Série documental procura luso-americanos para mostrar multiculturalidade nos EUA
Série documental procura luso-americanos para mostrar multiculturalidade nos EUA

A realizadora Alexis Barone, que está a desenvolver uma série documental sobre multiculturalidade nos Estados Unidos, procura lusodescendentes para mostrar as especificidades da herança portuguesa no contexto da sociedade norte-americana. "A ideia é levar os americanos que não são emigrantes ou não têm história e cultura além da americana a reconhecerem e aceitarem as dificuldades e a beleza das culturas duais”, disse à Lusa a realizadora. A série vai debruçar-se sobre uma comunidade diferente por episódio, e no caso dos luso-americanos, o plano é acompanhá-los à zona de onde as suas famílias emigraram. A sua intenção é começar as filmagens no verão de 2021.

Restaurante português nos EUA adapta-se com envio de pastéis de nata para casa
Restaurante português nos EUA adapta-se com envio de pastéis de nata para casa

O café-restaurante português Natas Pastries, em Los Angeles, está a adaptar-se às restrições impostas pela pandemia com o envio de pastéis de nata para clientes nos Estados Unidos. A dona do café-restaurante, Fátima Marques, natural de Lisboa, decidiu iniciar a nova faceta do negócio por causa dos muitos pedidos que estava a receber desde o início do confinamento. "Envio para os Estados Unidos, de Nova Iorque a Miami e Las Vegas, por todo o lado me pedem", diz a chef. A maior parte dos pedidos vem de "portugueses, lusodescendentes", mas também das muitas estrelas norte-americanas que frequentam o espaço. Aos pasteis de nata, juntam-se as bolas de berlim, pastéis de bacalhau ou chouriço.

Comunidade luso-americana reaviva memórias dos avós com criatividade
Comunidade luso-americana reaviva memórias dos avós com criatividade

Escrever poemas, músicas e desenvolver artes plásticas recordando os mais velhos da família é o desafio lançado pelo Instituto Português Além Fronteiras,instalado na Universidade Estadual da Califórnia, às gerações mais jovens da comunidade luso-americana. O objetivo do projeto “Celebrating My Avós” (Celebrando os meus Avós em português) é incentivar trabalhos criativos durante o isolamento social por causa da covid-19 ao mesmo tempo que se reavivam memórias dos avós. “Se ainda hoje se fala português em muito sítio é por causa do avô e da avó. É uma forma de continuar as histórias orais através da memória”, disse à agência Lusa Diniz Borges, presidente do Instituto.

Portugueses em Long Branch ajudam Nadadores da Nazaré a comprar equipamento
Portugueses em Long Branch ajudam Nadadores da Nazaré a comprar equipamento

"A praia da Nazaré é mais do que uma praia de pescadores e mulheres que vestem o traje tradicional das 'sete saias' ... A praia é mundialmente conhecida pelas suas ondas gigantes (...) é uma das mais populares e procuradas praias, por turistas de todo o mundo...", refere a associação Portuguese Club of Long Branch. A pensar em quem visita a praia, o clube português nos Estados Unidos da América, com Filhos de Maria, Escola Lusitânia, Velhas Guardas e Chop Rider, organiza um jantar de angariação de fundos para a compra de uma moto 4x4 para a Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré. Sábado, dia 13, na sede da coletividade.

Bailarinos portugueses vencem Ballet Beyonder Borders

Recentemente, os alunos da ESCALA e do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Portugal, foram até Montana, nos EUA. Participaram no Ballet Beyonder Borders e conseguiram trazer várias medalhas. Carolina Costa e Francisco Gomes trouxeram para Leiria o 1º lugar em duetos e em solos. Bernardo Costa e Margarida Gonçalves conseguiram o 2º lugar em duetos. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer a cidade de Missoula e de praticar snowboard. Provaram os famosos Smores , uma sobremesa que tem marshmallows feitos no fogo, uma autêntica maravilha.

Luso-descendente promove design em cortiça no mercado norte-americano
Luso-descendente promove design em cortiça no mercado norte-americano

A promoção da cortiça como um "material incrível" e "muito sustentável" é uma das motivações da designer lusodescendente Melanie Abrantes, que desenha peças únicas na Califórnia com a matéria-prima importada de Portugal. A artista, que fundou a marca Melanie Abrantes Designs em Oakland, produz artigos para casa com vários tipos de cortiça que são vendidos em lojas da especialidade. Entre os produtos em cortiça que Melanie Abrantes, de 28 anos, criou estão caixas de joias, candeeiros de teto, cinzeiros para canábis, castiçais e vasos para plantas. Neta de portugueses, visita Portugal uma vez por ano, dividindo-se entre Lisboa, onde vive a avó, e os produtores de cortiça no norte.

Realizador português mostra "realidade quase desconhecida" da diáspora lusa no Havai
Realizador português mostra "realidade quase desconhecida" da diáspora lusa no Havai

Mais de 10 por cento da população do Havai (EUA) descende de portugueses, "uma realidade quase desconhecida" e que é o foco do novo documentário do realizador Nelson Ponta-Garça, que estreia esta sexta-feira, dia 28. "Pouca gente imagina que existem tantos portugueses no Havai", disse o realizador açoriano radicado na Califórnia. A estimativa é de que "mais de 10%" da população do arquipélago, que totaliza 1,428 milhões de habitantes, seja lusodescendente. A estreia do documentário coincide com a celebração dos 140 anos da chegada da primeira grande vaga de imigrantes portugueses ao Havai, que aconteceu a 30 de setembro de 1878 a bordo do navio SS Priscilla.

