O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Ontem, dia 5 de dezembro, a Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Leiria comemorou o Dia do Voluntário com uma homilia, na capela deste hospital, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, o Cardeal António Marto. Seguiu-se um lanche de confraternização. A Liga dos Amigos do Hospital, presidida pelo Coronel Norberto Serra, que realizou a sua Assembleia Geral neste dia, tem mais de cem voluntários que ajudam os utentes do hospital nos diversos serviços do mesmo, desde o tirar as senhas de presença nas consultas externas, dar de comer e fazer a barba a quem tem dificuldades para o fazer e até conversar. Trata-se de um trabalho solidário e muito útil aos utentes que gratifica quem o pratica.
Dos profissionais portugueses que se encontram a trabalhar no estrangeiro, 78% quer voltar a trabalhar em Portugal, sendo que 43% deseja fazê-lo já nos próximos dois anos. A conclusão consta do Guia do Mercado Laboral 2019, um inquérito elaborado pela empresa de recrutamento Hays e cujos resultados foram divulgados esta semana. Nesse estudo, os fatores apontados como determinantes para o regresso são um pacote salarial mais atrativo, motivos familiares, vontade de viver em Portugal e projetos interessantes. Já a proposta do Governo de reduzir para metade o valor a cobrar em IRS até 2023, a maior parte dos profissionais referiu que a medida teria pouco ou nenhum impacto.
Nos Emirados Árabes Unidos chove em média 10 dias por ano. Compreende-se que quando chove seja o caos. As ruas não estão preparadas para a chuva, os prédios e as casas também não. Três horas de chuva intensa e os acidentes na estrada são às centenas, partes inteiras da cidade alagadas, escolas fechadas... Uma cidade de pantanas. Toda a gente fica fascinada a ver chover e, se na escola, é difícil afastar os garotos da janela da sala de aula, na rua, anda tudo a brincar à chuva. Nas montanhas é assustador, torrentes de água descomunais descem as encostas pedregosas, arrastando tudo à sua passagem.
No dia 22, Artur Santos, Pedro Alves, Gonçalo Lopes e o padre Mário Verdasca inauguraram o 13ª edição do Festival do Chícharo da Serra que se realiza até ao dia 26, em Loureira, Santa Catarina da Serra. Depois de darem as boas vindas aos convidados, elogiaram o executivo da junta de freguesia que há 13 anos iniciou este festival, agradeceram à direção da Forserra que agora organiza o evento e às diversas associações que participam na sua organização. O festival inclui "restaurantes" com menus de chícharo, tendas de expositores, espetáculos musicais e até um trail do Chícharo da Serra. Evento pretende promover a região, valorizar a gastronomia, a cultura, os circuitos pedestres e convívio de todos os que participam no Festival.
A Contempla Trilhos, através de Sofia Matos, apresentou o estudo sobre migrantes e refugiados, do projeto europeu OPLICO, na conferência internacional "Conferência & Festival de Cinema Portugal 2018 - cinema para a inclusão social", organizado pela Aidlearn, que decorre nos dias 22 e 23 de novembro no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, Lisboa. Esta conferência faz parte do projeto RefugeesIN, financiado pela Agência Nacional através do programa Erasmus+. Para além das palestras, foram exibidos filmes, realizados pelos participantes, com base nas suas experiências e com a formação que tiveram num curso piloto RefugeesIN de 100 horas, onde aprenderam a fazer filmes.
Junto ao caixote do lixo alguém deixou uma data de livros que já não quer. Mas alinhou-os com a capa para cima para que qualquer pessoa que passe veja e leve os que quiser. Os livros estavam na zona de Westerdok e foi engraçado ver que, ao longo do dia, os livros iam desaparecendo. Uma boa iniciativa certamente. Pena serem em Holandês, caso contrário tinha trazido um também.
Mais um Domingo e para muitos é dia de futebol, em Leiria a tradição de ir 'à bola' tem sido posta de parte por grande parte dos habitantes desta cidade. Mas para muitos é um reencontro entre amigos e família após mais uma semana de trabalho, uma tradição onde o adepto mais velho da família se junta ao mais novo para apoiar o clube da cidade.
Um baile de música popular animou até ao início da madrugada deste domingo, 18, o 27º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense, em Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris. Muitos dos participantes, cerca de duas centenas de emigrantes do concelho, residentes em França e noutros países europeus, não dispensaram um pezinho de dança
O comendador José Batista de Matos, natural do concelho da Batalha, foi homenageado na manhã deste sábado, 17, no Museu da Emigração, em Paris, pelo Grupo de Teatro e Canto da Academia Sénior da Batalha. Esta noite, o grupo participa no 27º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense, em Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris, com a presença de duas centenas de emigrantes do concelho, residentes em França e noutros países europeus.
