Dia do Voluntário comentado pela Liga dos Amigos do Hospital

Ontem, dia 5 de dezembro, a Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Leiria comemorou o Dia do Voluntário com uma homilia, na capela deste hospital, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, o Cardeal António Marto. Seguiu-se um lanche de confraternização. A Liga dos Amigos do Hospital, presidida pelo Coronel Norberto Serra, que realizou a sua Assembleia Geral neste dia, tem mais de cem voluntários que ajudam os utentes do hospital nos diversos serviços do mesmo, desde o tirar as senhas de presença nas consultas externas, dar de comer e fazer a barba a quem tem dificuldades para o fazer e até conversar. Trata-se de um trabalho solidário e muito útil aos utentes que gratifica quem o pratica.

Festival do Chícharo da Serra promove iguaria até dia 26

No dia 22, Artur Santos, Pedro Alves, Gonçalo Lopes e o padre Mário Verdasca inauguraram o 13ª edição do Festival do Chícharo da Serra que se realiza até ao dia 26, em Loureira, Santa Catarina da Serra. Depois de darem as boas vindas aos convidados, elogiaram o executivo da junta de freguesia que há 13 anos iniciou este festival, agradeceram à direção da Forserra que agora organiza o evento e às diversas associações que participam na sua organização. O festival inclui "restaurantes" com menus de chícharo, tendas de expositores, espetáculos musicais e até um trail do Chícharo da Serra. Evento pretende promover a região, valorizar a gastronomia, a cultura, os circuitos pedestres e convívio de todos os que participam no Festival.

A 'União' de Leiria

Mais um Domingo e para muitos é dia de futebol, em Leiria a tradição de ir 'à bola' tem sido posta de parte por grande parte dos habitantes desta cidade. Mas para muitos é um reencontro entre amigos e família após mais uma semana de trabalho, uma tradição onde o adepto mais velho da família se junta ao mais novo para apoiar o clube da cidade.

Lions Clube de Leiria apoia projecto LUCAS

O projecto LUCAS, do Lions Clube International, visa a angariação de fundos para a investigação da oncologia pediátrica em Portugal - Juntos no Combate ao Cancro Pediátrico. O Lions Clube de Leiria organizou um rally paper na cidade de Leiria, no domingo, dia 11, que juntou quase cem pessoas em volta desta causa, tendo angariado 500 euros com a iniciativa. A chamada de atenção para os problemas ambientais nomeadamente do lixo produzido e, muitas vezes, deitado fora pelas ruas da cidade, foi o mote do itinerário escolhido. Pela primeira vez foi adoptado o road book electrónico. A Nossa Senhora do Monte e as Grutas da Moeda fizeram parte do passeio. Um sucesso.

A escolha brasileira de buscar uma vida melhor após a eleição de um presidente de extrema-direita
A escolha brasileira de buscar uma vida melhor após a eleição de um presidente de extrema-direita

Para quem decide trocar o Brasil por Portugal, as promessas subliminares não são poucas. O imaginário de viver na Europa carrega consigo uma série de referências que chegam sedutoras além-mar. Da esperada qualidade de vida, presente, por exemplo, na segurança já há muito não vista em terras tupiniquins, à oportunidade de frequentar uma formação profissional de qualidade, a mudança de continente vem carregada de uma série de anseios a serem preenchidos. Conheça três casos de quem escolheu viver em Portugal, vindo do país irmão, e já tem muito para contar. Leia no REGIÃO DE LEIRIA em http://bit.ly/2REyAz7.

Rendida às tradições

Não aprecio passas, nem brindeiras doces. Nunca andei nas ruas a pedir o bolinho, nem andei de saco na mão a tocar às campainhas e portas da terra. Não era tradição aqui na aldeia. Agora já são muitos os miúdos que o fazem, muitos inspirados numa tradição importada doa EUA. O tempo converteu-me... este ano agarrei-me à massa e adaptei os ingredientes aos meus gostos. Fiz troca de bolinhos com a família, cada um com a sua receita. Este foi o meu Dia do Bolinho.

