Celebração do aniversário do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes

No dia 3 de fevereiro comemorou-se o 96º aniversário do NLLC com uma receção na sua sede, uma cerimónia de Homenagem aos Mortos, junto ao seu monumento na Av 25 de Abril, realizada por militares do RA4 com a presença de várias entidades, nomeadamente: o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, o Vice-presidente da CML, Dr. Gonçalo Lopes e o Presidente do NLLC, Major Marto Silva. Seguiu-se uma missa na Sé de Leiria celebrada pelo Padre Fábio Bernardino e por um almoço convívio no restaurante Pinhal da Quinta.

Micael Sousa escolhe top 10 dos jogos de tabuleiro editados em Portugal em 2018

A nova moda de jogos de tabuleiro tem mudado no panorama nacional. Aqui fica o meu top dos 10 melhores jogos de tabuleiro modernos editados em Portugal: https://youtu.be/innHINgD7RA

Assembleia geral do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes (NLLC)

No dia 30 de janeiro realizou-se a Assembleia Geral do NLLC, na sede do mesmo. O presidente da mesa, coronel Joaquim Pereira, abriu a sessão à hora marcada. Após cumprimentar os presentes leu a ata da última reunião que foi aprovada por unanimidade. O presidente do núcleo, major Marto Silva, apresentou o relatório de contas e das atividades que também foram aprovados. Agradeceu a toda a equipa, incluindo voluntários e instituições, que tornaram possível a realização com êxito de muitas atividades recreativas e de apoio social, médico e psicológico. Agradeceu ainda a participação dos associados nestas atividades o que lhes dá a utilidade desejada. No final realizou-se um lanche convívio muito agradável.

Gabinete de Apoio ao Emigrante de Pombal já está a funcionar
Gabinete de Apoio ao Emigrante de Pombal já está a funcionar

Os emigrantes naturais de Pombal têm, desde o início do ano, um espaço de atendimento preparado para responder às suas solicitações. O Gabinete de Apoio ao Emigrante está a funcionar nos Paços do Concelho e pode ser contactado através do email gae@cm-pombal.pt. A criação deste serviço tem como objetivo “promover e colaborar no apoio, incentivo e acompanhamento ao retorno de pombalenses emigrados, servindo como um elo facilitador da reintegração social e profissional”, refere o Município em comunicado. No futuro, o gabinete fará ainda a ponte com os emigrantes que queiram desenvolver projetos de investimento e desenvolvimento local em Pombal.

Como integrar os jogos de tabuleiro modernos na aprendizagem

Este foi um Webinar, que é como quem diz um seminário online, sobre como se podem aplicar e adaptar jogos de tabuleiro modernos para as várias possibilidades e vertentes da aprendizagem, para todas as idades, públicos e tipos de formação, formais e informais, mais generalistas ou técnicas. O Webinar, em parceiria com o Portal Nacional dos formadores "Forma-te", pode ser visto em: https://youtu.be/a2Im8pRbvqA

Formação executiva com jogos de tabuleiro

Esta é uma das primeiras formações com jogos de tabuleiro Serios (Serious board games) em Portugal, demonstrando que os jogos são ferramentas poderosas para empresas e organizações. Serei eu a dinamizar esta formação, no ISEG, de algo que começou em Leiria.

Gala comemorativa dos 50 anos do GAU

Foi no dia 1 de janeiro que o Grupo Alegre e Unido da Bajouca comemorou 50 anos de existência, mas só hoje foi possível realizar a sua gala no pavilhão desportivo, num jantar com mais de seiscentas pessoas. Houve também lugar às homenagens e foram muitas: fundadores, presidente e ex-presidentes de junta e do clube, câmara municipal com a presença do presidente Raul Castro - que também entregou uma lembrança -, vice-presidente e vereador do desporto, padres, bombeiros e GNR de Monte Redondo, pessoas ligadas ao clube e atletas. Durante as homenagens também se pode ver a atuação da fadista conterrânea Cristina Maria. Viva o GAU.

Presépio em Bajouca com figuras especiais

Um presépio que recria o nascimento de Jesus Cristo e conjuga a dinâmica da profissões ancestrais, como o madeireiro, o oleiro, ou o agricultor, está presente em Bouça de Cá, na freguesia de Bajouca, concelho de Leiria A particularidade deste presépio é que além das tradicionais figuras, nele encontrarmos uma vaca e um burro verdadeiros. Vale a pena uma visita.

Casa arde no Coimbrão

Por volta das 18h00, começou a arder uma casa na rua do casal de baixo, no Coimbrão. Foi uma aflição quando rebentou ao que parece uma botija de gás que se ouviu na aldeia toda. Não há feridos, mas, a lamentar é a falta de pressão de água nas bocas de incêndio mesmo ali próximo, o que deixou as pessoas muito indignadas. Os bombeiros tiveram de ir abastecer a outro local.

"Repórter no Mundo" ensina alunos a escrever notícias
"Repórter no Mundo" ensina alunos a escrever notícias

Foi uma aula diferente. Os telemóveis não só ficaram ligados como foram usados para tirar fotografias e escrever “histórias”. Foi assim, dia 10 de dezembro, com duas turmas de 5.º ano da Escola Básica e Secundária de Ourém. Na aula de Português, a propósito do texto jornalístico, os alunos aprenderam o que é uma notícia e como se constrói, usando a aplicação “Repórter no Mundo”, desenvolvida e lançada pelo REGIÃO DE LEIRIA este ano. Durante a aula, os alunos ficaram a saber mais sobre o jornal, que completou 83 anos em 2018, e sobre a importância do jornalismo no mundo atual.

