O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
O projecto LUCAS, do Lions Clube International, visa a angariação de fundos para a investigação da oncologia pediátrica em Portugal - Juntos no Combate ao Cancro Pediátrico. O Lions Clube de Leiria organizou um rally paper na cidade de Leiria, no domingo, dia 11, que juntou quase cem pessoas em volta desta causa, tendo angariado 500 euros com a iniciativa. A chamada de atenção para os problemas ambientais nomeadamente do lixo produzido e, muitas vezes, deitado fora pelas ruas da cidade, foi o mote do itinerário escolhido. Pela primeira vez foi adoptado o road book electrónico. A Nossa Senhora do Monte e as Grutas da Moeda fizeram parte do passeio. Um sucesso.
Para quem decide trocar o Brasil por Portugal, as promessas subliminares não são poucas. O imaginário de viver na Europa carrega consigo uma série de referências que chegam sedutoras além-mar. Da esperada qualidade de vida, presente, por exemplo, na segurança já há muito não vista em terras tupiniquins, à oportunidade de frequentar uma formação profissional de qualidade, a mudança de continente vem carregada de uma série de anseios a serem preenchidos. Conheça três casos de quem escolheu viver em Portugal, vindo do país irmão, e já tem muito para contar. Leia no REGIÃO DE LEIRIA em http://bit.ly/2REyAz7.
A capital portuguesa é o epicentro da tecnologia e da inovação entre hoje e dia 8 de novembro. Pelo terceiro ano consecutivo a Web Summit — a maior conferência de tecnologia e inovação da Europa — tem lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Centenas de empreendedores, investidores, empresários e entusiastas vão debater o presente e o futuro da tecnologia. O evento foi fundado em 2016 pelo holandês Paddy Cosgrave e vai fixar-se em Lisboa nos próximos 10 anos. A par das conferências, a Night Summit, o Sunset SUMMIT e o Surf Summit são três dos eventos que se assumem como uma extensão deste encontro tecnológico. Conheça tudo sobre o evento em https://websummit.com/
Não aprecio passas, nem brindeiras doces. Nunca andei nas ruas a pedir o bolinho, nem andei de saco na mão a tocar às campainhas e portas da terra. Não era tradição aqui na aldeia. Agora já são muitos os miúdos que o fazem, muitos inspirados numa tradição importada doa EUA. O tempo converteu-me... este ano agarrei-me à massa e adaptei os ingredientes aos meus gostos. Fiz troca de bolinhos com a família, cada um com a sua receita. Este foi o meu Dia do Bolinho.
Aconteceu o grande incêndio em 15 de outubro de 2017 e agora o furacão Leslie no dia 13 de outubro de 2018. Foi mau demais para uma região que não está habituada a intempéries. Desta vez fiz um vídeo de parte do percurso desta estrada 109-9 para dar uma ideia de como está o que a ladeia. Quem a conhece, e já há um ano que não a frequenta, ficará decerto muito dececionado. Começa-se numa zona verde, que seria igual em todo o percurso, mas depois aparecem árvores partidas, tombadas e depois a zona abrangida pelo fogo ... https://www.youtube.com/watch?v=zq_Hh1jwHms&t=9s
Realizou-se este fim de semana em Lisboa o EcoMarket da Origanii. Uma mostra dedicada a produtos e empresas com cariz ecológico. Desde os biológicos aos orgânicos, aos que reciclam materiais plásticos e outros. Também as comidas tiveram espaço de destaque com os produtos vegetarianos e vegans a mostrarem-se bastante originais e imaginativos. Soluções de mobilidade partilhada quer em carros eléctricos quer em trotinetes também estiveram presentes. Algumas empresas de Leiria marcaram presença nomeadamente a Maria Descalça com as suas malas feitas de plástico. Mais uma forma de reciclagem.
No dia 28 de outubro a 29ª Comissão de Alunos da Escola Secundária Domingos Sequeira (ESDS), antiga EICL, promoveu uma caminhada para angariar fundos para o próximo encontro anual que se realizará no dia 6 de abril de 2019, no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria. Esta caminhada, que envolveu muitas dezenas de participantes, começou com um aquecimento orientado pelo PHIVE no interior da ESDS. Teve a particularidade do seu itinerário englobar o centro histórico de Leiria, o Seminário de Leiria e a Vila Portela, local cujo interior muitos ainda não conheciam. Por estas novidades e pelo convívio que se gerou, esta caminhada constituiu uma experiência muito agradável para todos.
No dia 20 de outubro, realizou-se mais uma noite de fados promovida pelo Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes. Contou com o apoio da Deolinda Bernardo e o seu grupo de fadistas e guitarristas que atuaram gratuitamente para encanto dos Combatentes e familiares. Em virtude de serem quase duas centenas de participantes, o NLLC precisou de um espaço grande o qual foi gentilmente cedido pelo RA4. A Iolanda Garcia, antes de cantar, fez uma dedicatória ao Sr. João Teixeira, ex-Secretário da Assembleia Geral e sócio dedicado da Liga dos Combatentes que faleceu o ano passado. No final, o Maior Marto Silva, presidente do Núcleo, entregou lembranças aos artistas como forma de reconhecimento
A World Surf League trouxe mais uma vez uma etapa do circuito mundial de surf à praia de Supertubos em Peniche. As ondas dos primeiros dias não desiludiram e hoje sábado espera-se pela realização dos "heats" finais. A entrada da praia está cheia de merchandising que acompanha o "circo do surf" por esse mundo fora e há espaço também para algumas acções locais com impacto global. Ou pelo menos assim se espera. São vários os apelos para a não deposição de lixos e acções de sensibilização para o impacto deste na mãe natureza, esse espaço lindo onde vivemos. Que bom seria se mais eventos desta dimensão passassem estas mensagens.
