O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Conheci os meus melhores amigos aqui nos desportos de aventura. Chama-se Ebrahim, mas toda a gente o trata por Eby, tem 32 anos, é emirati e trabalha para o governo em qualquer coisa importante de que nunca fala. Apaixonado pelos desportos de aventura, tive o privilégio de o ter como guia nalgumas atividades por aqui, como canyoning, acampamentos no deserto e muito montanhismo. É montanhista certificado (fez a formação no Alaska). É de uma boa disposição contagiante e está sempre pronto a encorajar os outros a lutar contra os seus medos e não conhecer limites. Casou, num casamento arranjado e divorciou-se. Explicou-me um dia: a minha mulher deu-me a escolher entre o jeep e ela...
Quando fui dar aulas para Londres, conheci pessoas com o meu sobrenome do Sri Lanka e da Malásia. Fiquei muito surpreendida. Depois de tantos séculos, ainda vivemos nessas terras longínguas. Vivem os edifícios que edificámos, as memórias históricas e linguísticas. Visitei o Sri Lanka, a Taprobana de Camões. Uma ilha linda, verde de gente afável e pacífica e comida picante. Fui da capital, Colombo, de comboio até Kandy. Visitei variados templos, na ilha coexistem várias religiões. Desce depois até Galle, no sul, onde existe ainda o forte construído por nós e ampliado pelos holandeses. Imagino os olhares maravilhados dos nossos marinheiros ao aportarem nestas paragens paradisíacas.
Nos diversos distritos de Timor-Leste iniciou-se uma Campanha de Imunização contra o sarampo, rubéola e poliomielite. Esta decorre entre o dia 2 e 14 de julho e destina-se a todas as crianças nascidas em 2013. Este programa contribui para uma grande mudança na saúde das crianças timorenses e é um passo importante no futuro desta nação. No distrito de Liquiçá, o lançamento da campanha foi na escola CAFE. Os professores dessa escola ficaram orgulhosos por poder fazer parte deste momento.
Decorreu este fim de semana mais uma recriação histórica da feira à moda antiga. Centenas de figurantes oriundos das diversas associações culturais da freguesia deram a conhecer a miúdos e graúdos os sabores, tradições, os divertimentos, usos e costumes da época do antigamente. Uma experiência a repetir.
Aconteceu este domingo, organizada pela Associação das Várzeas a quarta regata no Rio Lis. Cerca de 12 jangadas fizeram um passeio belo pelo Rio Lis, observadas por centenas de pessoas que, nas margens, viram as "piruetas" dos participantes. O objectivo foi promover a criatividade e sobretudo o divertimento.
Este fim de semana decorreu no Jardim Olímpio Alves, em Monte Real, o certame anual das tasquinhas. Foram centenas de visitantes que saborearam os diversos petiscos servidos pelas associações. A destacar ainda, o Centro Social e Infantil que abriu as portas à comunidade e as Irmãs Clarissas que apresentaram os seus licores conventuais. Valeu a pena.
Quem vai ao Lubango, província da Huíla, pela primeira vez não fica indiferente às “Mumuilas”. São mulheres pertencentes à tribo Mumuila, oriunda daquela província, que usam colares de missangas e pulseiras, andam com os seios destapados e colocam no cabelo uma pasta feita de sementes, estrume de vaca e gordura do leite. Segundo explicam, para ter “cabelo bonito” e evitar os piolhos, já que não lavam a cabeça. Comunicam entre si num idioma próprio e a sua principal atividade é a criação de gado. As Mumuilas chamam a atenção de turistas e visitantes mas não se deixam fotografar. Se tiver algo para oferecer em troca, principalmente dinheiro, elas irão seguramente fazer as melhores poses.
A Junta de Freguesia de Monte Real organiza este fim de semana em parceria com as associações e clubes da freguesia, as suas tasquinhas. Vão ser três dias de muita festa, muitos sabores e muita cor. Neste fim de semana de S. Pedro não podia faltar a celebração dos Santos Populares e o aniversário da vila, no dia 1 de julho.
Já abriu ao público a Piscina-Mar da Figueira da Foz,depois de terem sido realizadas, pela autarquia, as obras necessárias para garantir as condições de utilização de higiene, salubridade e segurança, O horário de funcionamento é das 10 horas às 19h30, e as entradas são gratuitas para crianças até aos quatro anos, custando três euros entre os cinco e os 12 anos (dois euros a partir das 16h30) e seis euros para maiores de 12 anos (quatro euros a partir das 16h30). A piscina dispõe de serviço de cafetaria e snack-bar (concessionado), balneários, espreguiçadeiras e chapéus-de-sol. O edifício foi considerado, em 2002, pelo seu interesse arquitetónico, património de interesse público.
Inovação, empreendedorismo e marketing digital são as palavras de ordem, durante dois dias, 29 e 30 de junho, em Leiria. O Teatro José Lúcio da Silva recebe a 2ª edição da maior conferência de marketing digital e empreendedorismo em Portugal. Entre hoje e amanhã os entusiastas destas áreas do conhecimento estão convidados a ouvir conselhos, partilhar ideias e alargar a sua rede de conhecimentos.
