Gente do mundo

Conheci os meus melhores amigos aqui nos desportos de aventura. Chama-se Ebrahim, mas toda a gente o trata por Eby, tem 32 anos, é emirati e trabalha para o governo em qualquer coisa importante de que nunca fala. Apaixonado pelos desportos de aventura, tive o privilégio de o ter como guia nalgumas atividades por aqui, como canyoning, acampamentos no deserto e muito montanhismo. É montanhista certificado (fez a formação no Alaska). É de uma boa disposição contagiante e está sempre pronto a encorajar os outros a lutar contra os seus medos e não conhecer limites. Casou, num casamento arranjado e divorciou-se. Explicou-me um dia: a minha mulher deu-me a escolher entre o jeep e ela...

Taprobana

Quando fui dar aulas para Londres, conheci pessoas com o meu sobrenome do Sri Lanka e da Malásia. Fiquei muito surpreendida. Depois de tantos séculos, ainda vivemos nessas terras longínguas. Vivem os edifícios que edificámos, as memórias históricas e linguísticas. Visitei o Sri Lanka, a Taprobana de Camões. Uma ilha linda, verde de gente afável e pacífica e comida picante. Fui da capital, Colombo, de comboio até Kandy. Visitei variados templos, na ilha coexistem várias religiões. Desce depois até Galle, no sul, onde existe ainda o forte construído por nós e ampliado pelos holandeses. Imagino os olhares maravilhados dos nossos marinheiros ao aportarem nestas paragens paradisíacas.

Campanha de Vacinação Nacional de Imunização Sarampo, rubéola e poliomielite

Nos diversos distritos de Timor-Leste iniciou-se uma Campanha de Imunização contra o sarampo, rubéola e poliomielite. Esta decorre entre o dia 2 e 14 de julho e destina-se a todas as crianças nascidas em 2013. Este programa contribui para uma grande mudança na saúde das crianças timorenses e é um passo importante no futuro desta nação. No distrito de Liquiçá, o lançamento da campanha foi na escola CAFE. Os professores dessa escola ficaram orgulhosos por poder fazer parte deste momento.

Feira Antiga no Souto da Carpalhosa

Decorreu este fim de semana mais uma recriação histórica da feira à moda antiga. Centenas de figurantes oriundos das diversas associações culturais da freguesia deram a conhecer a miúdos e graúdos os sabores, tradições, os divertimentos, usos e costumes da época do antigamente. Uma experiência a repetir.

Regata no Rio Lis

Aconteceu este domingo, organizada pela Associação das Várzeas a quarta regata no Rio Lis. Cerca de 12 jangadas fizeram um passeio belo pelo Rio Lis, observadas por centenas de pessoas que, nas margens, viram as "piruetas" dos participantes. O objectivo foi promover a criatividade e sobretudo o divertimento.

Tasquinhas Monte Real

Este fim de semana decorreu no Jardim Olímpio Alves, em Monte Real, o certame anual das tasquinhas. Foram centenas de visitantes que saborearam os diversos petiscos servidos pelas associações. A destacar ainda, o Centro Social e Infantil que abriu as portas à comunidade e as Irmãs Clarissas que apresentaram os seus licores conventuais. Valeu a pena.

Tribo Mumuila capta o olhar de estrangeiros

Quem vai ao Lubango, província da Huíla, pela primeira vez não fica indiferente às “Mumuilas”. São mulheres pertencentes à tribo Mumuila, oriunda daquela província, que usam colares de missangas e pulseiras, andam com os seios destapados e colocam no cabelo uma pasta feita de sementes, estrume de vaca e gordura do leite. Segundo explicam, para ter “cabelo bonito” e evitar os piolhos, já que não lavam a cabeça. Comunicam entre si num idioma próprio e a sua principal atividade é a criação de gado. As Mumuilas chamam a atenção de turistas e visitantes mas não se deixam fotografar. Se tiver algo para oferecer em troca, principalmente dinheiro, elas irão seguramente fazer as melhores poses.

Este fim de semana há tasquinhas em Monte Real

A Junta de Freguesia de Monte Real organiza este fim de semana em parceria com as associações e clubes da freguesia, as suas tasquinhas. Vão ser três dias de muita festa, muitos sabores e muita cor. Neste fim de semana de S. Pedro não podia faltar a celebração dos Santos Populares e o aniversário da vila, no dia 1 de julho.

Piscina de mar na Figueira da Foz abre ao público
Piscina de mar na Figueira da Foz abre ao público

Já abriu ao público a Piscina-Mar da Figueira da Foz,depois de terem sido realizadas, pela autarquia, as obras necessárias para garantir as condições de utilização de higiene, salubridade e segurança, O horário de funcionamento é das 10 horas às 19h30, e as entradas são gratuitas para crianças até aos quatro anos, custando três euros entre os cinco e os 12 anos (dois euros a partir das 16h30) e seis euros para maiores de 12 anos (quatro euros a partir das 16h30). A piscina dispõe de serviço de cafetaria e snack-bar (concessionado), balneários, espreguiçadeiras e chapéus-de-sol. O edifício foi considerado, em 2002, pelo seu interesse arquitetónico, património de interesse público.

Think Conference acontece em Leiria

Inovação, empreendedorismo e marketing digital são as palavras de ordem, durante dois dias, 29 e 30 de junho, em Leiria. O Teatro José Lúcio da Silva recebe a 2ª edição da maior conferência de marketing digital e empreendedorismo em Portugal. Entre hoje e amanhã os entusiastas destas áreas do conhecimento estão convidados a ouvir conselhos, partilhar ideias e alargar a sua rede de conhecimentos.

