O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Os professores da Escola EB1,2,3 Dr. Correia Mateus vão visitar, no dia 31 de janeiro de 2023, a ilha de São Miguel no arquipélago dos Açores com os seus respetivos alunos. Partem às 4 da manhã e regressam dia 3 de fevereiro, a partir das 9 horas da noite.
Ontem, dia 12 de janeiro, um grupo de professores juntou-se para protestar em frente à escola Dr. Correia Mateus, em Leiria. Usaram cartazes, tambores e apitos para chamar a atenção sobre as suas reivindicações. Assim os docentes exigem respeito pelo seu trabalho, querem que seja reposto todo o tempo de serviço, não querem o bloqueio do quarto e sétimo escalões, nem que a educação seja municipalizada. No dia 14 será realizada uma grande manifestação de professores em Lisboa. Contamos com todos para apoiar esta luta!
Dia 13 de janeiro uma jornalista do jornal Região de Leiria veio à escola EB1,2,3 Dr. Correia Mateus. Esta atividade teve o propósito de ensinar aos alunos os cuidados a ter com as fake news na internet e a rapidez com que estas se propagam. No final da sessão os alunos ficaram empolgados pois criaram a sua própria notícia.
Leiria vai contar com uma nova clínica. A CUF pretende abrir no ano de 2023, sendo previsto um futuro hospital com o mesmo nome em 2025. Prevê-se a criação de 300 postos de trabalho, assim que estejam concluídas as obras. A CUF pretende expandir e consolidar a sua rede nacional de cuidados de saúde na área de Leiria.
No dia 31, de janeiro de 2023, os alunos do 7°ano da escola EB 1,2,3 D.R. Correia Mateus irão visitar a ilha de São Miguel nos Açores. Está viagem irá decorrer entre os dias 31 de janeiro e o dia 3 de fevereiro. Os alunos farão esta viagem para conhecer melhor a respectiva ilha.
Os professores do agrupamento de escolas Dr. Correia Mateus fizeram um protesto à entrada da escola sobre a progressão na carreira docente para desbloquear o 5°e 7° escalão, para acabar as quotas. Os professores não querem a municipalização do ensino e não querem que seja o diretor da escola a escolher e colocar os professores na escola. Além disso querem também que seja contado todo o tempo de serviço nomeadamente seis anos.
Na quinta feira passada, dia 12 de janeiro de 2023, os docentes e não docentes da escola EB 1,2,3, Dr. Correia Mateus organizaram um protesto a favor da greve e dos seus direitos. Esta manifestação foi realizada com cartazes, tambores e muita animação. Os alunos aproveitaram e juntaram-se aos professores e auxiliares.
Várias filarmónicas da região de Leiria fizeram um desfile em homenagem à Ucrânia. Os músicos começaram a tocar em frente à Câmara Municipal e percorreram várias ruas da cidade.
No dia 30 de novembro, no centro de Leiria as luzes de natal acenderam pela primeira vez em um ano.
Na passada quarta-feira, dia 30 de novembro, pelas 21:30h da noite, as tão esperadas Luzes de Natal foram acesas no centro de Leiria. Centenas de pessoas foram assistir ao fogo de artifício. O Natal chegou a Leiria!
Em maio de 2022, no decorrer do ano letivo de 2021/22, um grupo de alunos do 10.º ano da Escola Básica e Secundária Henrique Sommer fez parte do projeto "UBUNTU". Esta iniciativa cujo lema é "Eu sou porque tu És", teve como objetivo dinamizar várias atividades ao nível da cooperação, auto e heteroconhecimento, bem como ao nível do desenvolvimento pessoal. "UBUNTU" teve a duração de uma semana (no decorrer das atividades letivas), nas instalações dos bombeiros voluntários da Maceira. Em conjunto com este grupo de alunos do secundário, fizeram também parte um grupo de docentes da escola. Atualmente, este projeto tem continuidade em prol da comunidade, atuando em vários projetos voluntários.
Hoje, dia 3 de novembro, decorreu durante a manhã e um período da tarde a campanha Pirilampo Mágico 2022 na escola Básica e Secundária Henrique Sommer. Esta campanha tem como objetivo recolher fundos para a associações como a Cercilei, que estão ao serviço de pessoas com deficiência intelectual e decorre desde 1987, pelo menos, uma vez por ano.
Neste Sábado, 5 de novembro, às 21h00 no Teatro José Lúcio da Silva irá ocorrer a abertura solene do ano letivo 2022/2023 do Conservatório de Artes Orfeão de Leiria com a participação dos respetivos alunos de música e de dança.
Na quinta-feira, 6 de outubro, no centro de Maceira, junto ao agrupamento de escolas Henrique Sommer, um incêndio gerou pânico entre os alunos e habitantes locais. O alerta foi dado devido ao aparecimento de uma nuvem negra desconhecida, que posteriormente foi identificada como resultado da destruição de dois dos três armazéns de plástico da empresa Tecfil. Rapidamente as autoridades locais agiram e controlaram as chamas, acalmando a população.
A Associação Pro-Futuro da Escola Moita da Roda e Conqueiros, promoveu um dia aberto, para dar a conhecer a Escola aos pais dos alunos que queiram integrar esta escola no próximo ano lectivo. Foi um encontro de pais e filhos onde foram trocadas experiências e onde estive em exposição as profissões tradicionais, como o carpinteiro, o resineiro, a costureira e o apicultor. Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir à tosquia de uma ovelha. Parabéns pela iniciativa e que traga mais alunos à escola da Moita da Roda.
Na Assembleia realizada no mês passado no Parlamento, ficou estipulada a alteração dos exames finais para provas de aferição, ambas em Português e Matemática.
Foram mais de 100 os Gandarenses que se reuniram num jantar no dia 30 de abril, permitindo o reencontro de alguns amigos que não se viam há dezenas de anos. Tendo em comum o facto de residirem ou terem residido na Gândara dos Olivais, este grupo, só de homens, envolveu pelo menos três gerações. O encontro permitiu reavivar memórias de infância e reestabelecer contatos num convívio muito agradável que se repetirá no próximo ano.
É normal ver agentes da autoridade (PSP) patrulhando a Av.M.de Pombal, rua abaixo rua acima com o caderninho debaixo do braço e distribuindo multas a quem eventualmente não recorreu à máquina para efetuar o devido pagamento... até concordo com tal atitude. Acontece que na babilónica Rua de Sá Miranda, que dista talvez um 50 mts da M.Pombal existem "n" viaturas permanentemente em transgressão pondo em perigo quem transita por essa via. Porquê a razão dessa rua não ser controlada como a vizinha Marquês de Pombal?