O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
São Paulo deve estar contente. Do alto de sua santidade pode ver a festa que os devotos organizaram em nome dele na terra de Amor, este fim de semana. Música, boa comida e amigos fizeram do espaço em frente à igreja paroquial uma celebração bonita, resultado de muita união. A regra é clara: os amorenses de 30 e 40 anos são responsáveis pela angariação de dinheiro para a obra divina. Mas eles não estão sós. Amigos, familiares e namorado(a)s juntam-se no compromisso de ajudar a causa. O resultado? Quatro dias de festa em clima familiar e de muita parceria.
Hoje fui fazer uma caminhada à beira do mar e levei um pequeno saco para apanhar o lixo que fosse encontrando. Numa caminhada de aproximadamente 45 minutos apanhei o que veem na fotografia, mais alguns vidros dentro do plástico da direita que é meu. Depois penso que este já não vai andar por aí a poluir.
Há cinco anos que lutamos pela manutenção destas árvores. Mas infelizmente vamos perder esta luta. A mesquinhez de uns e a falta de intervenção de quem tem que cuidar levaram a que algumas destas árvores ficassem doentes. Agora, acabamos por vê-las serem abatidas porque nada se fez. Mas pior, nada vemos fazer para salvar as restantes. A Câmara Municipal de Leiria não foi capaz neste espaço de tempo, apesar das propostas e soluções que pusemos em cima da mesa, de colocar o interesse público acima do interesse privado. Um interesse desinformado e desinteressado no bem comum. Hoje dia 17.08 caem mais 6 árvores. Quando não as queimamos cortamo-las! Que sociedade esta.
A reverência polémica da participação de Marie Le Pen na Web Summit veio obrigar a debater e invocar conceitos das ciências políticas nas conversas corriqueiras. Mas será de conhecimento comum o que significa ser fascista. Aqui fica uma explicação no Blogue A Busca pela Sabedoria: http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2017/02/como-identificar-o-fascismo.html?m=0
As melhores férias de toda a minha vida, com o encontro do dia da juventude da associação Cap Magellan.
Vermos a Boca do Inferno, que maravilhoso 😍
Situado no cimo do Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras, encontramos o Santuário da Virgem Mártir Santa Quitéria, uma das 9 irmãs que nasceram do mesmo parto e que foram renegadas. Vale a pena visitar o Santuário pela história, pelas imagens das Santas e pelo espaço envolvente. Do Alto de Santa Quitéria podemos ainda deslumbrarmo-nos com a imensidão das paisagens sobre o Grande Minho. Recomendo uma visita demorada.
Há 3 meses surgiu-me uma ideia. Os jogos de Tabuleiro modernos têm componentes que pretendem dar enquadramento e significado às mecânicas de jogo e simulação que aplicam. Alguns desses componentes são fantásticos e por si próprios criações bem especiais. Assim surgiu a ideia de fazer uma fotografia de diorama diária na minha conta do Instagram alusiva a uma efeméride ou outro dia simbólico. Já lá vão 3 meses sem parar e mais de 100 fotografias. Podem ver as fotografias aqui: https://www.instagram.com/micaelssousa
Vale a pena visitar o Mosteiro de Pombeiro. Está classificado como Monumento Nacional e situa-se no concelho de Felgueiras. É um mosteiro com uma arquitetura românica de grande beleza e histórico. Integrado na Rota do Românico, este Mosteiro, em 1834, com extinção das ordens religiosas, foi pilhado e alienado tendo uma parte significativa das suas pedras e silhares sido aproveitada para outras obras da região. Mesmo assim uma parte significativa do Mosteiro encontra-se intacta pelo que recomendo uma visita.
O Ciclista Espanhol Raúl Alarcón da equipa W52/ FC Porto, conquistou hoje pela segunda vez consecutiva, a Volta a Portugal de 2018, havia ganho tambem em 2017. Na 10a e última Etapa, um contra-relógio de 17 quilómetros, em Fafe, foi terceiro, tendo sido ganho pelo espanhol Vicente García de Mateos da equipa Aviludo / Louletano. Alarcón terminou os 1.598 quilómetros em 41:15.32 horas menos 1.03 do que Brandão e 1.14 do que De Mateos, que repete o terceiro lugar de 2017. Em termos coletivos a equipa vencedora tambem foi a W52 / FC Porto que ficou a frente do Sporting / Tavira. Viveu-se este domingo em Fafe uma tarde intensa de ciclismo no final da 80ª Volta a Portugal Santander.
