Inverteram-se as posições, carros nos passeios, peões na estrada. A feira é a grande atração do mês de maio. Traz à cidade milhares de pessoas e não vêm a pé.
Uma das cerimónias mais esperadas por estudantes e familiares dos mesmos, ocorreu este sábado. É um dos poucos momentos em que as famílias se deslocam à escola para acompanhar os jovens familiares. Alguns destes já recebem as pastas há alguns anos consecutivos, nunca terminando o curso.
Passar nas traseiras do Convento de Santo Agostinho é dar de caras com uma tenda de campismo que há já alguns meses ali se encontra. Pertence a um Sem Abrigo que terá encontrado naquele metro quadrado de terreno a paz necessária para viver e pernoitar. Consta que já recebeu apoio no sentido de se arranjar uma alternativa mais digna e segura mas recusou sempre essa hipótese. Responde sempre da mesma forma: "Obrigado mas não quero. Esta é a minha casa"
Ficar parado, com a desculpa que se está muito cansado, ou que não há tempo, tem o seu preço. Mais tarde ou mais cedo chegará a "fatura". No programa do Centro Desportivo de Marcha e Corrida, há lugar para todos. Quem não pode correr, faz caminhada. O treino é orientado por dois excelentes técnicos da Juventude Vidigalense.
Quem passa pela Rua Machado Santos, em Leiria, facilmente se apercebe do estado em que se encontra a antiga casa dos Serviços Florestais. O imóvel há muito que deixou de ser habitado, apresentando sinais de degradação e abandono preocupantes.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta manhã em Leiria, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Cientistas. Mas a passagem do Presidente da República por Leiria terá começado ontem, ao final do dia. Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Feira de Maio e tirou fotografias com alguns dos visitantes que estavam no certame.
Os dias maiores, convidam a prolongar a permanência na rua, adiando a chegada a casa. Mas desengane-se quem julga que é de perna cruzada na recente esplanada do jardim. Ali entre lama, silvas, um ou outro mosquito, subidas e descidas há gente que se sente feliz a fazer exercício.
Depois de um inverno rigoroso, com muita chuva, chegou a altura de limpar o leito do rio. Árvores que perderam as suas braças e as viram desaparecer nas águas agitadas pela forte corrente. Agora recuperadas já sem vida, jazem junto às margens.