Diretora adjunta do Região de Leiria foi ao CNSF

No passado dia 11 de outubro, a diretora-adjunta do Região de Leiria foi ao Colégio Nossa Senhora de Fátima. Patrícia Duarte esteve no Colégio com o objetivo de explicar o que é o jornalismo. Para isso, mostrou e falou aos alunos sobre a app Repórter no Mundo. Para terem a experiência de escrever uma notícia, os alunos utilizaram a app na aula. Gostaram muito da experiência e aprenderam a importância do jornalismo.

Corte de água afetou diversas escolas
  • mota

No passado dia 10 de outubro, algumas escolas de Leiria, como o CNSF e a Domingues Sequeira sofreram um corte do abastecimento de água entre as 10H00 e as 15H00 devido a obras na construção de uma nova habitação.

Manifestação atrai escolas de Leiria

No passado dia 27 de setembro, ocorreu uma manifestação ambiental em Leiria que juntou várias escolas da região. O percurso partiu das piscinas municipais e terminou em frente ao edifício da Câmara de Leiria, onde os participantes contaram com algumas palavras do presidente, Gonçalo Lopes. Esta manifestação teve como objetivo principal alertar as pessoas para as alterações climáticas e para as mudanças que elas estão a provocar no nosso planeta. Os alunos e professores que participaram elaboraram cartazes com frases e desenhos chamativos. Os motivos desta manifestação são bastante alarmantes e têm vindo a ser cada vez mais falados, tanto no nosso país como no mundo.

Coaching para pais no CNSF

No passado dia 11 de outubro, às 18h30, o Colégio Nossa Senhora de Fátima organizou uma formação para pais nas suas instalações. Esta formação teve como objetivo ajudar os encarregados de educação a melhorar a relação com os filhos. A sessão foi orientada por uma psicóloga.

Manifestação contra as alterações climáticas mobilizou centenas de pessoas

No passado mês de setembro, no dia 27, mais de 400 pessoas saíram às ruas de Leiria para demonstrar a sua revolta em relação às alterações climáticas. A manifestação atraiu a atenção do presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, que acabou por participar na manifestação.

Abstenção muito elevada nas Legislativas de 6 de outubro

No passado domingo, dia 6 de outubro, ocorreram as eleições legislativas de 2019. Todas as pessoas foram chamadas a votar, entre as 8 horas da manhã e as 19 horas da tarde. O voto é secreto e cada pessoa foi convidada a participar e a escolher o partido que achasse que melhor governaria e representaria Portugal. Os resultados saíram a partir das 20 horas da noite. Embora muitos portugueses tivessem ido votar, a abstenção registou quase 50%. No final da contagem dos votos confirmou-se que o PS ganhou as Legislativas de 2019.

Catarina Furtado lê texto de aluno do CNSF

No passado dia 9 de outubro, João Lagoa, aluno do 8.º ano A, do Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, viu um texto seu ser lido por Catarina Furtado. O aluno elaborou uma crítica ao livro "Adolescer é fácil # Só que não", lançado recentemente. Na passada terça-feira, a professora de Português enviou o texto de João Lagoa para o Instagram oficial da apresentadora que respondeu com uma mensagem de agradecimento.

Água cortada nas escolas de Leiria

Algumas escolas de Leiria, entre elas o Colégio Nossa Senhora de Fátima, a Secundária Domingos Sequeira e o Orfeão sofreram um corte no abastecimento de água, durante o dia de ontem, quinta-feira. Dos três estabelecimentos de ensino apenas o CNSF se manteve em funcionamento. O corte teve início às 10 da manhã terminando ao final do dia. Este imprevisto deveu-se às obras de reabilitação de uma casa no centro histórico. Para superar esta situação o Colégio viu-se obrigado a encontrar soluções. Encheram-se garrafas e alguns ecopontos vazios com água.

Região de Leiria vai ao CNSF

Hoje, dia 11 de outubro, Patrícia Duarte, jornalista do Região de Leiria, fez uma apresentação, na aula de português, aos alunos do 8.º ano do Colégio de Nossa Senhora de Fátima. A sessão teve como objetivo mostrar a importância do jornalismo e o novo projeto do jornal, a aplicação "Repórter no mundo" que, por enquanto, apenas está disponível para Android. Os alunos acharam a app inovadora e bastante interessante, pois permite redigir notícias do seu interesse que podem ser publicadas no famoso jornal Região de Leiria.