Uns chegam pela primeira vez a Portugal, outros dizem adeus a uma semana de férias ou até já, que é como quem diz "até para o ano", a familiares e amigos. É no aeroporto que a palavra "saudade" ganha o verdadeiro sentido. Saudades das férias que acabaram, saudades dos que deixamos para trás, saudades do nosso país.
No passado domingo, a avenida principal da praia do Pedrógão, virou sambódromo. Desfilaram escolas de samba, que além da música, trouxeram muita cor e alegria. O evento faz parte de um programa organizado pela Câmara Municipal de Leiria, que pretende com esta e outras iniciativas, durante a época balnear, atrair mais visitantes a esta praia do concelho de Leiria.
Os piqueniques estão a cair em desuso, mas ainda há quem resista, e pegue na lancheira, apetrechada de tudo o que se lembra para comer, e monte a "tenda" neste parque, que tem os grelhadores, o forno a lenha e várias mesas com os respectivos bancos corridos, para que não falte a comodidade para os teenagers que não são muito dados a estas coisas (tivesse o parque wi-fi e já seria perfeito para eles). Mas os "velhos" de mais de 35 anos gostam destas coisas, e recordam a meninice assim. Junta-se malta amiga, família, sejam eles muitos ou poucos, e resistem às investidas dos insectos que tentam roubar a tua comida (felizmente não muito frequente).
De passagem pela Bajouca parei para tomar café no bar da festa. Por coincidência estavam pessoas da organização e uma delas informou-me que esta festa tem sempre muita gente disposta a ajudar para muita gente que consome. Basta ver que para o prato principal do restaurante - com 400 lugares sentados - são preparados à volta de 2.000 kg de borrego. De referir também que na parte ligada à cozinha havia placas identificativas para cada caso (curioso). Talvez por isso, esta terra tenha uma associação cujo nome seja "Grupo Alegre e Unido da Bajouca".
Este sábado correu-se a 8a etapa da Volta a Portugal. O percurso foi Felgueiras - Mondim de Basto, tendo terminado a volta no Alto da Senhora da Graça, numa distância de 155 quilômetros. Foi uma das etapas mais difíceis da Volta e foi ganha pelo ciclista Raúl Alarcon, corredor espanhol da Equipa W52 / F.C.Porto com um tempo de 4h22. Este corredor que já envergava a camisola amarela alargou a sua vantagem. Parte para a última etapa em primeiro lugar com 1 minuto de vantagem sobre o 2º classificado Jonny Brandão da equipa Sporting / Tavira. A 10° e última etapa é um contra-relógio em Fafe. Está tudo em aberto para definir quem ganha a volta a Portugal em bicicleta.
Um grupo de médicos motards, fãs das míticas motas Harley-Davidson, organizou um passeio entre o Porto e o Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras. Cerca de 25 motards, numa organização informal, periodicamente fazem um passeio cultural, tendo neste dia visitado o histórico Mosteiro de Pombeiro que faz parte do Roteiro da Rota do Românico e classificado como Monumento Nacional.
Fafa é considerada a "Sala de visitas do Minho". Fafe possui paisagens maravilhosas e paradisíacas, uma famosa gastronomia, tal como a famosa vitela assada no forno e os doces regionais. A cidade tem uma grande preocupacão em valorizar a paisagem, em todos os recantos podemos ver os jardins e canteiros floridos. Fafe merece uma demorada visita, seja ao lindíssimo Jardim do Calvário, aonde se avista a deslumbrante Serra da Lameira, a arte da Igreja Matriz, o Miradouro de Santo Ovídio, os Palacetes, o Museu Hidroelétrico ou o Museu do automóvel, sem faltar o monumento à "Justiça de Fafe". De beleza encantadora e simpatia das suas gentes, Fafe é mesmo a "Sala de visitas do Minho".
Já ao longe e ainda na auto-estrada era possível ver o fumo negro que manchou o céu azul próximo a Aveiro esta sexta-feira. Não deu para saber a fundo a causa originária, mas não é difícil de imaginar que o mesmo fogo que varreu o Sul do país na última semana dê sinais tristes também ao Norte.