“Soube bem ser Português”
“Soube bem ser Português”

Esta segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou um conjunto de portugueses e um americano que tem defendido a causa portuguesa daquele lado do Atlântico, conta o leiriense José Manuel Santos que se encontra a residir em Boston e assiste, por estes dias, às comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. “Todos gostaram do Navio Escola Sagres – atracado no porto de Boston - e a comida estava muito boa, mas as pessoas vieram mesmo para abraçar e beijar o Presidente”. José Manuel Santos conta que “foi um dia bonito” e que “soube bem ser Português”.

Estudantes lusodescendentes oferecerem presente ao Presidente da República e ao Primeiro Ministro
Estudantes lusodescendentes oferecerem presente ao Presidente da República e ao Primeiro Ministro

Alunos da Escola Lusitânia - Portuguese School of the Portuguese Club of Long Branch ofereceram um presente ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e ao Primeiro Ministro António Costa. A entrega aconteceu durante as cerimónias do Dia de Portugal, em Boston (EUA). A Escola Lusitânia recebeu, igualmente durante as cerimónias, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de Community Organization of the Year atribuído pela American Organization of Teachers of Portuguese.

20 anos de trabalho lento, mas com resultados no número de doutorados
20 anos de trabalho lento, mas com resultados no número de doutorados

A Escola de Direito de Harvard, em Boston, nos EUA, foi palco do 17º Fórum da PAPS - Portuguese American Postgraduate Society. O leiriense José Manuel dos Santos, a residir naquela cidade, explica que a associação foi criada há 20 anos e reúne cientistas portugueses que se encontram “a fazer trabalho importante” naquele país. São “20 anos de trabalho lento, mas com resultados claros na quantidade de PhD portugueses nos EUA”, referiu. Nas imagens, o investigador Alexandre Quintanilha e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor. O programa do Fórum da PAPS estende-se até dia 11 de junho e está disponível em https://papsforum.org/2018/schedule.