A FILDA está de volta! A 34ª edição da Feira Internacional de Luanda – FILDA 2018 acontece já no próximo mês, de 10 a 14 de julho, na ZEE- Zona Económica de Luanda, sob o lema “Diversificar a Economia, Desenvolver o Sector Privado”. São esperados mais de 350 expositores, oriundos de 13 países, entre os quais Portugal, Suécia, Itália, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Rússia, África do sul, Gana, Moçambique, Uruguai, Brasil e EUA, durante cinco dias numa área de 28 mil m2 de exposição. nacionais e estrangeiros. Como não podia deixar de ser, o Repórter no Mundo estará nos bastidores para lhe dar conta de tudo! Programa disponível em http://filda.co.ao/programa-filda-2018/
O passaporte eletrónico português vai incluir uma vinheta em braille, uma medida inovadora na União Europeia que permitirá aos cidadãos com deficiência visual identificar nome, número e data de validade do documento, anunciou o SEF. Esta nova funcionalidade do passaporte eletrónico português foi apresentada durante uma cerimónia que assinalou os 42 anos de existência do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Portugal torna-se no primeiro país europeu com este documento. “Pequenos passos como este vão permitir às pessoas mais e melhor autonomia”, disse Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, torna-se hoje no quinto cardeal português do século XXI e segundo a ser designado pelo Papa Francisco. A cerimónia decorre esta tarde no Vaticano e o bispo de Leiria-Fátima será o único português numa lista de 14 novos cardeais hoje criados. Portugal está representado no Colégio Cardinalício por três cardeais: Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito, ambos eleitores para o papado, e José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas
O lusodescendente Davy Ramos criou um "mordomo" com inteligência artificial que promete ajudar nas tarefas de casa e que, segundo o criador, com origens em Torres Vedras, "as pessoas podem aproveitar de outra maneira o tempo que gastavam nessas tarefas". Este sistema inovador aprende as rotinas diárias dos residentes permitindo aos mesmos economizar num bem cada vez mais precioso nos dias de hoje - o tempo. Esta inovação já conquistou a multinacional Apple que pretende comercializar o produto em todo o mundo a partir de 2019. Mais uma vez, se realça o talento dos nossos portugueses que conseguem marcar a diferença além fronteiras. Siga toda a informação em http://www.facebook.com/mysmartjarvis
No domingo, dia 1 de Julho, será no adro da Igreja do Souto da Carpalhosa organizado, pela Junta de Freguesia, mais uma vez a Feira Antiga. Os "feirantes" vestidos a rigor venderão os produtos tradicionais da terra. Haverá espetáculos com ranchos folclóricos: Flores da Primavera, da Ortigosa; Rancho Folclórico Juventude Amiga dos Conqueiros e Rancho Folclórico do Souto da Carpalhosa. Artesanato e alguns animais completarão os elementos da feira.
Eis a etapa mais dura de todas. Subidas e mais subidas... Foram uma constante ao longo desta etapa. Os Pirinéus acabariam por ceder enfim, uma vez que a força e persistência deste enorme campeão não conhece limites.O leiriense Carlos Vieira continua a viagem de bicicleta de ligação de Leiria a Quint-Fonsegrives, em França. Quando passou no topo dos Pirinéus ainda havia vestígios de neve e uma bandeira portuguesa no topo de um poste não passou despercebida. As próximas etapas serão já em território francês e o ciclista português já esteve em Lourdes, cidade geminada com Fátima. "Estar em Lourdes é sempre uma grande honra", disse.
Chama-se Saiful. É motorista da Uber, tem 29 anos e é do Bangladesh. Vem de uma aldeia não muito longe da capital e é o mais velho de quatro irmãos. Por motivos de saúde, o pai deixou de poder trabalhar e ele veio para o Dubai, aos 17 anos. Tem feito um pouco de tudo. Ele e o irmão, que nasceu depois dele, sustentam agora a casa e os dois irmãos mais novos que estão a estudar. Muito educado, horizontes abertos pela convivência com tanta gente do mundo, pensa pela própria cabeça. Não quer casar com uma esposa escolhida pelos pais e com quem terá direito de falar breves minutos antes do enlace. Gosta de me perguntar coisas sobre o meu país e outros países europeus. Eu pergunto sobre o seu. Riqueza!
O Prémio Investigação José Ribeiro Vieira foi entregue, ontem, no aniversário da NERLEI, a Catarina Ruivo, médica e investigadora do Centro Hospitalar de Leiria. O prémio visa distinguir aqueles que mais se destacaram ao longo do ano na pesquisa de soluções médicas, que tenham publicado os seus resultados em revistas da especialidade e que tenham essencialmente tido o reconhecimento por parte dos seus pares, colegas e actividade. A escolha deste ano incidiu sobre a investigação de que, apesar de ser tradicionalmente conhecida pelo efeito cardiovascular, Catarina Ruivo relacionou a exposição prévia da aspirina com o síndrome coronário agudo.