Comunidades de energia - Portugal na vanguarda

Realizou-se dia 9.10 em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento a I Conferência de Comunidade de Energia. A organização da Cooperativa Coopérnico encheu o auditório Mariano Gago, para divulgar o que de mais actual existe sobre a possibilidade de geração e venda de energia de fontes renováveis. O diploma em promulgação que permitirá aplicar este conceito vem responder às aspirações de muitos condomínios e industrias que pretendem produzir a sua própria energia e vendê-la dentro de uma comunidade. Portugal é um dos primeiros países da Europa a legislar neste sentido. #comunidadesdeenergia

Conferência Missões de Apoio à Paz na Escola D. Dinis

Os alunos do sétimo ano do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Leiria, receberam uma aula de Cidadania fora do comum na manhã do dia 9 de outubro. Foi promovida pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes e contou com o apoio desta escola e da CML. Através da Major Susana Camponês e do Capitão Ricardo Borges ficaram a saber de duas missões no âmbito da ONU em que estes militares participarem na Colômbia e na República Centro Africana. A primeira procurou manter a diminuição da violência ao fim de 70 anos de guerra conseguida pelo Presidente da Colômbia que negociou a paz com os rebeldes. A segunda, desenvolvida pelos Comandos, procurou garantir a segurança das populações.

Planear as cidades com jogos de tabuleiro

Vamos planear cidades de forma divertida. No Mestrado em Planeamento Regional e Urbano - Universidade de Aveiro aceitaram o desafio. Vamos ver qual o resultado deste processo experimental de planeamento com as mãos na massa, com as mãos nos jogos! Para a semana em Aveiro! https://www.facebook.com/events/954939711524468/?ti=cl

Lusodescendentes no ensino superior português aumentaram 150% em 4 anos
Lusodescendentes no ensino superior português aumentaram 150% em 4 anos

O número de lusodescendentes candidatos ao ensino superior em Portugal aumentou 150 por cento em quatro anos, tendo este ano sido o mais concorrido da última década, segundo dados oficiais. De acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 483 emigrantes e lusodescendentes candidataram-se este ano a instituições de ensino superior portuguesas, na primeira fase do concurso, tendo ficado colocados 416 (86%. Os estudantes provêm de França, Brasil, Angola, Venezuela, Luxemburgo, Suíça, Macau, Moçambique e Estados Unidos. O ensino superior em Portugal tem um contingente reservado a filhos de emigrantes de 7% do total das vagas nacionais (cerca de 3.500 vagas).

App Repórter no Mundo apresentada a escuteiros do CNE Junta Regional Leiria-Fátima
App Repórter no Mundo apresentada a escuteiros do CNE Junta Regional Leiria-Fátima

Uma equipa do Região de Leiria esteve esta tarde à conversa com chefes de escuteiros do CNE Junta Regional de Leiria-Fátima, para falar sobre a produção de textos jornalísticos, a importância da fotografia e apresentar a app Repórter no Mundo.

Centro de Psicologia Aplicada do Exército comemora 59 anos

O Centro de Psicologia Aplicada do Exército, sedeado em Queluz, comemorou os seus 59 anos de existência no dia 26 de setembro. Um correspondente do Repórter do Mundo esteve lá e testemunhou a alegria do reencontro de antigos militares e civis que serviram nesta casa. O Coronel Santos Silva, diretor do Centro, agradeceu a presença de todos, referiu as principais atividades desenvolvidas no último ano na área do apoio psicológico, seleção, investigação, etc., agradecendo o empenho e dedicação dos seus colaboradores e prometeu continuar a trabalhar em prol do Exército. O major-general Jorge Reis, que presidiu a cerimónia, enalteceu o trabalho de excelência desenvolvido e salientou a sua importância na estrutura.

Festa na Gândara dos Olivais

As festas populares ainda continuam a juntar muitas centenas de pessoas graças aos espetáculos musicais e aos "comes e bebes". No dia 22 de setembro atuaram os MSP e os NZK. A festa de Nossa Senhora dos Milagres, que se realizou este fim de semana na Gândara dos Olivais, tem inspiração religiosa e mantém a tradição da sua habitual missa, seguida da procissão com andores de oferendas. Apesar da crescente dificuldade em juntar pessoas para constituírem a Comissão de Festas, ainda continuam a existir voluntários que dão muito de si (muitos dias de trabalho) para manter esta tradição que constitui um convívio anual da população.

Uma conversa sobre corrupção

O canal Kukiacos TV ficou conhecido por ser propriedade da Igreja Maná, no entanto têm feito verdadeiro serviço público ao abordar temas de interesse geral, abordados com seriedade, independente e total liberdade. Foi assim que participei no programa "Isto é o povo a falar" dedicado ao tema da corrupção, que abordei na perspectiva cívica.

Procissão do Senhor Jesus dos Milagres

Ainda há procissões a sério no concelho de Leiria. A procissão do Senhor Jesus dos Milagres, que se realizou no dia 16 de setembro, nos Milagres, continua a juntar milhares de pessoas num culto com centenas de anos de tradição. O Presidente da CML Dr. Gonçalo Lopes, também participou na procissão. A igreja foi levantada em memória de um milagre do Senhor Jesus e começou a ser construída no ano de 1732. As obras iniciaram-se com esmolas recolhidas pela Confraria do Senhor de Jesus. Em 1750, o interior do edifício estava concluído. O gradeamento da galilé superior terminou já no final do séc. XIX, por intervenção do Arquiteto Korrodi.