O conteúdo da secção Repórter do Mundo é produzido pelos leitores e aqui publicado após leitura e aprovação pela redação do REGIÃO DE LEIRIA.
Descarrega a nossa app aqui e procura a funcionalidade Repórter no Mundo e envia-nos as tuas histórias.
Aconteceu este domingo na cidade de Leiria um dos eventos de corrida de obstáculos mais espetacular o "Leiria Police Challenge". Foram centenas de praticantes que ao longo de 8 quilómetros ultrapassaram cerca de 30 obstáculos entre os quais lama, correr dentro da água do Rio Lis e tiro ao alvo. Foi uma aventura com muita diversão à mistura.
Carlos Vieira inscreveu o seu nome pela quarta vez no livro do Guinness World Records. No dia 10 de junho, pedalou durante mais de 8h (non-stop) a sua bicicleta com apenas uma mão. Este evento realizou-se no Complexo Desportivo dos Pousos e estiveram presentes atletas de várias partes do mundo. Este quarto recorde do Guinness fará certamente de Carlos Vieira um dos portugueses que mais recordes bateram ao longo das suas vidas.
De passagem pela pista de pesca de Monte Real, Leiria, verifiquei que estava a decorrer um concurso de pesca no rio Lis, ainda que não estivesse a correr muito bem para os participantes. Ao mesmo tempo, passava na outra margem um grupo que estava a participar numa caminhada organizada pela câmara de Leiria e pelo NEL-Pédatleta.
Partida de Leiria de Carlos Vieira, na sua nova aventura: Ligação entre as Cidades Germinadas, Leiria - Olivença (Espanha) - Quint Fonserves (França). Passagem pelo Santuário de Fátima e Santuário de Lourdes. De 17 a 28 de Junho. "Pedalar pela Paz" Com Carlos Vieira. Vamos apoiar está causa.
Uma corrida de 8 km e 30 obstáculos desafiaram, este domingo de manhã, os participantes do Leiria Police Challenge. Força, coordenação e espírito de equipa foram fatores decisivos para completar um percurso com obstáculos de grande complexidade técnica, alguns dentro do rio Lis. As imagens são do colaborador do REGIÃO DE LEIRIA, Fernando Rodrigues.
A ACDR Várzeas, freguesia Souto da Carpalhosa e Ortigosa, organizou este domingo o seu 10° passeio de ciclomotores, "Os Amigos da Reca". Cerca de 300 motards percorreram a região na suas relíquias, muitas delas restauradas. Foi um dia de muito divertimento e muita alegria.
O centro da cidade de Leiria foi invadido por centenas de crianças e jovens, do primeiro ao sétimo ano da catequese, acompanhados pelos pais, no âmbito da Festa da Fé da diocese de Leiria-Fátima. Amanhã a festa contínua.
Promover a troca de informação, conhecimento e melhoria dos cuidados de saúde primários é o objetivo das I Jornadas Médicas de Leiria - MEDLEI, hoje e amanhã, dia 16, na Escola Superior de Saúde (ESSLei), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). Numa organização conjunta do Agrupamentos de Centro de Saúde do Pinhal Litoral (ACeS- PL), ESSLei, IPLeiria e médicos internos de formação específica em Medicina Geral e Familiar (MGF) e em Saúde Pública. Informações em https://medlei.wixsite.com/medlei2018/programacao
Congresso internacional com a presença de altas individualidades a nível nacional e internacional do empreendedorismo nos Politécnicos
Educação para o empreendedorismo.
O Congresso internacional de Poli Empreendedorismo - Poli Entrepreneurship Innovation Network está a decorrer hoje no Politécnico de Leiria. O congresso internacional de acesso livre aborda vários temas relacionados com o empreendedorismo e apresenta experiências e boas práticas internacionais.Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Edifício D, Campus 2, no Politécnico de Leiria.
Carlos Vieira, o Bombeiro Ciclista de Leiria e o desportista de Leiria com mais recordes do Guiness Book, e já la vão quatro, o último este fim de seman. Em 2018 foi recorde do Mundo ao pedalar 8 horas guiando apenas com uma mão. Em 2014 foi recorde mundial ao pedalar 15h14m sobre rolos em cima de um carro de bombeiros, em Leiria. Em 1990 foi recorde do mundo de resistência em bicicleta também sobre rolos, nos EUA. O primeiro foi em 1983, com o recorde do mundo de resistência em bicicleta, 191 horas non stop, no antigo estádio de Leiria. Grande recordista, grande homem. Quem reconhece, pode colocar "Gosto".
O primeiro campeonato nacional do jogo mul ti pli está a acontecer em Leiria. A final decorre no dia de hoje e envolve 133 crianças de todo o país, que estão a jogar o mul ti pli e a aprender a tabuada, de forma divertida. A prova é dirigida aos estudantes do 3º, 4º, 5º e 6º ano de escolaridade e é organizada pelo Politécnico de Leiria e a alfii!, uma marca portuguesa de jogos lúdico-didáticos de autor.
No dia 2 de junho, assinalou-se o Dia da Criança, na comunidade de Souto da Carpalhosa e Ortigosa. A junta de freguesia teve uma excelente ideia que foi fazer um encontro de crianças e pais. As associações da freguesia foram convidadas a partilhar as suas actividades.
Há muito que se fala da abertura da Base de Monte Real à aviação civil. Há quem concorde e quem seja contra. Na próxima segunda feira, dia 18 de junho, a Câmara de Leiria realiza um fórum para discutir o tema, com vários convidados. No Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, às 21 horas. A entrada é livre.
A propósito da "fuga de cérebros", Maria Francisca Gama, cronista do REGIÃO DE LEIRIA, põe o dedo na ferida: "Então, as nossas escolas formam génios, e depois é o resto do Mundo que os aproveita, no sentido não pejorativo da palavra? Porque é que esses alunos, que se destacaram pelo seu aproveitamento académico, não ficaram em Portugal, e estão, neste momento, no mercado de trabalho de países como a Alemanha, como os Estados Unidos da América, ou como o Brasil? O que é que nos falta para agarrarmos aqueles que podem levar o nosso país a outro nível de industrialização, de cultura, de desenvolvimento?" Leia a crónica em https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/a-fuga-de-cerebros.
“Uma mensagem realista, mas ao mesmo tempo otimista”. Será este o tom dos discursos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Isso mesmo adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA, quando a 16 de maio se deslocou à cidade para presidir à cerimónia do Dia Nacional dos Cientistas. Este ano, as comemorações do 10 de Junho repartem-se por Ponta Delgada, nos Açores, e por Boston e Providence, nos Estados Unidos da América.
Retirar da invisibilidade os filhos de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, criar pontes e facilitar o acolhimento, se quiserem regressar a Portugal, são três objetivos do Observatório dos Lusodescendentes. Em entrevista ao REGIÃO DE LEIRIA Emmanuelle Afonso, presidente da associação, assume que há muito trabalho a fazer junto deste público. Leia a entrevista aqui: https://www.regiaodeleiria.pt/2018/06/fala-se-dos-emigrantes