O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Carlos Vieira, o Bombeiro Ciclista de Leiria e o desportista de Leiria com mais recordes do Guiness Book, e já la vão quatro, o último este fim de seman. Em 2018 foi recorde do Mundo ao pedalar 8 horas guiando apenas com uma mão. Em 2014 foi recorde mundial ao pedalar 15h14m sobre rolos em cima de um carro de bombeiros, em Leiria. Em 1990 foi recorde do mundo de resistência em bicicleta também sobre rolos, nos EUA. O primeiro foi em 1983, com o recorde do mundo de resistência em bicicleta, 191 horas non stop, no antigo estádio de Leiria. Grande recordista, grande homem. Quem reconhece, pode colocar "Gosto".
O primeiro campeonato nacional do jogo mul ti pli está a acontecer em Leiria. A final decorre no dia de hoje e envolve 133 crianças de todo o país, que estão a jogar o mul ti pli e a aprender a tabuada, de forma divertida. A prova é dirigida aos estudantes do 3º, 4º, 5º e 6º ano de escolaridade e é organizada pelo Politécnico de Leiria e a alfii!, uma marca portuguesa de jogos lúdico-didáticos de autor.
No dia 2 de junho, assinalou-se o Dia da Criança, na comunidade de Souto da Carpalhosa e Ortigosa. A junta de freguesia teve uma excelente ideia que foi fazer um encontro de crianças e pais. As associações da freguesia foram convidadas a partilhar as suas actividades.
Há muito que se fala da abertura da Base de Monte Real à aviação civil. Há quem concorde e quem seja contra. Na próxima segunda feira, dia 18 de junho, a Câmara de Leiria realiza um fórum para discutir o tema, com vários convidados. No Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, às 21 horas. A entrada é livre.

A propósito da "fuga de cérebros", Maria Francisca Gama, cronista do REGIÃO DE LEIRIA, põe o dedo na ferida: "Então, as nossas escolas formam génios, e depois é o resto do Mundo que os aproveita, no sentido não pejorativo da palavra? Porque é que esses alunos, que se destacaram pelo seu aproveitamento académico, não ficaram em Portugal, e estão, neste momento, no mercado de trabalho de países como a Alemanha, como os Estados Unidos da América, ou como o Brasil? O que é que nos falta para agarrarmos aqueles que podem levar o nosso país a outro nível de industrialização, de cultura, de desenvolvimento?" Leia a crónica em https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/a-fuga-de-cerebros.


“Uma mensagem realista, mas ao mesmo tempo otimista”. Será este o tom dos discursos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Isso mesmo adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA, quando a 16 de maio se deslocou à cidade para presidir à cerimónia do Dia Nacional dos Cientistas. Este ano, as comemorações do 10 de Junho repartem-se por Ponta Delgada, nos Açores, e por Boston e Providence, nos Estados Unidos da América.

Retirar da invisibilidade os filhos de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, criar pontes e facilitar o acolhimento, se quiserem regressar a Portugal, são três objetivos do Observatório dos Lusodescendentes. Em entrevista ao REGIÃO DE LEIRIA Emmanuelle Afonso, presidente da associação, assume que há muito trabalho a fazer junto deste público. Leia a entrevista aqui: https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/fala-se-dos-emigrantes

Foi com grande consternação que a população da Maceira, Marrazes e Monte Redondo, Leiria, recebeu a notícia da morte do padre Marco Brites. O corpo foi encontrado ontem de manhã, na praia das Valeiras, situada entre Água de Madeiros e S. Pedro de Moel, sem sinais de ferimentos. Leia a notícia em https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/morte-inesperada-do-padre-da-maceira/

Crianças das escolas de Leiria participam esta sexta-feira, na final do espectáculo Crianças ao palco. Na praça Rodrigues Lobo, em Leiria, a partir das 21 horas.
Quando o estacionamento escassa, por vezes, fazem-se manobras que pensamos à partida impossíveis. A prova está na foto, com o condutor do carro cinzento a ocupar um espaço livre.
Na tarde da última quarta-feira foi instalada uma casa de madeira no rio Lis para abrigar os patos que ali vivem. A casa foi oferta de um munícipe à cidade e aos patos. Agora, com as pequenas construções flutuantes, os animais já podem ter abrigo e alimento.

A exposição Rostos da Mia está patente na entrada da ESECS, no IPLeiria. Um conjunto de obras onde o rosto é o principal elemento.

A trinta minutos da meia noite, Leiria ficou iluminada com o fogo de artifício que anuncia o feriado municipal
Uma manilha que espera a sua vez para ser utilizada, parece uma grande janela para o novo jardim. A obra ainda agora começou, mas já se podem observar pequenos pormenores, o local do espelho de água, já é visivel.
A primeira Game Dev Talk realizada pelos estudantes do Núcleo de Jogos da Licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da ESTG/IPLeiria. Vários assuntos passaram por lá, desde Inteligência Artificial, Fotogrametria, Realidade Aumentada e Concept Art. Os estudantes estão também a realizar o Playria que se realizará dia 26 de maio, em conjunto com a CML onde estarão presentes youtubers, produtores de jogos, entre outros.
Inverteram-se as posições, carros nos passeios, peões na estrada. A feira é a grande atração do mês de maio. Traz à cidade milhares de pessoas e não vêm a pé.
Uma das cerimónias mais esperadas por estudantes e familiares dos mesmos, ocorreu este sábado. É um dos poucos momentos em que as famílias se deslocam à escola para acompanhar os jovens familiares. Alguns destes já recebem as pastas há alguns anos consecutivos, nunca terminando o curso.
Passar nas traseiras do Convento de Santo Agostinho é dar de caras com uma tenda de campismo que há já alguns meses ali se encontra. Pertence a um Sem Abrigo que terá encontrado naquele metro quadrado de terreno a paz necessária para viver e pernoitar. Consta que já recebeu apoio no sentido de se arranjar uma alternativa mais digna e segura mas recusou sempre essa hipótese. Responde sempre da mesma forma: "Obrigado mas não quero. Esta é a minha casa"