Caminhada de alunos e professores da ESDS

No dia 28 de outubro a 29ª Comissão de Alunos da Escola Secundária Domingos Sequeira (ESDS), antiga EICL, promoveu uma caminhada para angariar fundos para o próximo encontro anual que se realizará no dia 6 de abril de 2019, no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria. Esta caminhada, que envolveu muitas dezenas de participantes, começou com um aquecimento orientado pelo PHIVE no interior da ESDS. Teve a particularidade do seu itinerário englobar o centro histórico de Leiria, o Seminário de Leiria e a Vila Portela, local cujo interior muitos ainda não conheciam. Por estas novidades e pelo convívio que se gerou, esta caminhada constituiu uma experiência muito agradável para todos.

Noite de fados da Liga dos Combatentes

No dia 20 de outubro, realizou-se mais uma noite de fados promovida pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes. Contou com o apoio da Deolinda Bernardo e o seu grupo de fadistas e guitarristas que atuaram gratuitamente para encanto dos Combatentes e familiares. Em virtude de serem quase duas centenas de participantes, o NLLC precisou de um espaço grande o qual foi gentilmente cedido pelo RA4. A Iolanda Garcia, antes de cantar, fez uma dedicatória ao Sr. João Teixeira, ex-Secretário da Assembleia Geral e sócio dedicado da Liga dos Combatentes que faleceu o ano passado. No final, o Maior Marto Silva, presidente do Núcleo, entregou lembranças aos artistas como forma de reconhecimento

Aldeia da alimentação saudável

Nos dias 13 e 14 de outubro (sábado e domingo), o Mercado de Sant’Ana recebeu a Aldeia da Alimentação Saudável, uma iniciativa organizada em parceria pelo Município de Leiria e o Hospital D. Manuel de Aguiar. Esta edição da Aldeia da Alimentação Saudável, contou com muitas e variadas iniciativas destinadas a todos, tendo sido criado um espaço para os mais pequenos, repleto de atividades didáticas e bem divertidas. Foi também apresentada uma App inovadora para promover comportamentos saudáveis em meio escolar (TeenPower) desenvolvida por um consórcio entre a câmara municipal de Leiria, e os institutos politécnicos de Leiria, Castelo Branco e Santarém.

O que distingue os jogos de tabuleiro modernos do xadrez?

Quando se fala em jogos de tabuleiro modernos surgem dúvidas. A designação moderna tem como objetivo distinguir de outros tipos de jogos de tabuleiro, nomeadamente os mais conhecidos e reputados como o Xadrez. Veja aqui as diferenças e proximidades: https://youtu.be/8jHIkUr_aR4

200.° Encontro de jogos de tabuleiro modernos em Leiria

Os boardgamers de Leiria, hoje um projeto da associação Asteriscos, realizou na passada sexta-feira o seu 200.° encontro semanal de jogos de tabuleiro modernos, em Leiria. Desde 2014, este grupo de pessoas, apaixonados por jogos de tabuleiro modernos, novos produtos de autor fruto de inovação que estão a mudar os hábitos lúdicos, tem trazido a Leiria está tendência internacional. Todas as sextas-feiras à noite, há eventos para um público mais especialista mas onde os novatos são bem-vindos. Famílias e crianças têm então um espaço dedicado no primeiro sábado à tarde de cada mês.

Leiria Sobre Rodas 2018

Desde pequeno que a paixão pelos carros sempre esteve presente na minha vida. Não porque tivesse alguém na família que me tivesse colocado o bichinho. Foi apenas natural. São eventos como o “Leiria Sobre Rodas” que me fazem palpitar o coração, podendo sentir o barulho estridente dos carros cheios de potência, o cheiro a pneus queimado e gasolina no ar e, por fim, ter a possibilidade de ver super-carros de sonho em exposição. A repetir, sem dúvida!

