Homenagem a Salgueiro Maia

No dia 3 de abril prestou-se uma homenagem a Salgueiro Maia junto ao seu monumento em Santarém. Estiveram várias entidades presentes, nomeadamente os Presidentes da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e da Associação Salgueiro Maia (ASM). Proferiram-se vários discursos a enaltecer as virtudes de Salgueiro Maia e do seu papel preponderante no 25 de Abril. De seguida os Presidentes da CMS e da ASM colocaram flores junto ao monumento. A cerimónia terminou com os presentes a cantarem a célebre canção Grândola Vila Morena.

Conferência de imprensa comemorações 25 de Abril

No dia 24 de março realizou-se uma conferência de imprensa na Câmara Municipal de Santarém para apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril. Esta apresentação foi feita pelos Dr. Ricardo Gonçalves, Dr. Nuno Domingos e pelo Dr. João Lopes. Este programa vai de 3 de abril a18 de junho e pretende aumentar a dimensão das comemorações do 25 de abril, envolver as associações e as escolas, recordar as causas da revolução, promover a liberdade e o respeito pelo outro e perceber como é que a cidade poderá beneficiar da notoriedade desta data. O Dr Domingos recordou a proposta da Associação Salgueiro Maia (ASM), aqui representada pelo TCOR Ley Garcia, para uma exposição em banda desenhada.

ASM em tomada de posse da Assembleia e Câmara de Santarém

A Associação Salgueiro Maia (ASM), participou na cerimónia de Tomada de Posse da Assembleia e da Câmara Municipal de Santarém que se realizou no dia 25 de outubro no Convento de São Francisco. Quer o Presidente da Assembleia, Joa**** Neto, quer o Presidente da Câmara, Ricardo Gonçalves, tomaram posse como reeleitos. Este último agradeceu aos Vereadores que terminaram os seus mandatos os seus contributos para o crescimento de Santarém e dirigiu-se aos que iriam assumir funções dizendo que contava com eles para preparar o futuro de Santarém em consonância com os valores de abril. São os valores de abril que a ASM procura preservar como forma de honrar a memória de Salgueiro Maia.

Aniversário Salgueiro Maia

No dia 01 de julho, a Associação Salgueiro Maia (ASM) comemorou o 77º aniversário do nascimento do seu Patrono, Tenente Coronel Salgueiro Maia, com ações em várias localidades, nomeadamente em Castelo de Vide, onde está sepultado e, em Santarém, onde tem a sua sede na ex-Escola Prática de Cavalaria. Junto à estátua do herói do 25 de abril existente nesta cidade, o Tesoureiro da ASM João Caldeira colocou um ramo de flores logo de manhã. Pelas 10:30, os representantes da ASM Ley Garcia e António Alves e os da CMS, Presidente Dr. Ricardo Gonçalves, Vice-Presidente, Dra Inês Barroso e a Vereadora Dra Cristina Casanova homenagearam Salgueiro Maia com a colocação de uma coroa de flores.

Inauguração da sede da Associação Salgueiro Maia

Foi no dia 29 de maio que se realizou a cerimónia de inauguração da sede da Associação Salgueiro Maia (ASM), em Santarém, num espaço da antiga Escola Prática de Cavalaria. Este local foi escolhido por ter sido de onde partiu a coluna de Salgueiro Maia no dia 25 de abril de 74, um Capitão de Abril cujo legado de valores esta associação pretende preservar. Entregaram-se diplomas de Sócios Honoríficos às câmaras municipais de Santarém, Castelo de Vide, Lisboa e Arruda dos Vinhos, à Prof. Natércia Salgueiro Maia e ao Coronel Garcia Correia, bem como um diploma de Sócio Benemérito à União de Freguesias da Cidade de Santarém. O Nuno Barroso e a Rafaela Albuquerque cantaram o hino nacional.