela Paz de Leiria a Quint-Fonsegrives", Carlos Vieira enfrentou uma etapa duríssima. Sendo esta uma das mais longas e quentes, o ciclista e a sua "máquina" passaram pela Serra de San Pedro, com planícies de perder de vista. Carlos Vieira esteve junto ao famoso Rio Tejo e vontade para se refrescar naquelas águas não faltou. Esta quarta-feira seguiu-se uma nova etapa até Salamanca, onde o grande campeão assistiu e torceu pela NOSSA SELECÇÃO frente a Marrocos (país que já contou com a sua visita). FORÇA CAMPEÃO! FORÇA PORTUGAL!
Em Angola assiste-se ao Mundial de Futebol um pouco por toda a parte, e o litoral sul não é exceção. Defronte à praia do Namibe, na província com o mesmo nome e que alberga o deserto mais antigo do Mundo, fomos encontrar um português, “Homem do Norte”, de cachecol luso ao alto. Foi no Clube Naútico Moçamedes que Vitor Peixoto, de passagem pelo Namibe em trabalho, assistiu à vitória da Seleção Portuguesa frente à Marroquina com o cachecol que o tem acompanhado sempre nesta viagem.

As portas do Estádio Municipal de Leiria voltaram a abrir-se para transmitir um jogo da seleção portuguesa no Mundial da Rússia. Centenas de pessoas, dispersas pelo relvado e pelas bancadas, aproveitaram a oportunidade para acompanhar o jogo frente à equipa de Marrocos e para fazer um almoço diferente.
Mais um excelente jogo, acompanhado por um cafezinho e pastel de nata! Na pastelaria Daily Cakes, em Roterdão.
O segundo desafio de Portugal no Mundial de Futebol acontece num dia laboral, mas nem assim há motivo para perder o jogo. Portugueses e Angolanos torcem pela Selecção das Quinas em almoços-convívio por Luanda, e não só. A cerca de 20 quilómetros de Luanda, em Benfica, na Zona da Via Expressa, encontrámos à mesa Portugueses e Angolanos que aproveitaram a hora de almoço para ver o jogo e apoiar a Selecção Portuguesa. O Restaurante Dendê tem gerência Portuguesa e, como não podia deixar de ser, na ementa de hoje há um prato que se destaca: Dobrada com Feijão, em homenagem aos lusos que por ali param.