O projecto LUCAS, do Lions Clube International, visa a angariação de fundos para a investigação da oncologia pediátrica em Portugal - Juntos no Combate ao Cancro Pediátrico. O Lions Clube de Leiria organizou um rally paper na cidade de Leiria, no domingo, dia 11, que juntou quase cem pessoas em volta desta causa, tendo angariado 500 euros com a iniciativa. A chamada de atenção para os problemas ambientais nomeadamente do lixo produzido e, muitas vezes, deitado fora pelas ruas da cidade, foi o mote do itinerário escolhido. Pela primeira vez foi adoptado o road book electrónico. A Nossa Senhora do Monte e as Grutas da Moeda fizeram parte do passeio. Um sucesso.
Na cidade de Hangzhou, uma antiga capital da China, nas palavras de Marco Polo "a maior cidade do mundo", o ensino da língua portuguesa está a cargo da ZISU (Zhejiang International Studies University) e desperta um interesse crescente junto dos jovens chineses. Estes novos falantes da língua de Camões passam a partir desta semana a contar com o apoio das edições do REGIÃO DE LEIRIA, para o desenvolvimento dos seus estudos e conhecimento da realidade portuguesa.
Pude participar numa actividade interessante: fazer um polvo para bebés prematuros, que estão em incubadoras. Estas pequenas obras de arte fazem com que o bebé se sinta protegido e estimulam-no enquanto está na incubadora. Hoje reunimos um pequeno grupo para aprender a fazer os animais. Quando já tivermos feito uns quantos, vão ser enviados para um hospital, com unidade de prematuros, e serão esterilizados e oferecidos às famílias. Fica a informação: https://www.noupops.org/
Na China os meios tradicionais de pagamento, dinheiro em notas e moedas, cartões de débito e crédito, são cada vez mais coisa do passado. A grande referência das transacções é o pagamento através de aplicações com telemóvel. Quem anda com dinheiro vivo ou cartão de pagamento é turista ou alguém que vive fora de época...
Expo-Indústria e Projekta - Feira Internacional de Equipamentos e Serviços para a Construção Civil, Obras Públicas, Urbanismo, Arquitetura e Decoração de Interiores, os dois principais eventos motores da economia angolana, decorrerão este ano em simultâneo, de 14 a 17 de novembro, na ZEE- Zona Económica de Luanda. A maior montra de exposição da indústria e da construção em Angola reunirá mais de 300 expositores em 28.000 m2, sob o lema “Crescer, a Fazer Crescer”, com o objetivo de contribuir para a promoção da produção nacional e para o fomento das relações empresariais entre os dois sectores. Veja o vídeo.
Para quem decide trocar o Brasil por Portugal, as promessas subliminares não são poucas. O imaginário de viver na Europa carrega consigo uma série de referências que chegam sedutoras além-mar. Da esperada qualidade de vida, presente, por exemplo, na segurança já há muito não vista em terras tupiniquins, à oportunidade de frequentar uma formação profissional de qualidade, a mudança de continente vem carregada de uma série de anseios a serem preenchidos. Conheça três casos de quem escolheu viver em Portugal, vindo do país irmão, e já tem muito para contar. Leia no REGIÃO DE LEIRIA em http://bit.ly/2REyAz7.
O município da Nazaré visitou Toronto para o aniversário do Rancho da Nazaré de Mississauga e homenagear cinco nazarenos, pelo contributo para o desenvolvimento da comunidade local e divulgação das suas raízes culturais no país. Amadeu Caria Vaz, responsável pela criação da Rádio Records e Rádio Clube Português; António Sousa, fundador do Rancho da Nazaré de Mississauga (o mais antigo da diáspora portuguesa) e do First Portuguese Canadian Club; Charles Sousa, comendador e ex-ministro das Finanças de Ontário; José Maria Eustáquio, organizador da Parada da Semana de Portugal; e José Mafra, presidente do Rancho Folclórico da Nazaré de Mississauga nos últimos 30 anos, foram os galardoados.
A capital portuguesa é o epicentro da tecnologia e da inovação entre hoje e dia 8 de novembro. Pelo terceiro ano consecutivo a Web Summit — a maior conferência de tecnologia e inovação da Europa — tem lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Centenas de empreendedores, investidores, empresários e entusiastas vão debater o presente e o futuro da tecnologia. O evento foi fundado em 2016 pelo holandês Paddy Cosgrave e vai fixar-se em Lisboa nos próximos 10 anos. A par das conferências, a Night Summit, o Sunset SUMMIT e o Surf Summit são três dos eventos que se assumem como uma extensão deste encontro tecnológico. Conheça tudo sobre o evento em https://websummit.com/
Não aprecio passas, nem brindeiras doces. Nunca andei nas ruas a pedir o bolinho, nem andei de saco na mão a tocar às campainhas e portas da terra. Não era tradição aqui na aldeia. Agora já são muitos os miúdos que o fazem, muitos inspirados numa tradição importada doa EUA. O tempo converteu-me... este ano agarrei-me à massa e adaptei os ingredientes aos meus gostos. Fiz troca de bolinhos com a família, cada um com a sua receita. Este foi o meu Dia do Bolinho.