Encontro de Crianças

No dia 2 de junho, assinalou-se o Dia da Criança, na comunidade de Souto da Carpalhosa e Ortigosa. A junta de freguesia teve uma excelente ideia que foi fazer um encontro de crianças e pais. As associações da freguesia foram convidadas a partilhar as suas actividades.

Aeroporto em Monte Real

Há muito que se fala da abertura da Base de Monte Real à aviação civil. Há quem concorde e quem seja contra. Na próxima segunda feira, dia 18 de junho, a Câmara de Leiria realiza um fórum para discutir o tema, com vários convidados. No Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, às 21 horas. A entrada é livre.

Celebrar Portugal lá fora

Celebrou—se, no passado domingo, 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este ano festejei-o em Portugal, algo que não aconteceu a 10 de junho de 2017, altura em que estava em Maputo, Moçambique. Sei hoje que quem vive o dia de Portugal lá fora o celebra com outra intensidade, outra nostalgia que só quem vai para fora conhece. Agora que conheço os "dois lados da moeda" sinto um orgulho maior em ser portuguesa!

A fuga de cérebros
A fuga de cérebros

A propósito da "fuga de cérebros", Maria Francisca Gama, cronista do REGIÃO DE LEIRIA, põe o dedo na ferida: "Então, as nossas escolas formam génios, e depois é o resto do Mundo que os aproveita, no sentido não pejorativo da palavra? Porque é que esses alunos, que se destacaram pelo seu aproveitamento académico, não ficaram em Portugal, e estão, neste momento, no mercado de trabalho de países como a Alemanha, como os Estados Unidos da América, ou como o Brasil? O que é que nos falta para agarrarmos aqueles que podem levar o nosso país a outro nível de industrialização, de cultura, de desenvolvimento?" Leia a crónica em https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/a-fuga-de-cerebros.

40 curiosidades sobre o Mosteiro da Batalha

Estará o Mosteiro da Batalha assente em estacas de madeira? Este é um dos mistérios em torno do monumento que é desvendado no livro "40 curiosidades sobre o Monumento", da autoria de Rui Cunha. No repleto auditório do Mosteiro, a obra dirigida aos mais novos, é apresentada esta tarde, revelando alguns dos seus segredos.

“Portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal”
“Portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal”

Se o Dia de Portugal é assinalado nos diversos continentes, isso deve-se também ao trabalho do “movimento associativo português na diáspora e de muitos cidadãos portugueses e lusodescendentes”, sublinhou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, na mensagem que divulga no Portal Diplomático, neste 10 de Junho. Para José Luís Caneiro, “esse é um sinal inequívoco de que apesar de estarem fisicamente longe, os portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal”.

"Os portugueses são de facto excecionais" "Os portugueses são de facto excecionais"
"Os portugueses são de facto excecionais"

“Uma mensagem realista, mas ao mesmo tempo otimista”. Será este o tom dos discursos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Isso mesmo adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA, quando a 16 de maio se deslocou à cidade para presidir à cerimónia do Dia Nacional dos Cientistas. Este ano, as comemorações do 10 de Junho repartem-se por Ponta Delgada, nos Açores, e por Boston e Providence, nos Estados Unidos da América.

“Fala-se dos emigrantes, mas não dos filhos deles”
“Fala-se dos emigrantes, mas não dos filhos deles”

Retirar da invisibilidade os filhos de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, criar pontes e facilitar o acolhimento, se quiserem regressar a Portugal, são três objetivos do Observatório dos Lusodescendentes. Em entrevista ao REGIÃO DE LEIRIA Emmanuelle Afonso, presidente da associação, assume que há muito trabalho a fazer junto deste público. Leia a entrevista aqui: https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/fala-se-dos-emigrantes

Câmara de Pombal cancela contas na Caixa Geral de Depósitos se balcão do Louriçal encerrar
Câmara de Pombal cancela contas na Caixa Geral de Depósitos se balcão do Louriçal encerrar

A Câmara de Pombal anunciou que vai retirar as suas contas da Caixa Geral Depósitos, caso o banco decida encerrar o balcão do Louriçal, que ali existe há 40 anos. Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal, aproveitou a última reunião do executivo, realizada quarta-feira, para informar formalmente que “a partir de amanhã [quinta-feira] vamos deixar de trabalhar com a CGD”, passando “sete milhões de euros em conta corrente” para outras entidades bancárias. Leia mais em https://goo.gl/8y4C9s.

Padre da Maceira encontrado morto em praia da Marinha Grande
Padre da Maceira encontrado morto em praia da Marinha Grande

Foi com grande consternação que a população da Maceira, Marrazes e Monte Redondo, Leiria, recebeu a notícia da morte do padre Marco Brites. O corpo foi encontrado ontem de manhã, na praia das Valeiras, situada entre Água de Madeiros e S. Pedro de Moel, sem sinais de ferimentos. Leia a notícia em https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/morte-inesperada-do-padre-da-maceira/

Preparativos para a época balnear

Só falta mesmo o bom tempo e os veraneantes. A praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, tem tudo a postos, para o início da época balnear. Os caixotes do lixo estão no areal e os nadadores-salvadores também.

Espectáculo Crianças ao palco
Espectáculo Crianças ao palco

Crianças das escolas de Leiria participam esta sexta-feira, na final do espectáculo Crianças ao palco. Na praça Rodrigues Lobo, em Leiria, a partir das 21 horas.

Estacionamento

Quando o estacionamento escassa, por vezes, fazem-se manobras que pensamos à partida impossíveis. A prova está na foto, com o condutor do carro cinzento a ocupar um espaço livre.

Casa para patos no rio Lis

Na tarde da última quarta-feira foi instalada uma casa de madeira no rio Lis para abrigar os patos que ali vivem. A casa foi oferta de um munícipe à cidade e aos patos. Agora, com as pequenas construções flutuantes, os animais já podem ter abrigo e alimento.

Exposição Rostos da Mia na ESECS
Exposição Rostos da Mia na ESECS

A exposição Rostos da Mia está patente na entrada da ESECS, no IPLeiria. Um conjunto de obras onde o rosto é o principal elemento.

Obras de requalificação na EN 109-9

Neste dia, também estão em execução obras de requalificação na rua principal do Coimbrão (EN 109-9) para colocação de condutas de águas pluviais, pré-ligação para fibra ótica e passeios.

Curiosidade no Coimbrão

Não é insólito seguramente, mas, depois de uma poda severa um damasqueiro criou um dos seus frutos num tronco.

Fogo de artifício no dia da cidade
Fogo de artifício no dia da cidade

A trinta minutos da meia noite, Leiria ficou iluminada com o fogo de artifício que anuncia o feriado municipal