O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Com o Tour de France à porta é impossível não me lembrar da bicicleta. E não sentir saudades da minha Giant. Em 2011, voltei a França para participar na Ardéchoise (um encontro de cicloturistas) e, dessa vez, subir também o Alpe d’Huez. São 14 km de muito sofrimento, logo no início com mais de 10% de inclinação. E são 21 curvas que nos deixam sem pernas, sem pulmões, quase sem sentidos. Numa infindável contagem decrescente, lá chegamos à 17ª curva onde está o nome de Joaquim Agostinho, mal escrito, infelizmente. Em 1979, o ciclista português venceu ali a etapa do Tour. Era uma força da natureza. Faltava-lhe a técnica e, por se ter iniciado tarde na modalidade, era conhecido como “emigrante da bicicleta”. Isso, porém, não o impediu de vencer.
Foi a primeira vez que viajei até à República Dominicana e confesso que estava muito entusiasmada, era um destino que há muito queria visitar. Num dos dias optámos por sair do hotel e fazer uma viagem até Bávaro, de boogies, onde passámos por praias e até fomos visitar grutas, de água gelada, mas de uma beleza incrível. No entanto, no meio de toda esta aventura, das praias paradisíacas, das grutas, entre outros, aquilo que mais me fascinou foram as crianças locais, de tenra idade, que se encontravam nos troços dos caminhos, com a mão no ar, à espera de um “high five” que lhes fazia claramente o dia. O sorriso delas sim foi impagável (é pena é que não existam registos desse momento).

Chama-se Catarina de Albuquerque, tem 48 anos, e será, a partir de 3 de setembro, a nova diretora-executiva (CEO) da estrutura ‘Saneamento e Água para Todos ‘ [‘Sanitation and Water for All (SWA)’], da UNICEF. O processo de seleção durou cerca de cinco meses e a jurista portuguesa ultrapassou os outros 199 candidatos ao cargo. É a primeira presidente-executiva do organismo, o lugar mais alto ocupado por um português, na atualidade. Catarina Albuquerque era diretora-executiva da SWA desde 2015 e muda-se agora para os Estados Unidos da América. “Estou honrada por ter sido selecionada para liderar esta parceria multifacetada e entusiasmante", disse, no comunicado, divulgado pela SWA.
Conheci os meus melhores amigos aqui nos desportos de aventura. Chama-se Ebrahim, mas toda a gente o trata por Eby, tem 32 anos, é emirati e trabalha para o governo em qualquer coisa importante de que nunca fala. Apaixonado pelos desportos de aventura, tive o privilégio de o ter como guia nalgumas atividades por aqui, como canyoning, acampamentos no deserto e muito montanhismo. É montanhista certificado (fez a formação no Alaska). É de uma boa disposição contagiante e está sempre pronto a encorajar os outros a lutar contra os seus medos e não conhecer limites. Casou, num casamento arranjado e divorciou-se. Explicou-me um dia: a minha mulher deu-me a escolher entre o jeep e ela...
Quando fui dar aulas para Londres, conheci pessoas com o meu sobrenome do Sri Lanka e da Malásia. Fiquei muito surpreendida. Depois de tantos séculos, ainda vivemos nessas terras longínguas. Vivem os edifícios que edificámos, as memórias históricas e linguísticas. Visitei o Sri Lanka, a Taprobana de Camões. Uma ilha linda, verde de gente afável e pacífica e comida picante. Fui da capital, Colombo, de comboio até Kandy. Visitei variados templos, na ilha coexistem várias religiões. Desce depois até Galle, no sul, onde existe ainda o forte construído por nós e ampliado pelos holandeses. Imagino os olhares maravilhados dos nossos marinheiros ao aportarem nestas paragens paradisíacas.
Nos diversos distritos de Timor-Leste iniciou-se uma Campanha de Imunização contra o sarampo, rubéola e poliomielite. Esta decorre entre o dia 2 e 14 de julho e destina-se a todas as crianças nascidas em 2013. Este programa contribui para uma grande mudança na saúde das crianças timorenses e é um passo importante no futuro desta nação. No distrito de Liquiçá, o lançamento da campanha foi na escola CAFE. Os professores dessa escola ficaram orgulhosos por poder fazer parte deste momento.
Decorreu este fim de semana mais uma recriação histórica da feira à moda antiga. Centenas de figurantes oriundos das diversas associações culturais da freguesia deram a conhecer a miúdos e graúdos os sabores, tradições, os divertimentos, usos e costumes da época do antigamente. Uma experiência a repetir.
Aconteceu este domingo, organizada pela Associação das Várzeas a quarta regata no Rio Lis. Cerca de 12 jangadas fizeram um passeio belo pelo Rio Lis, observadas por centenas de pessoas que, nas margens, viram as "piruetas" dos participantes. O objectivo foi promover a criatividade e sobretudo o divertimento.
Este fim de semana decorreu no Jardim Olímpio Alves, em Monte Real, o certame anual das tasquinhas. Foram centenas de visitantes que saborearam os diversos petiscos servidos pelas associações. A destacar ainda, o Centro Social e Infantil que abriu as portas à comunidade e as Irmãs Clarissas que apresentaram os seus licores conventuais. Valeu a pena.
Quem vai ao Lubango, província da Huíla, pela primeira vez não fica indiferente às “Mumuilas”. São mulheres pertencentes à tribo Mumuila, oriunda daquela província, que usam colares de missangas e pulseiras, andam com os seios destapados e colocam no cabelo uma pasta feita de sementes, estrume de vaca e gordura do leite. Segundo explicam, para ter “cabelo bonito” e evitar os piolhos, já que não lavam a cabeça. Comunicam entre si num idioma próprio e a sua principal atividade é a criação de gado. As Mumuilas chamam a atenção de turistas e visitantes mas não se deixam fotografar. Se tiver algo para oferecer em troca, principalmente dinheiro, elas irão seguramente fazer as melhores poses.
A Junta de Freguesia de Monte Real organiza este fim de semana em parceria com as associações e clubes da freguesia, as suas tasquinhas. Vão ser três dias de muita festa, muitos sabores e muita cor. Neste fim de semana de S. Pedro não podia faltar a celebração dos Santos Populares e o aniversário da vila, no dia 1 de julho.