Nos dias 13 e 14 de outubro (sábado e domingo), o Mercado de Sant’Ana recebeu a Aldeia da Alimentação Saudável, uma iniciativa organizada em parceria pelo Município de Leiria e o Hospital D. Manuel de Aguiar. Esta edição da Aldeia da Alimentação Saudável, contou com muitas e variadas iniciativas destinadas a todos, tendo sido criado um espaço para os mais pequenos, repleto de atividades didáticas e bem divertidas. Foi também apresentada uma App inovadora para promover comportamentos saudáveis em meio escolar (TeenPower) desenvolvida por um consórcio entre a câmara municipal de Leiria, e os institutos politécnicos de Leiria, Castelo Branco e Santarém.
De quando em vez lá vem a Natureza avisar-nos de que não somos nada perante a sua imponência. Os destroços deixados pelo furacão Leslie, na madrugada de 13 para 14 de outubro, nas zonas costeiras de Portugal, são prova disso mesmo. Os distritos de Leiria e Coimbra foram dos mais afetados e os inúmeros estragos (telhados derrubados, pinheiros caídos na estradas e vasos partidos, entre outros) deixaram pessoas desalojadas e feridas. Foram as intempéries da Natureza a avisar-nos que nada podemos quando as condições atmosféricas adversas, provocadas por ventos fortes, não o permitem. A fotografia mostra a caruma espalhada pela estrada, vestígio da passagem do Leslie por terras do Marquês.
Uma manifestação contra a construção de um Centro Integrado de Valorização de Resíduos em Canto das Rosas, Sampaio (Coimbra) vai ter lugar no domingo, 7 de outubro, pelas 15 horas. Em causa está o desagrado da população em relação à construção de mais uma fonte de poluição mau cheiro, e os insectos que trará um impacto negativo à qualidade de vida das pessoas que habitam em 10 aldeias dos distritos de Coimbra e de Leiria. Pretende-se que o Centro Integrado de Valorização de Resíduos se localize numa antiga suinicultura que, já no passado, foi alvo de vários protestos. Contra a construção do edifício estão a ser recolhidas assinaturas num abaixo-assinado que já conta com mais de 1000 signatários.
O Showroom Marquesa de Valbom, de Leiria, apresenta na Lisboa Design Show, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, até 7 de outubro, uma seleção de marcas que se destaca pela exuberância e estilos únicos. Inclui duas marcas de origem portuguesa: a Spicy Pink, da criadora portuguesa/parisiense Kristine Kosta (Leiria) e a Jael Curiel, da portuguesa/luxemburguesa Jael Redinha, criadoras absolutamente inspiradoras e inovadoras. O leque de marcas de renome internacional tem origem de Londres a Istambul. A empresa sediou-se na cidade de Leiria com considerável investimento há mais de um ano com actividade no mercado nacional. O projecto da empresa aposta agora na consultoria à internacionalização de marcas portuguesas para vários mercados da Europa, Ásia e África.
Quando se fala em jogos de tabuleiro modernos surgem dúvidas. A designação moderna tem como objetivo distinguir de outros tipos de jogos de tabuleiro, nomeadamente os mais conhecidos e reputados como o Xadrez. Veja aqui as diferenças e proximidades: https://youtu.be/8jHIkUr_aR4
Os boardgamers de Leiria, hoje um projeto da associação Asteriscos, realizou na passada sexta-feira o seu 200.° encontro semanal de jogos de tabuleiro modernos, em Leiria. Desde 2014, este grupo de pessoas, apaixonados por jogos de tabuleiro modernos, novos produtos de autor fruto de inovação que estão a mudar os hábitos lúdicos, tem trazido a Leiria está tendência internacional. Todas as sextas-feiras à noite, há eventos para um público mais especialista mas onde os novatos são bem-vindos. Famílias e crianças têm então um espaço dedicado no primeiro sábado à tarde de cada mês.
Desde pequeno que a paixão pelos carros sempre esteve presente na minha vida. Não porque tivesse alguém na família que me tivesse colocado o bichinho. Foi apenas natural. São eventos como o “Leiria Sobre Rodas” que me fazem palpitar o coração, podendo sentir o barulho estridente dos carros cheios de potência, o cheiro a pneus queimado e gasolina no ar e, por fim, ter a possibilidade de ver super-carros de sonho em exposição. A repetir, sem dúvida!
A qualidade de vida, a segurança, a facilidade de adaptação e o clima são algumas das categorias que deixam Portugal no sexto lugar dos melhores países para viver. A análise é feita pelo estudo Expat Insider 2018, elaborado anualmente pela InterNations, através das respostas de 18.135 emigrantes, isto é, cidadãos que nasceram num país, mas que vivem noutro por razões profissionais ou pessoais. Portugal está em 6º lugar entre 68 países. Melhor do que Portugal, só Bahrein (1º), Taiwan (2º), Equador (3º), México (4º) e Singapura (5º). A lista dos 10 melhores países é completada por Costa Rica (7º), Espanha (8º), Colômbia (9º) e República Checa (10º). (www.internations.org)
Agora que se começa a falar dos problemas gerados pelas gaivotas, vemos como nesta praia elas são espertas e desinibidas. No mar ou em terra, são centenas e atentas ao movimento dos pescadores. Esperam pela oportunidade de que um deles vá com uma caixa de desperdício de peixe e a despeje à beira-mar. O resultado é a loucura que se vê no vídeo em anexo. De referir que estas gaivotas não são desta praia, vêm provavelmente da Figueira da Foz que dista aproximadamente 30 km.