Ourém estabelece geminação com Russells Point
Ourém estabelece geminação com Russells Point

A Fundação norte-americana Ephesus vai contribuir para a requalificação e construção de uma ciclovia na estrada da Ortiga, freguesia de Fátima, em Ourém, no valor de 150 mil dólares. A informação foi divulgada pelo presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, em conferência de imprensa, adiantando que entre 9 a 12 de agosto se desloca aos Estados Unidos da América (EUA) para assinar o acordo. Na mesma altura, Ourém assinará com o acordo de geminação com Russells Point, no estado do Ohio, sendo a primeira cidade norte americana irmã do município de Ourém.

Portuguesa ocupa cargo de topo na UNICEF
Portuguesa ocupa cargo de topo na UNICEF

Chama-se Catarina de Albuquerque, tem 48 anos, e será, a partir de 3 de setembro, a nova diretora-executiva (CEO) da estrutura ‘Saneamento e Água para Todos ‘ [‘Sanitation and Water for All (SWA)’], da UNICEF. O processo de seleção durou cerca de cinco meses e a jurista portuguesa ultrapassou os outros 199 candidatos ao cargo. É a primeira presidente-executiva do organismo, o lugar mais alto ocupado por um português, na atualidade. Catarina Albuquerque era diretora-executiva da SWA desde 2015 e muda-se agora para os Estados Unidos da América. “Estou honrada por ter sido selecionada para liderar esta parceria multifacetada e entusiasmante", disse, no comunicado, divulgado pela SWA.

"Olho à minha volta e tenho sempre muito para aprender"
"Olho à minha volta e tenho sempre muito para aprender"

Samuel Martins trabalha na Fundação Bill & Melinda Gates, desde 2013, e não podia sentir-se mais motivado. O seu quotidiano em Seattle, nos Estados Unidos, é feito de aprendizagens e de decisões com forte impacto na vida das pessoas. O maior desafio? Colocar as pessoas a trabalhar em equipa e num ambiente em que consigam revelar todo o seu talento. Natural de Porto de Mós, pondera regressar um dia a Portugal se lhe surgir "um trabalho desafiante, onde possa ter um impacto bastante positivo na vida das pessoas". Leia a entrevista na íntegra aqui: https://bit.ly/2tstQBR

Nazaré passa nos ecrãs da Times Square
Nazaré passa nos ecrãs da Times Square

A Nazaré e as ondas gigantes da Praia do Norte vão invadir os ecrãs da Times Square, em Nova Iorque. A ativação de um painel eletrónico de publicidade ao turismo em Portugal, promovida pelo Estado português, é a razão do vídeo, que vai passar imagens da Nazaré e das ondas gigantes surfadas por Garrett McNamara e Rodrigo Koxa, surfistas que bateram recordes mundiais na Praia do Norte. Ambos vão estar em Nova Iorque, tal como o primeiro-ministro António Costa. Vídeo vai ser exibido durante um mês num dos ecrãs da praça de Nova Iorque. De acordo com dados do Governo, o turismo em Portugal, com proveniência dos Estados Unidos, tem crescido nos últimos anos sempre acima dos 10%.

Long Branch, nos Estados Unidos da América, comemora Dia de Portugal com futebol e santos populares
Long Branch, nos Estados Unidos da América, comemora Dia de Portugal com futebol e santos populares

O clube Português de long Branch, na Nova Jérsia (EUA), assinala o Dia de Portugal com um programa aberto a toda a comunidade. Dia 15 acompanham o jogo de fuetbol Portugal - Espanha, no mundial 2018 e é içada a bandeira portuguesa na Câmara de Long Branch. Serão entregues também os prémios de mérito da Escola Portuguesa. No sábado, dia 16, o futebol reúne as velhas guardas para um convívio, seguido de churrasco. E no domingo, haverá um passeio de motas e o arrail alusivo ao Santo António.

“Soube bem ser Português”
“Soube bem ser Português”

Esta segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou um conjunto de portugueses e um americano que tem defendido a causa portuguesa daquele lado do Atlântico, conta o leiriense José Manuel Santos que se encontra a residir em Boston e assiste, por estes dias, às comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. “Todos gostaram do Navio Escola Sagres – atracado no porto de Boston - e a comida estava muito boa, mas as pessoas vieram mesmo para abraçar e beijar o Presidente”. José Manuel Santos conta que “foi um dia bonito” e que “soube bem ser Português”.

Estudantes lusodescendentes oferecerem presente ao Presidente da República e ao Primeiro Ministro
Estudantes lusodescendentes oferecerem presente ao Presidente da República e ao Primeiro Ministro

Alunos da Escola Lusitânia - Portuguese School of the Portuguese Club of Long Branch ofereceram um presente ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e ao Primeiro Ministro António Costa. A entrega aconteceu durante as cerimónias do Dia de Portugal, em Boston (EUA). A Escola Lusitânia recebeu, igualmente durante as cerimónias, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de Community Organization of the Year atribuído pela American Organization of Teachers of Portuguese.

20 anos de trabalho lento, mas com resultados no número de doutorados
20 anos de trabalho lento, mas com resultados no número de doutorados

A Escola de Direito de Harvard, em Boston, nos EUA, foi palco do 17º Fórum da PAPS - Portuguese American Postgraduate Society. O leiriense José Manuel dos Santos, a residir naquela cidade, explica que a associação foi criada há 20 anos e reúne cientistas portugueses que se encontram “a fazer trabalho importante” naquele país. São “20 anos de trabalho lento, mas com resultados claros na quantidade de PhD portugueses nos EUA”, referiu. Nas imagens, o investigador Alexandre Quintanilha e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor. O programa do Fórum da PAPS estende-se até dia 11 de junho e está disponível em https://papsforum.org/2018/schedule.