Jardim-Escola João de Deus, em Leiria, vai ter atividades com jogos de tabuleiro modernos

O Jardim-Escola e Escola Básica João de Deus, em Leiria, vão ter uma oferta de atividades de enriquecimento escolar, este ano letivo, com jogos de tabuleiro modernos. A instituição abre assim as portas aos métodos inovadores de utilização de jogos de tabuleiro modernos, pelos Boardgamers de Leiria, em contexto escolar.

Marcelo Rebelo de Sousa visita Festa do Desporto e tira dezenas de selfies

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa esteve hoje em Leiria para a inauguração do largo Comendador Armando Lopes, um emigrante natural de Ourém que partiu para França há 57 anos e construiu um grupo empresarial de sucesso. O momento serviu também para homenagear a diáspora portuguesa. No final, o Presidente atravessou o rio Lis e visitou a Festa do Desporto, onde conviveu com atletas e coletividades do concelho. Claro que não foi possível fugir às selfies. Foram dezenas, senão centenas, entretanto partilhadas nas redes sociais.

Micael Sousa fica em 4° lugar em concurso internacional de bloguers

Para quem não sabe concorri com um texto ao concurso internacional de bloguers da Comissão Europeia, #EUinmyRegion 2018. Acabaram de sair os resultados. Em 120 candidatos, depois de um processo de votação pública e escrutínio por um júri de especialistas em comunicação, este foi o resultado: http://ec.europa.eu/regional_policy/en/policy/communication/euinmyregion/blogging/ O texto fala de como o projeto europeu Urbanwins me fez passar a utilizar os jogos de tabuleiro modernos em atividades de Serious Gaming. Relatam-se as experiências nos Boardgamers de Leiria da Asteriscos, e as várias aulas que dei em múltiplas instituições com recursos a jogos de tabuleiro modernos.

Sétimo encontro dos combatentes do concelho de Leiria

No dia 16 de setembro irá realizar-se mais um encontro de combatentes do concelho de Leiria com o seguinte programa: 14:45 - Celebração da Eucaristia (Sé de Leiria)  15:30 - Concerto (Sé de Leiria) Coro AdesbaChorus, acompanhado por Grupo Instrumental  16:30 - Cerimónia de homenagem aos Combatentes (Largo 5 outubro)  17:30 - Lanche convívio  (Mercado de Sant’Ana)  INFORMAÇÕES 244 839 542 silvia.carreira@cm-leiria.pt 244 001 600 leiriliga@gmail.com

Uma das melhores repórteres do mundo

Conheci a Maria José Margarido em Boston, em 2001. Frequentávamos um curso de verão para jornalistas com uma bolsa da FLAD. Entre nós, foi amor à primeira vista. Eu admirava o seu desprendimento e simplicidade. Adorava ouvi-la falar das suas viagens e gravei na memória o seu fascínio por conhecer o mundo, saber mais e contar. A Zé era uma das jornalistas que eu mais admirava e gostava de ler. De verbo perfeito e solto, escreveu muito sobre educação, mas não só. Era uma repórter exímia. Morreu em 2006, no Chile, quando a avioneta em que seguia com três amigos se despenhou. Neste 8 de setembro, que alguns calendários marcam como Dia Internacional do Jornalista, é nela que penso. Era uma das melhores.

A aplicação reporte do RL é gamificação?

Quando vi esta aplicação do RL fiquei de imediato interessado. No fundo isto é uma forma de gamificação da atividade informal e formal de jornalismo. Aplicam-se elementos do design de jogos para incentivar a atividade de partilha e participação neste rede, havendo um acréscimo produtivo por essa via. Se quiserem saber mais sobre o que é a gamificação e o Serious game podem ver aqui: http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2018/06/qual-diferenca-entre-gamificacao-e.html?m=0