O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Grupo UHF no Festival de Sardinha

Dentro de uma tenda gigante cheia foi agradável ver e ouvir o concerto da banda UHF, com músicas que trouxeram sensações dos tempos vividos há 30 anos atrás. Juntávamo-nos no café da aldeia, para depois sairmos em grupos montados nas motorizadas Sachs, Zundapp ou Macal Minarelli, que nos levavam, por vezes, a longas distâncias só para os ver. Aí, era encontrar um lugar para as deixar - porque já eram centenas - e ir ver o concerto com o recinto cheio de jovens: uns aos saltos e outros de cerveja na mão. Durante este concerto, António Ribeiro fez referências aos jovens que ali estavam a assistir e ao Pinhal de Leiria que ardeu.

BVM Music Festival

BVM Music Festival | 5 & 6 JULHO 2019 | MACEIRA - LEIRIA Agarra já o teu #bilhete e #Ajuda_os_Bombeiros 🚒 🔥PASSE_DUPLO https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/74431 🏕PASSE_DUPLO 2 DIAS +Atividades (Campismo Grátis) https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/75285 🎵BILHETE_DIA_5 https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/75195 🍔BILHETE_DIA_6 https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/75109 #FNAC #WORTEN #CTT #BOL #bvmmusicfestival #pintaatuavidademusica #musiclikeagame #maceira #leiria #festival

Cap Magellan dá boas vindas a emigrantes na fronteira
Cap Magellan dá boas vindas a emigrantes na fronteira

A Cap Magellan, principal associação de jovens luso-descendentes de França, já lançou a sua campanha de segurança rodoviária para 2019, campanha «Sécur’été 2019: Verão em Portugal», e como habitualmente vai desenvolver ações em França, Espanha e Portugal, com o objetivo principal da diminuição do número de acidentes nas estradas durante as viagens e depois das saídas nocturnas. José Carlos Malato, Mickael Mota e Janyce da Cruz são rostos que se associam a esta campanha que, no fim de semana de 27 e 28 de julho, estará nas fronteiras de Vilar Formoso, Chaves e Valença, a dar as boas vindas aos emigrantes que chegam ao país para gozar as suas férias e deixar conselhos de segurança rodoviária.

Almoço do Labiza junta empresários há 42 anos

O Grupo do Labiza, um grupo de empresários que se reúne uma vez por semana na região de Albufeira para conviver e falar de negócios, teve o seu almoço semanal esta quinta-feira, dia 4 de julho, no restaurante Sabores & Tradições. Apesar de já terem passado 42 anos desde o primeiro almoço, vão mantendo o mesmo espírito que levou à constituição do grupo: trocar conhecimentos e contatos e criar sinergias entre eles, mesmo sendo concorrentes no negócio, em vez de se prejudicarem mutuamente. Atualmente este grupo conta com cerca de duzentos pessoas. Tem uma particularidade que, segundo os próprios, talvez seja o segredo: nos almoços só participam homens.

Madeira e África do Sul recebem comemorações do Dia de Portugal em 2020
Madeira e África do Sul recebem comemorações do Dia de Portugal em 2020

A informação foi avançada por Marcelo Rebelo de Sousa, no passado dia 10 de junho, e mais recentemente confirmada pelo primeiro ministro António Costa. Em 2020, as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas começarão na Madeira e terão continuidade na África do Sul, onde se estima que vivam mais de 200 mil portugueses e lusodescendentes. O modelo de dupla celebração foi adotado em 2016 e desde então o Presidente da República tem desenvolvido tal estratégia, tendo em conta o carácter positivo dos resultados alcançados.

Festival aéreo na Base Aérea em Monte Real

Integrado na programação do 67º aniversário da Força Aérea Porruguesa, decorreu na unidade militar de Monte Real, que este ano celebra 60 anos, uma exposição de aeronaves e equipamentos, bem como um festival aéreo, que contou com descida de paraquedistas e esquadras portuguesas, patrulhas acrobáticas de Espanha e de Marrocos. Foi vibrante sentir os sons provocados pelos diferentes motores de aeronaves, helicópteros e os tão esperados F16. Milhares de pessoas marcaram presença no evento.

Inauguração da Biblioteca do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

Desde o dia 27 de junho que o Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes tem os seus livros devidamente catalogados e organizados sob a forma de biblioteca. Neste trabalho, orientado pelo Dr. Pedro Lila, da Biblioteca da ESECS, estiveram envolvidos a Prof. Rosário Fernandes, o CAP Lourenço Faria e o SMOR António Tenreiro. Estes, durante a tertúlia da inauguração, moderada pelo TCOR Ley Garcia, explicaram como é que a mesma foi organizada, as suas regras de funcionamento e ainda o que pode motivar um escritor a publicar livros. O Presidente do Núcleo, Major Marto Silva, que abriu esta tertúlia, descerrou uma placa alusiva ao momento. Alguns dos participantes ofereceram, no momento, alguns dos seus livros.

Visita de uma Capitão do Exército do Equador

Karina Gutierrez, Capitão de Transmissões do Exército do Equador, fez uma visita informal ao RA4, no dia 26 de junho, acompanhada pelo TCOR Ley Garcia e pela Sra Anabela Cerva. Foi recebida pelo Comandante, Coronel Carlos Caravela, que após a visita e almoço na unidade lhe ofereceu um Guião da Unidade. Ela agradeceu, referindo ter gostado muito da visita e que vai ser uma das melhores recordações que vai levar de Portugal. Disse que a unidade está muito bem organizada e que é parecida com as do seu país. Ela está a estudar Comunicações numa universidade do Equador e veio estudar Eletrótecnica no IPL, durante seis meses, pois também pretende aprender a língua portuguesa.