Fados na Festa de Natal do lar Amélia de Sousa

Em dia de festa de Natal do lar Amélia de Sousa, 15 de dezembro, cantou-se o fado bem à moda tradicional portuguesa. Foi um espetáculo oferecido aos utentes deste lar e aos seus familiares, o que proporcionou uns momentos de grande prazer e alegria. Teve como fadistas a Iolanda Garcia e o António Nascimento e por guitarristas o João Rocha e o Gilberto Silva. Seguiu-se um lanche entre todos os presentes, o que permitiu um convívio muito salutar e gratificante para todos e, em particular, para os utentes do lar.

Alunos do 5º ano da EBSO aprendem a fazer notícias com a app do "Região de Leiria"

Os alunos do 5ºA da EBSO (Escola Básica e Secundária de Ourém) receberam uma visita especial. Patrícia Duarte, diretora-adjunta do "Região de Leiria", esteve esta segunda-feira na escola a ensinar os alunos a fazer notícias com a aplicação móvel "Repórter no Mundo", desenvolvida pelo "Região de Leiria". Os alunos tiraram fotografias, criaram uma história sobre esta atividade e gostaram bastante. No final foi escolhida a melhor história para ser publicada.

Consolidação da Associação Salgueiro Maia

No dia 08/12/2018 um grupo de associados reuniu-se na sede da Associação de Deficientes das Forças Armadas para a eleição dos Órgãos Sociais da Associação Salgueiro Maia (ASM), necessária para a consolidação da criação desta associação, de iniciativa do Major-general Bargão dos Santos, coadjuvado pelos Coronéis Eduardo Costa e Maia Loureiro, com o objetivo de honrar e perpetuar a memória de Salgueiro Maia e sensibilizar para a necessidade de promover os serviços de cuidados paliativos e continuados. O Coronel Andrade da Silva foi eleito o Presidente da Direção. O Coronel Leonardo Antão foi eleito Presidente da Mesa da Assembleia e o Coronel Santos Silva Presidente do Conselho Fiscal.

Torneio Inter Associações Patinagem Artística

Está a realizar-se durante este fim de semana, o torneio Inter Associações de Patinagem Artística. Este torneio também tem a particularidade de ser ajuizado pela primeira vez em Portugal pelo sistema Rollart, marca patenteada que revela uma nova abordagem da patinagem, a arte. Trata-se de um sistema de ajuizamento que deixa de ser comparativo para passar a ser qualitativo, auxiliado por gravação em vídeo.

Condecoração de Combatentes no RA4

No âmbito das comemorações do Dia da Artilharia, no dia 5 de dezembro, condecoraram-se 16 Combatentes com a medalha Comemorativa das Campanhas. Antes disto, realizou-se a cerimónia de homenagem aos mortos presidida pelo Comandante do RA4, Coronel Caravela. Neste dia também foi celebrada uma missa em honra dos falecidos pelo Capelão Morouço, onde se recordou Santa Bárbara, padroeira da Artilharia, e houve um almoço convívio entre os Combatentes, os militares e civis que prestam e os que já prestaram serviço nesta unidade.

Dia do Voluntário comentado pela Liga dos Amigos do Hospital

Ontem, dia 5 de dezembro, a Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Leiria comemorou o Dia do Voluntário com uma homilia, na capela deste hospital, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, o Cardeal António Marto. Seguiu-se um lanche de confraternização. A Liga dos Amigos do Hospital, presidida pelo Coronel Norberto Serra, que realizou a sua Assembleia Geral neste dia, tem mais de cem voluntários que ajudam os utentes do hospital nos diversos serviços do mesmo, desde o tirar as senhas de presença nas consultas externas, dar de comer e fazer a barba a quem tem dificuldades para o fazer e até conversar. Trata-se de um trabalho solidário e muito útil aos utentes que gratifica quem o pratica.

Emigrantes querem voltar a trabalhar em Portugal
Emigrantes querem voltar a trabalhar em Portugal

Dos profissionais portugueses que se encontram a trabalhar no estrangeiro, 78% quer voltar a trabalhar em Portugal, sendo que 43% deseja fazê-lo já nos próximos dois anos. A conclusão consta do Guia do Mercado Laboral 2019, um inquérito elaborado pela empresa de recrutamento Hays e cujos resultados foram divulgados esta semana. Nesse estudo, os fatores apontados como determinantes para o regresso são um pacote salarial mais atrativo, motivos familiares, vontade de viver em Portugal e projetos interessantes. Já a proposta do Governo de reduzir para metade o valor a cobrar em IRS até 2023, a maior parte dos profissionais referiu que a medida teria pouco ou nenhum impacto.

Festival do Chícharo da Serra promove iguaria até dia 26

No dia 22, Artur Santos, Pedro Alves, Gonçalo Lopes e o padre Mário Verdasca inauguraram o 13ª edição do Festival do Chícharo da Serra que se realiza até ao dia 26, em Loureira, Santa Catarina da Serra. Depois de darem as boas vindas aos convidados, elogiaram o executivo da junta de freguesia que há 13 anos iniciou este festival, agradeceram à direção da Forserra que agora organiza o evento e às diversas associações que participam na sua organização. O festival inclui "restaurantes" com menus de chícharo, tendas de expositores, espetáculos musicais e até um trail do Chícharo da Serra. Evento pretende promover a região, valorizar a gastronomia, a cultura, os circuitos pedestres e convívio de todos os que participam no Festival.