FILDA está de volta a Luanda

A FILDA está de volta! A 34ª edição da Feira Internacional de Luanda – FILDA 2018 acontece já no próximo mês, de 10 a 14 de julho, na ZEE- Zona Económica de Luanda, sob o lema “Diversificar a Economia, Desenvolver o Sector Privado”. São esperados mais de 350 expositores, oriundos de 13 países, entre os quais Portugal, Suécia, Itália, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Rússia, África do sul, Gana, Moçambique, Uruguai, Brasil e EUA, durante cinco dias numa área de 28 mil m2 de exposição. nacionais e estrangeiros. Como não podia deixar de ser, o Repórter no Mundo estará nos bastidores para lhe dar conta de tudo! Programa disponível em http://filda.co.ao/programa-filda-2018/

Passaporte português vai ser o primeiro da União Europeia com vinheta em braille
Passaporte português vai ser o primeiro da União Europeia com vinheta em braille

O passaporte eletrónico português vai incluir uma vinheta em braille, uma medida inovadora na União Europeia que permitirá aos cidadãos com deficiência visual identificar nome, número e data de validade do documento, anunciou o SEF. Esta nova funcionalidade do passaporte eletrónico português foi apresentada durante uma cerimónia que assinalou os 42 anos de existência do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Portugal torna-se no primeiro país europeu com este documento. “Pequenos passos como este vão permitir às pessoas mais e melhor autonomia”, disse Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Bispo de Leiria-Fátima torna-se cardeal
Bispo de Leiria-Fátima torna-se cardeal

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, torna-se hoje no quinto cardeal português do século XXI e segundo a ser designado pelo Papa Francisco. A cerimónia decorre esta tarde no Vaticano e o bispo de Leiria-Fátima será o único português numa lista de 14 novos cardeais hoje criados. Portugal está representado no Colégio Cardinalício por três cardeais: Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito, ambos eleitores para o papado, e José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas

Lusodescendente Davy Ramos cria o Smart Jarvis, o novo mordomo de inteligência artificial

O lusodescendente Davy Ramos criou um "mordomo" com inteligência artificial que promete ajudar nas tarefas de casa e que, segundo o criador, com origens em Torres Vedras, "as pessoas podem aproveitar de outra maneira o tempo que gastavam nessas tarefas". Este sistema inovador aprende as rotinas diárias dos residentes permitindo aos mesmos economizar num bem cada vez mais precioso nos dias de hoje - o tempo. Esta inovação já conquistou a multinacional Apple que pretende comercializar o produto em todo o mundo a partir de 2019.  Mais uma vez, se realça o talento dos nossos portugueses que conseguem marcar a diferença além fronteiras.  Siga toda a informação em http://www.facebook.com/mysmartjarvis

Feira Antiga em Souto da Carpalhosa

No domingo, dia 1 de Julho, será no adro da Igreja do Souto da Carpalhosa organizado, pela Junta de Freguesia, mais uma vez a Feira Antiga. Os "feirantes" vestidos a rigor venderão os produtos tradicionais da terra. Haverá espetáculos com ranchos folclóricos: Flores da Primavera, da Ortigosa; Rancho Folclórico Juventude Amiga dos Conqueiros e Rancho Folclórico do Souto da Carpalhosa. Artesanato e alguns animais completarão os elementos da feira.

Carlos Vieira passa Pirinéus e chega ao topo da Europa

Eis a etapa mais dura de todas. Subidas e mais subidas... Foram uma constante ao longo desta etapa. Os Pirinéus acabariam por ceder enfim, uma vez que a força e persistência deste enorme campeão não conhece limites.O leiriense Carlos Vieira continua a viagem de bicicleta de ligação de Leiria a Quint-Fonsegrives, em França. Quando passou no topo dos Pirinéus ainda havia vestígios de neve e uma bandeira portuguesa no topo de um poste não passou despercebida. As próximas etapas serão já em território francês e o ciclista português já esteve em Lourdes, cidade geminada com Fátima. "Estar em Lourdes é sempre uma grande honra", disse.

Gente do mundo: Saiful, motorista da Uber

Chama-se Saiful. É motorista da Uber, tem 29 anos e é do Bangladesh. Vem de uma aldeia não muito longe da capital e é o mais velho de quatro irmãos. Por motivos de saúde, o pai deixou de poder trabalhar e ele veio para o Dubai, aos 17 anos. Tem feito um pouco de tudo. Ele e o irmão, que nasceu depois dele, sustentam agora a casa e os dois irmãos mais novos que estão a estudar. Muito educado, horizontes abertos pela convivência com tanta gente do mundo, pensa pela própria cabeça. Não quer casar com uma esposa escolhida pelos pais e com quem terá direito de falar breves minutos antes do enlace. Gosta de me perguntar coisas sobre o meu país e outros países europeus. Eu pergunto sobre o seu. Riqueza!

Prémio Investigação José Ribeiro Vieira entregue a cardiologista Catarina Ruivo

O Prémio Investigação José Ribeiro Vieira foi entregue, ontem, no aniversário da NERLEI, a Catarina Ruivo, médica e investigadora do Centro Hospitalar de Leiria. O prémio visa distinguir aqueles que mais se destacaram ao longo do ano na pesquisa de soluções médicas, que tenham publicado os seus resultados em revistas da especialidade e que tenham essencialmente tido o reconhecimento por parte dos seus pares, colegas e actividade. A escolha deste ano incidiu sobre a investigação de que, apesar de ser tradicionalmente conhecida pelo efeito cardiovascular, Catarina Ruivo relacionou a exposição prévia da aspirina com o síndrome coronário agudo.