Marchas da Liberdade
Marchas da Liberdade

Hoje, a Catalunha viveu um dos dias mais intensos. As cinco marchas que levam três dias caminhando durante uns 40 Km por dia chegavam a Barcelona. Vindos de toda a Catalunha, Barcelona ficou colapsada de gente. Todo este movimento pacifista reclama "indepêndencia e liberdade para os presos políticos". O povo catalão dá um cheque-mate a toda a classe política. Paralelamente há os finais da tarde onde o ambiente é muito mais tenso. A polícia sobreactua sabendo que há grupos de pessoas de movimentos violentos e muitos jovens que se alteram quando são agredidos.

Autodeterminação é um direito

Esta semana começou o julgamento de 12 representantes políticos e sociais da Catalunha. Este julgamento faz-se no tribunal supremo em Madrid, que recusa aceitar testemunhas da defesa e aceita quase todos da acusação como os do partido VOX. Hoje, em Barcelona, há manifestação contra todo o processo judicial e a denúncia de que é um julgamento político.

Catalunha no caminho da Independência

Um mar de gente desbordou a principal artéria de Barcelona exigindo liberdade para os presos políticos e a indepência para a Catalunha. Antes de começar, sabia-se que havia 460 mil inscritos na frente da Assembleia Nacional Catalã e as imagens mostram una avenida diagonal repleta de gente. Somos muitos mais. Somos gente que dança, canta e grita "independência" ou "liberdade para os presos políticos". Eu venho do sul. Da minha povoação, saíram sete autocarros com gente de diferentes idade. Manifestam-se e voltam a casa. Uma luta como a gota de água malaia: agua mole em pedra dura... Fotos partilhadas por ccma - tv3

Barcelona em fotografias

A cidade de Gaudi que vale a pena espreitar.