Festival da morcela e arroz doce

Foi no Dia da Liberdade que se cantou o fado em Monte Real, integrado no festival da morcela de arroz e do arroz doce. Depois de deliciar o estômago nas tasquinhas, o público deliciou os ouvidos com os fados do Emanuel Moura e da Elsa Gomes. A convite desta, a fadista Iolanda Garcia contribuiu com uma pequena atuação também muito ovacionada por um público muito participativo. Trata-se de um evento organizado pela Associação de Turismo de Monte Real com o apoio da Junta de freguesia local e da CML e que decorre até ao dia 28 deste mês com muitos petiscos e animações.

Jogos para inovar, gerar ideias e projetos

A D.Dinis Business School tem vindo a apostar em formações em que os jogos são ferramentas para desenvolver competências para profissionais e empresas. A mais recente será direcionada para o desenvolvimento de ideias e projetos: https://www.ddinisbschool.com/noticia/curso-inovador-sobre-tecnicas-de-serious-games-e-gamification-na-d-dinis-business-school

Porque andam os coelhos com ovos na Páscoa?

As atuais festividades da Páscoa resultam de múltiplas origens. Aqui fica um resumo em texto: https://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2010/04/porque-temos-ovos-e-coelhos-na-pascoa.html?m=1 E em vídeo: https://youtu.be/Oy93lfXQ5ao

Pedrógão Grande reúne comunidades estrangeiras em festival
Pedrógão Grande reúne comunidades estrangeiras em festival

São portugueses, holandeses, cabo-verdianos, suíços, escoceses e muitos outros cidadãos de outras nacionalidades que vivem no centro de Portugal e se vão juntar dias 26, 27 e 28, no Festival das Comunidades Estrangeiras. O evento é organizado pelo Programa CLDS 3G "Viver Pedrógão" e tem como objetivo dar a conhecer a diversidade de culturas existentes na região. O dia 26 há um Concurso Escolar, realizado na Casa Municipal da Cultura, a partir das 14h30, e nos dias 27 e 28 o Festival irá decorrer no Jardim da Devesa, das 14h30 às 19 horas, onde decorrerão workshops, degustações e exposições de cultura e gastronomia dos vários países representados.

O fado a favor de São Tomé e Príncipe

Juntos por São Tomé e Príncipe - Marinha Grande foi o mote para uma noite de fados solidário na Associação Cultural e Recreativa da Comeira, no dia 13 de abril. Mais uma vez a fadista Deolinda Bernardo e a sua equipa, José Pires e Ricardo Dias, deram provas da sua generosidade ao juntarem-se gratuitamente a esta causa de angariação de fundos e bens para as crianças de São Tomé e Príncipe. A fadista Iolanda Garcia também deu o ar da sua graça ao cantar alguns fados a convite da Deolinda. Esta também apelou a quem tiver material escolar ou livros de história para dar que lhes façam chegar os mesmos para depois serem enviados para aquele país. Abrace também esta causa. Seja solidário.

29º Encontro dos Antigos Alunos da EICL/ESDD

No dia 6 de abril, pela 29ª vez, realizou-se um encontro dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Leiria, atual Escola Secundária Domingos Sequeira, tendo reunido quase duas centenas de pessoas num ambiente de grande confraternização. O encontro incluiu uma visita guiada pelo Doutor Acácio de Sousa à Leiria Judaica, uma visita guiada pela Professora Natália Caseiro à escola, um almoço e jantar servido pelo restaurante A Grelha, um concerto pelo grupo de Concertinas do Sicó e um baile pela Elsa Gomes, tudo isto na zona VIP do Estádio Municipal de Leiria A Dra Graciete Campos manifestou a grande satisfação de toda a equipa e participantes pelo êxito deste encontro

Matemática de mãos dadas com a Indústria

Foi no passado dia 3 de abril no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria, localizado na zona industrial da Marinha Grande, que decorreu o International Worshop From Industry - PreESGI 2019, onde algumas empresas de diferentes pontos do país apresentaram problemas de índole industrial que a matemática pode ajudar a resolver. Alguns destes desafios serão selecionados para resolução na edição 155 do European Study Group with Industry que este ano será organizado pelo CDRSP e pelo Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPLeiria na semana de 1 a 5 de julho (http://esgi.ipleiria.pt/).

Serious Boardgaming na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

No dia 1 de junho irei dar mais um curso de Serious Boardgaming na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, através da Associação para a Extensão Universitária. Será um curso através do qual se ensina como os jogos de tabuleiro modernos podem ser utilizados como ferramentas para contexto sério e direcionados para objetivos. Neste caso será para a criatividade e desenvolvimento de projetos. Mais informações em: https://apeu.fe.uc.pt/curso.asp?id=237

Comissão Europeia distribui bolas de Berlim
Comissão Europeia distribui bolas de Berlim

“A União Europeia proibiu a venda de bolas de Berlim nas praias? Proibiu os carapauzinhos? Proibiu o brinde no Bolo-Rei?”. As questões são lançadas pela Comissão Europeia e antecipam uma ação de esclarecimento sobre os mitos e a Europa que decorre, esta quarta-feira, no Porto. A partir do mito “a UE proibiu a venda de bolas de Berlim com creme”, a Comissão vai estar a oferecer esse mesmo bolo numa carrinha de rua designada “Bolas de Bruxelas”, instalada na avenida dos Aliados. Ao mesmo tempo, será distribuída informação sobre o projeto europeu. Esta é uma das várias ações com que a Representação da Comissão Europeia em Portugal pretende esclarecer os cidadãos em ano de eleições europeias.