Aprender cara a cara com jogos de tabuleiro modernos

Os jogos são ferramentas poderosíssimas para aprender e simular. Se forem presenciais e analógicos esse potencial pode ser facilmente aplicado adaptando ferramentas existentes, gerando atividades sociais com significado. Não acreditam? https://www.forma-te.com/artigos/565-notcias/

A chama do Canigó

Inspirados no poema de Jacint Verdaguer, desde 1955 na noite de 22 de junho acende-se uma fogueira no alto da montanha do Canigó. A chama vem do castelo de Perpignan onde se mantém acesa todo o ano e se renova nesta fogueira. A partir daqui, diferentes excursionistas acendem o seu quinqué e levam a chama a todos os povos de fala catalã. Essa chama acende outros quinqués e, numa rede de voluntários, chegará a toda a Catalunha. Com essa chama, acendem-se as fogueiras de São João na noite de 23 de junho.

Encontro com os avós portugueses e uma aula da dança no Dia de Portugal

No Dia de Portugal, fizemos também um encontro com os nossos avós portugueses sob o lema: "Os anos passam rapidamente, mas hoje queremos encontrar-nos para recordar nossa infância, nossa juventude, nossa vida de imigrante". E terminámos o dia com uma aula de danças aberta com o Rancho Folclórico Azinheira.

Sociedade Portuguesa de Olavarría recordou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

É o día em que todos nos encontramos novamente para lembrar nossa terra com nostalgia e carinho. É importante enfatizar que Temos inculcado em nossos filhos os principios de fraternidade, trabalho responsável e esforço pessoal, valores que trouxemos do nosso amado Portugal. Também celebramos a gentil hospitalidade deste Maravilhoso e abençoado país da Argentina.Foram realizadas duas palestras,una do Profe. Juan Walli se refiriu a Irmandade da nossa cidade com Leiria e a outra,a cargo da Dra Aurora Rocha que se refiriu a Imigração Portuguesa em Olavarría.Os alunos da Oficina de Lingua Portuguesa apresentaram Poemas que criaram,desde o trabalho com sonetos de Camões.

89.ª edição da Feira do Livro de Lisboa

Entre os dias 29 de maio e 16 de junho é possível visitar a 89.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona do Marquês de Pombal. Dezenas de editores trazem os livros para a rua e mostram as suas promoções aos visitantes. A oferta não se esgota nos descontos.Também é possível assistir a palestras, emissões de rádio e lançamentos de livros. Para os mais esfomeados, há as roulottes de farturas e de fastfood. Basta aparecer e levar um livro para ler.

Cidadela de Carcassonne

Os portugueses do OPLICO visitaram Carcassonne, situada no sul de França. É uma cidade que se desenvolveu juntos às margens do rio Aude e de La City, uma das maiores construções medievais da Europa e uma das mais bem preservadas. Tem muralhas duplas com 32 torres pontiagudas. No interior existem imensas lojas de doces, roupas, lembranças, restaurantes, etc. Existe também o Château Comtal, um castelo do século 12. Carcassonne foi dominada pelos povos cátaros, religiosos fundamentalistas, que foram massacrados pelas Cruzadas do século 13. No museu da Inquisição e no da Tortura dá para observar vários instrumentos de tortura utilizados pela Inquisição e a descrição de como eram utilizados.

Dia de Portugal

Por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, o embaixador de Portugal em Paris e a senhora Torres - Pereira convidaram algumas personalidades da diáspora lusa. Durante o seu discurso de boas-vindas, o embaixador recordou os fortes laços entre Portugal e França, informando sobre o próximo intercâmbio cultural.

ASOLUDEVEN faz 19 anos

No próximo 10 de junho, dia em que celebramos Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas, na Venezuela, a associação de Lusodescendentes ASOLUDEVEN faz o seu 19º aniversário. Esta instituição, mesmo com a crise social e política naquele país, mantém o seu trabalho em prol do associativismo e da portugalidade. Assim, estará no dia 22 de junho na cidade Punto Fijo num encontro de direções regionais cantando os parabéns. Queremos deixar um grande Bem-Haja à grande família dos portugueses que vivem e trabalham na Venezuela e votos de sucesso continuado para esta associação e seu trabalho espalhado por toda Venezuela.

Dia de Portugal

Na Escola Portuguesa de Moçambique decorreu a festa do Dia de Portugal. Com a presença de muitos da comunidade portuguesa em Maputo, bem como os representantes do Estado Português, a Sra. Embaixadora de Portugal em Moçambique e o Ministro do Ambiente, a festa decorreu num ambiente muito agradável e descontraído. A gastronomia portuguesa estava bem representada com Francesinhas, cozido à portuguesa e doces tradicionais como o pão de ló e os pastéis de nata. Muitos artistas portugueses e moçambicanos animaram a festa. Os cabeças de cartaz foram os Brigada Victor Jara. Para o final ficou reservado o fogo de artifício. Num ambiente bem português foram assim as comemorações do Dia de Portugal.

Contempla Trilhos em mais um encontro OPLICO

No dia 5 de junho, dois representantes da Associação Contempla Trilhos, Ley Garcia e uma colega, partiram para Auvillar, França, para mais um encontro da parceria Portugal, França, Lituânia, Alemanha e Noruega, no âmbito do projecto OPLICO. Começaram por visitar uma escola secundária e centro de treino e aprendizagem, em La Réole, uma cidade histórica, onde lhes explicaram como é que têm trabalhado em prol da inclusão social dos imigrantes. Nesta escola, que os prepara para o ensino superior, tiveram oportunidade de conversar com algumas das pessoas que já estão integradas na comunidade para perceber a sua história de vida, especialmente desde que entraram em França.