Já abriu ao público a Piscina-Mar da Figueira da Foz,depois de terem sido realizadas, pela autarquia, as obras necessárias para garantir as condições de utilização de higiene, salubridade e segurança, O horário de funcionamento é das 10 horas às 19h30, e as entradas são gratuitas para crianças até aos quatro anos, custando três euros entre os cinco e os 12 anos (dois euros a partir das 16h30) e seis euros para maiores de 12 anos (quatro euros a partir das 16h30). A piscina dispõe de serviço de cafetaria e snack-bar (concessionado), balneários, espreguiçadeiras e chapéus-de-sol. O edifício foi considerado, em 2002, pelo seu interesse arquitetónico, património de interesse público.
Inovação, empreendedorismo e marketing digital são as palavras de ordem, durante dois dias, 29 e 30 de junho, em Leiria. O Teatro José Lúcio da Silva recebe a 2ª edição da maior conferência de marketing digital e empreendedorismo em Portugal. Entre hoje e amanhã os entusiastas destas áreas do conhecimento estão convidados a ouvir conselhos, partilhar ideias e alargar a sua rede de conhecimentos.
A FILDA está de volta! A 34ª edição da Feira Internacional de Luanda – FILDA 2018 acontece já no próximo mês, de 10 a 14 de julho, na ZEE- Zona Económica de Luanda, sob o lema “Diversificar a Economia, Desenvolver o Sector Privado”. São esperados mais de 350 expositores, oriundos de 13 países, entre os quais Portugal, Suécia, Itália, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Rússia, África do sul, Gana, Moçambique, Uruguai, Brasil e EUA, durante cinco dias numa área de 28 mil m2 de exposição. nacionais e estrangeiros. Como não podia deixar de ser, o Repórter no Mundo estará nos bastidores para lhe dar conta de tudo! Programa disponível em http://filda.co.ao/programa-filda-2018/

O passaporte eletrónico português vai incluir uma vinheta em braille, uma medida inovadora na União Europeia que permitirá aos cidadãos com deficiência visual identificar nome, número e data de validade do documento, anunciou o SEF. Esta nova funcionalidade do passaporte eletrónico português foi apresentada durante uma cerimónia que assinalou os 42 anos de existência do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Portugal torna-se no primeiro país europeu com este documento. “Pequenos passos como este vão permitir às pessoas mais e melhor autonomia”, disse Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, torna-se hoje no quinto cardeal português do século XXI e segundo a ser designado pelo Papa Francisco. A cerimónia decorre esta tarde no Vaticano e o bispo de Leiria-Fátima será o único português numa lista de 14 novos cardeais hoje criados. Portugal está representado no Colégio Cardinalício por três cardeais: Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito, ambos eleitores para o papado, e José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas
O lusodescendente Davy Ramos criou um "mordomo" com inteligência artificial que promete ajudar nas tarefas de casa e que, segundo o criador, com origens em Torres Vedras, "as pessoas podem aproveitar de outra maneira o tempo que gastavam nessas tarefas". Este sistema inovador aprende as rotinas diárias dos residentes permitindo aos mesmos economizar num bem cada vez mais precioso nos dias de hoje - o tempo. Esta inovação já conquistou a multinacional Apple que pretende comercializar o produto em todo o mundo a partir de 2019. Mais uma vez, se realça o talento dos nossos portugueses que conseguem marcar a diferença além fronteiras. Siga toda a informação em http://www.facebook.com/mysmartjarvis
No domingo, dia 1 de Julho, será no adro da Igreja do Souto da Carpalhosa organizado, pela Junta de Freguesia, mais uma vez a Feira Antiga. Os "feirantes" vestidos a rigor venderão os produtos tradicionais da terra. Haverá espetáculos com ranchos folclóricos: Flores da Primavera, da Ortigosa; Rancho Folclórico Juventude Amiga dos Conqueiros e Rancho Folclórico do Souto da Carpalhosa. Artesanato e alguns animais completarão os elementos da feira.