Quarto encontro OPLICO, em Portugal

Começou o quarto encontro do projeto europeu Erasmus+, OPLICO. Dia 14 de março, o grupo constituído por 17 pessoas da Lituânia, Alemanha, Noruega, Portugal e França, fez uma visita ao Serviço Jesuíta de Refugiados, em Lisboa, onde a Sofia Matos, da Contempla Trilhos (CT), é voluntária. Aqui tiveram um briefing pela responsável de comunicação deste centro de acolhimento de refugiados, Dra Margarida Almeida, que explicou um pouco da história e do funcionamento do mesmo. Este Centro acolhe cerca de 60 pessoas que ficam aqui a viver por um curto período de tempo e apoia cerca de 2.000 pessoas por ano. No final, a CT entregou uma placa de reconhecimento ao Dr. André Jorge, Diretor do Centro.

XIV Leiriacon na Praia da Vieira

Começa já amanhã, sexta-feira, a mais antiga e maior convenção de jogos de tabuleiro modernos em Portugal. É no hotel Cristal, na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande. A entrada é gratuita e vêm pessoas de todo o mundo, especialmente gamers, editores, criadores e produtores de conteúdos, para participar. Também as crianças e famílias são bem-vindas.

"Todos nós merecemos um castelo"

Sob o mote "Todos Nós Merecemos Um Castelo", cerca de 300 pessoas se deslocaram ao Castelo de Pombal na tarde de domingo, 10 de março. O objetivo foi refletir sobre a problemática premente da violência doméstica. Do largo do Cardal ao castelo, a caminhada silenciosa cumpriu os seus propósitos: sensibilizar para a violência e alertar para a mudança de comportamentos. Foi, ainda, possível deixar escrita uma mensagem num caderno. Estiveram presentes elementos da Junta de Freguesia de Pombal, da Câmara de Pombal e da APEPI. Desde o início do ano já morreram 13 pessoas vítimas de violência doméstica em Portugal.

Rota das Adegas na Atouguia

No dia 2 de março realizou-se a 16 edição da Rota das Adegas promovida pela junta de freguesia de Atouguia, presidida pelo Sr. António Pereira. Cerca de cem participantes visitaram, em dois comboios turísticos, vinte adegas da região, onde tiveram oportunidade de provar os seus vinhos e degustar vários petiscos. Durante o percurso tiveram animação musical com dois acordeonistas, Simão Reis e Luís Fonseca. A fadista, Iolanda Garcia, cantou fados que encantaram os participantes. Este convívio muito agradável terminou com um jantar na associação das Fontainhas.

Caminhada com orientação na Praia do Pedrógão

Através de um amigo afeto ao Clube de Orientação do Centro (www.coc.pt), aceitei o convite para fazer um percurso de orientação no pinhal, junto da Praia do Pedrógão, em Leiria. Era um treino para atletas do clube que vão participar no Portugal “O” Meeting (pom.pt, prova pontuável para o ranking mundial de orientação pedestre) este fim de semana, mas, à margem disso, tive a oportunidade de passar uma tarde fantástica, depois de semanas de rotina. O percurso foi feito numa zona que ardeu a 15 de outubro de 2017, por suspeita de ação humana, e ver agora que a natureza começa a repor sem cobrar nada, é muito bom. De realçar o encontro de uma rã, bem viva, e umas ossadas de um animal de porte médio que suponho, por 50 metros, não escapou ao fogo do Pinhal de Leiria.

Coimbra: o jogo de tabuleiro

A nova moda de jogos de tabuleiro, ditos modernos está a crescer. O caso mais curioso é o jogo Coimbra, criado por italianos e um dos jogos mais falados de 2018. O jogo pretende recriar, através do género eurogame, o processo de reinstalação da Universidade em Coimbra no início do século XVI. Podem ver o vídeo a explicar como se joga e a minha opinião aqui: https://youtu.be/pJZHlETLh3c.

Congresso Mundial da Diáspora vai homenagear "portugueses fantásticos"
Congresso Mundial da Diáspora vai homenagear "portugueses fantásticos"

O I Congresso Mundial de Redes da Diáspora Portuguesa vai realizar-se no Porto, a 13 e 14 de julho, para “homenagear os portugueses fantásticos espalhados pelo mundo”, anunciou o secretário de Estado das Comunidades, dia 15 de fevereiro. “Temos várias centenas de convidados, que correspondem às lideranças de todas as redes da diáspora, desde as de associativismo, ciência e conhecimento, economia e desenvolvimento ou cidadania”, afirmou José Luís Carneiro. De acordo com o secretário de Estado, o objetivo do congresso é avaliar o trabalho das várias redes e “ter uma leitura prospetiva de futuro”. O evento vai ter informações e inscrições abertas no Portal das Comunidades.

Gabinete de Apoio ao Emigrante em Estarreja apoia fluxo da Venezuela
Gabinete de Apoio ao Emigrante em Estarreja apoia fluxo da Venezuela

“A vida é importante em qualquer país do mundo”, as palavras são de um venezuelano que está em Estarreja à procura de uma nova oportunidade para si e para a sua família. Júlio José Blanco foi um dos primeiros utentes a ser atendido pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Estarreja, que foi inaugurado esta semana. O GAE tem por missão apoiar os munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso, que ainda residem nos países de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório. Terão à sua disposição um canal de comunicação gratuito, personalizado e mais adequado para a agilização e resolução de problemas, não obrigando uma deslocação a Aveiro.

Serra da Estrela pintada de branco

A Serra da Estrela está fantástica, coberta de neve. Fim de semana perfeito: natureza, aventura e boa mesa!